Sabe qual é a importância de aplicar flúor nos dentes? Nós te contamos!

Para um sorriso saudável, a aplicação de flúor é uma necessidade. Entenda melhor!

 

Ir com frequência a um consultório odontológico faz com que a gente conheça o flúor e seu gosto característico, não é? Apesar de seu uso ser bem comum, muitos desconhecem como suas propriedades são básicas para a saúde bucal, sem falar nas vantagens de realizar uma aplicação de flúor com regularidade. 

São cuidados superimportantes para prevenir o surgimento de cáries em adultos e crianças, além de tornar a superfície externa dos dentes mais resistente, evitando, por exemplo, o dano ao esmalte.

Então, se você quer saber mais sobre a importância do flúor para os dentes, continue a leitura e confira as nossas dicas!

Qual é a função do flúor em nossos dentes?

O flúor é um mineral natural que pode ser usado para prevenir cáries em crianças e adultos. Esse fato é possível por conta de suas propriedades que tornam a superfície externa dos dentes mais resistentes ao desgaste, seja causado por bactérias ou substâncias ácidas presentes na saliva e nos alimentos.

Na prática, funciona assim: nossa saliva contém ácidos que trabalham na desmineralização dos dentes, tornando-os mais sensíveis e fracos (isso pode contribuir para surgimento de cáries e até do amarelado do dente, conforme envelhecemos). Com a aplicação de flúor, os dentes são remineralizados, ficando mais fortes.

Assim, para ter seus benefícios potencializados, o flúor é adicionado a alguns elementos do nosso dia a dia, como água encanada, cremes dentais e enxaguantes bucais. Ele também é usado em aplicações tópicas — nesse caso, feitas diretamente por dentistas em seus consultórios, ok?

Como manter o flúor nos dentes?

aplicação de flúor

A boa notícia é que você pode manter o flúor nos dentes com cuidados cotidianos. Entre eles, optar por produtos de higiene que contenham a substância em sua composição, e também por meio de alimentos que dispõem desse elemento, como a água com flúor — cuidado de saúde pública que existe desde 1945.

Veja as dicas:

  • sempre escove os dentes após as refeições com uma escova macia e use um creme dental com flúor;
  • espere cerca de 20 minutos após as refeições para fazer a higiene dental — antes disso, o grau de acidez aumenta;
  • escolha um enxaguante bucal para usar após as escovações que também contenha flúor;
  • se você tem condições especiais, como cáries recorrentes, aftas ou grande sensibilidade dentária, redobre o cuidado e realize bochechos regulares, principalmente, antes de dormir;
  • tome bastante água diariamente — esteja sempre com uma garrafinha por perto;
  • faça visitas ao dentista com frequência. Ele é o profissional que vai ajudar você a identificar uma maior ou menor necessidade de aplicação de flúor.

Há contraindicações para a aplicação de flúor?

O uso do flúor por meio de aplicação é contraindicado para crianças com menos de três anos por conta do perigo de ingestão desse componente.

E tem mais: o uso e consumo excessivo contribui com o aumento do risco de fraturas e causa o enrijecimento das articulações, além de ser o principal causador da fluorose. Esse problema leva à produção de manchas nos dentes. 

Por conta disso, os produtos com flúor não devem ser ingeridos ou aplicados em excesso. Ou seja, para evitar tais situações, vale a pena buscar orientações de um profissional — desse jeito, você vai saber certinho qual é a sua demanda de flúor e o que é necessário para preservar sua saúde bucal.

Crianças podem usar pasta de dente com flúor?

A infância é um período em que a ingestão de açúcar tende a ter maior frequência do que na vida adulta. Isso impacta significativamente a saúde bucal das crianças e demanda mais atenção quanto ao uso de flúor para auxiliar na prevenção de vários tipos de cáries.

Até os três anos, a indicação é de que não sejam feitas aplicações de flúor nas clínicas, mas cremes dentais com esse componente são recomendados assim que ocorre a inserção de alimentos com açúcar na dieta do bebê — lembrando de sempre orientar o pequeno a cuspir a pasta, não engoli-la.

Quantidade adequada por faixa etária

Se a ingestão de açúcar começa antes dos dois anos, é essencial realizar escovação dos dentes do bebê, entre duas e três vezes ao dia, com uma quantidade aproximada de um grão de arroz. No intervalo dos dois aos seis anos, a porção de creme dental deve ser proporcional a uma ervilha e, a partir dos seis anos, pode ser uma medida do tamanho de um feijão.

A dica é sempre verificar os rótulos dos cremes dentais, bem como a classificação indicativa referente à faixa etária recomendada, ok? Isso é importante porque, além do ajuste correto da quantidade de creme, é preciso ter cuidado quanto à concentração.

Como recuperar o flúor dos dentes?

Ao longo da vida, é natural que possa existir perdas de flúor nos dentes, seja por questões de alimentação ou mesmo pelos maus hábitos de higiene bucal.

O lado bom é que o resgate pode ser feito com atitudes simples. A gente explica na sequência!

Cuidados na alimentação

Ter atenção à alimentação é fundamental para minimizar os danos no esmalte do dente. Entre os alimentos mais críticos, podemos citar comidas e bebidas ácidas, com muito açúcar ou amido, pois elas tendem a favorecer a perda de esmalte e agravar situações de cárie e sensibilidade. Por isso, vale consumi-los com equilíbrio e manter a escovação após as refeições.

Acompanhamento com dentistas qualificados

Mesmo que você cumpra à risca esses cuidados domésticos, é importante contar com o suporte e os recursos de um profissional capacitado para analisar sua boca.

Além da realização de procedimentos como a remineralização, um bom profissional vai recomendar os produtos adequados ao tratamento em casa e indicar qual é a maneira correta de fazer a higienização bucal.

Ele também analisa a saúde da gengiva, possíveis cáries e pode pedir radiografias para entender sua boca por completo!

Como escolher o melhor dentista?

Na hora de optar pela melhor alternativa para realizar seus tratamentos, avalie a qualidade do atendimento e os tipos de serviços oferecidos pela clínica. A Odontoclinic, por exemplo, conta com inúmeras alternativas de procedimentos, incluindo a aplicação de flúor, e realiza uma avaliação geral do paciente, entendendo suas necessidades por completo.

Em nossas clínicas, você encontra atendimento humanizado e especialistas variados, o que lhe traz muita segurança e conforto ao estar na cadeira do dentista.

Então, antes de iniciar qualquer processo, seja aplicação de flúor ou outros mais complexos, é básico consultar um dentista para avaliar sua situação e apontar um diagnóstico de suas necessidades e tratamentos odontológicos mais adequados. Essa é a garantia de um sorriso saudável por muitos anos.

Viu como é essencial contar com o acompanhamento periódico de um profissional? Agende agora mesmo uma avaliação com a gente para ver como está sua saúde bucal!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Hiperdontia, dentes supranumerários ou dentes extranumerários: saiba mais sobre quando nascem dentes extras na boca!
Manchas nos dentes pode ser hipoplasia de esmalte. Saiba mais sobre essa condição e aprenda o que fazer para prevenir!
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!