Lesão bucal: veja as causas mais comuns, sintomas e tratamentos

Muitas coisas podem causar uma lesão bucal, mas independentemente do motivo, uma coisa é certa: lesões na boca causam muito incômodo, além de causarem inseguranças estéticas. 

Por isso, vamos explicar o que são lesões bucais, quais são os tipos, principais sintomas e como cuidar. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é lesão bucal

Lesão bucal é qualquer alteração na região da boca, como feridas, inchaços ou manchas. As lesões bucais podem ocorrer nos lábios, na língua, nas bochechas, no tecido gengival ou em qualquer outro ponto da cavidade oral. 

Tipos de lesões na boca

Os tipos de lesões na boca são: superficial, profunda, séssil, pediculada, endofítica ou exofítica.

Mas calma, esses termos odontológicos tem explicação: séssil é quando a base da lesão é a parte mais larga dela. Pediculada é justamente quando a base é a parte mais estreita. Endofítica é quando a lesão está dentro dos tecidos e exofítica é quando a lesão está fora dos tecidos. 

Sintomas de lesão bucal 

Mais importante do que conhecer termos técnicos é saber identificar os sinais de lesões na boca. As lesões bucais podem surgir por diversas condições, como herpes labial, candidíase oral, traumas, entre outros. Os sintomas mais comuns de lesão bucal são:

  • feridas abertas;
  • manchas, que podem estar inchadas ou doendo;
  • irritação na boca e sensação de queimação;
  • hipersensibilidade;
  • inflamação nas gengivas;
  • dificuldade de mastigar;
  • dificuldade de engolir, falar ou executar outras funções orais. 

Outra dica para analisar os sintomas de ferida na boca é a duração. Se você tiver qualquer lesão que dura mais de uma semana, gera sintomas atípicos (febre, bolhas na pele, inflamação dos olhos) ou incomoda muito, agende uma consulta imediatamente

Tratamento para lesões bucais

Lesões na boca geralmente são tratadas com remédio, mas é muito importante entender qual é a recomendação específica, ou seja, se é preciso evitar o contato com as lesões ou não, se existem alimentos e hábitos que devem ser evitados etc. 

Na verdade, o tratamento varia de acordo com a causa das feridas. É necessário tratar a causa para que os sintomas, inclusive a lesão bucal, desapareçam. De qualquer forma, a seguir separamos algumas das intervenções comuns. 

Lesão bucal: tratamento com medicamentos 

Como não temos o conhecimento necessário para diagnosticar corretamente, é melhor procurar o especialista, perguntar direitinho como cuidar das lesões e quais medicamentos tomar. Os remédios mais comuns para lesões na boca são: 

  • pomadas e medicamentos orais antivirais;
  • pomadas e medicamentos orais anti inflamatórias:
  • géis de sulfato de zinco;
  • umidificadores orais via spray;
  • anestésicos etc.

Mesmo que você ache receitinhas caseiras, sabe o que é bom para curar ferida na boca? Seguir a recomendação médica. As lesões bucais podem ser manifestações de muitas condições, portanto, não se aventure no incerto. 

Lesão bucal: antisséptico tópico

O antisséptico tópico para lesão bucal serve para desinfecção e limpeza. Os medicamentos dessa classe comumente são líquidos e em spray. Geralmente, a composição combate bactérias e também alivia a dor.

Além do spray antisséptico, água oxigenada 10 volumes e água boricada também podem ser usados para desinfetar. Novamente, destacamos: depende do tipo de lesão, então, consulte o dentista! 

Lesão bucal: corticóide

O corticóide para lesão bucal serve para desinflamar a lesão, acelerando o processo de cicatrização. Esse medicamento pode ser encontrado em forma de comprimido, gel e enxaguante bucal, por exemplo.

A estomatite é uma condição que gera lesões bucais e pode ser tratada com corticóides. Vale ressaltar que o corticóide não pode ser usado continuamente e necessita prescrição médica. 

Lesão bucal: anestésico local

O anestésico local para lesão bucal é eficiente para diminuir a sensibilidade e amenizar a dor por um período de tempo. Geralmente, são pomadas anestésicas, como xilocaína e lidocaína. Esses medicamentos têm muitas contraindicações. Além disso, é recomendável usar o mínimo possível. 

Procure o dentista em caso de lesões bucais

Uma lesão bucal pode ser comum, causada até por traumas banais, como batidas, quedas, arranhões acidentais, beijos com mordidas etc. Entretanto, você deve observar de perto os sintomas e procurar o dentista em caso de maiores preocupações, combinado? 

Se você está tendo feridas por conta da sua boca rachar, confira nosso conteúdo sobre lábios ressecados e saiba o que fazer

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
O atestado odontológico é válido para abonar faltas? Quantos dias? E horas? Esclareça suas dúvidas nesse post!
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!