Entenda o que é bolha de sangue na boca, causas e tratamentos

Ter uma bolha de sangue na boca pode assustar a gente, afinal, é sangue em uma área bem sensível. Mas será que é motivo de preocupação?

Para esclarecer o assunto, vamos explicar quais são as causas e como tratar. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que pode ser bolha de sangue na boca?

Uma bolha pode ocorrer quando vasos sanguíneos da boca se rompem.

O sangue que estava no vaso fica preso embaixo da pele, o que causa a bolha. Por isso, além das gengivas, é comum ver bolha de sangue na bochecha por dentro da boca, por exemplo.

O que causa bolha de sangue na boca?

Aftas, herpes labial, reações alérgicas, alteração do número de plaquetas, angina bolhosa hemorrágica (ABH), traumas e até deficiências nutricionais: tudo isso pode ser causa para bolhas de sangue na boca

Se você morde a bochecha sem querer enquanto fala, machuca a boca por dentro enquanto come ou mexe numa afta, pode ser que bolhas de sangue apareçam. 

Número de plaquetas abaixo do ideal

As plaquetas servem para coagular o sangue e parar sangramentos, como nos casos das lesões na boca que citamos acima.

Então, se a função das plaquetas está reduzida, existe a propensão à formação das bolhas de sangue na mucosa bucal

Angina bolhosa hemorrágica

A ABH causa bolhas de sangue no palato mole, ou seja, no tecido da parte de trás do céu da boca.

Em sua forma mais grave pode causar obstrução das vias respiratórias, causando sensação de sufocamento. Entretanto, esse quadro geralmente é indolor e tende a se solucionar sozinho..

Bolha de sangue na boca pode ser câncer? 

Improvável. As bolhas de sangue na boca geralmente são resultado de outras condições, como herpes, aftas e mordida acidental, como aprendemos. 

De qualquer forma, recomendamos que você procure um especialista para que ele avalie os ferimentos, faça o diagnóstico correto e oriente sobre todos os cuidados necessários. 

Pode estourar bolha de sangue na boca?

Não. Se você estourar a bolha na sua boca, vai deixar o espaço vulnerável para que bactérias e outros malfeitores infectem a região

Além disso, os ferimentos têm um processo natural de cicatrização. Quando você fura a bolha, está interrompendo esse processo, dificultando a cura. 

Como curar bolha de sangue na boca?

O dentista pode recomendar diferentes tratamentos de acordo com a causa. Em casos de herpes, por exemplo, o paciente é tratado com antivirais. 

No geral, as bolhas de sangue não representam perigo à saúde geral, por isso, não pedem um tratamento específico para a bolha, mas sim para a causa. Tratando a causa, as bolhas consequentemente desaparecem. 

Então, o ideal mesmo é agendar uma consulta com o dentista e deixar o profissional examinar para decidir como tratar a bolha de sangue na boca

Agende uma avaliação gratuita

Os dentistas da Odontoclinic são mais que capacitados para ajudar você, seja qual for sua preocupação. Agende uma avaliação na clínica mais próxima de você!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!