Como saber se o dente está infeccionado, sintomas e tratamento

Dente infeccionado é coisa séria! Um dente pode ficar infectado devido a várias causas, sendo a principal delas a presença de bactérias.

A infecção geralmente ocorre quando as bactérias invadem o interior do dente, atingindo a polpa dentária, que é a parte interna com nervos e vasos sanguíneos. 

Esse assunto é muito importante, por isso trouxemos este post com algumas orientações. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Como saber se o dente está inflamado ou infeccionado?

A inflamação é uma resposta natural do corpo a lesões, infecções ou irritações, e pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo a região ao redor de um dente.

O dente inflamado geralmente apresenta inchaço, vermelhidão, calor e dor na área afetada, com sensação de dente latejando.

Os principais sintomas de dente infeccionado são:

No contexto dentário, a inflamação pode ocorrer como resposta ao processo infeccioso, mas também pode ser causada por outros fatores, como trauma ou irritação gengival.

É fundamental estar atento aos sinais de infecção para buscar tratamento adequado. A seguir, abordaremos alguns aspectos importantes para identificar uma infecção no dente!

Como saber se o dente está infeccionado?

Além dos sintomas mencionados, febre, gosto desagradável na boca e gânglios linfáticos inchados podem indicar uma infecção. 

A identificação precoce da infecção no dente é necessária para evitar complicações.

Dente infeccionado: sintomas

Identificar uma infecção dentária pode ser desafiador, mas alguns sintomas comuns podem indicar a presença de uma infecção. Dor aguda ao mastigar, sensibilidade ao toque e inchaço na gengiva são indícios frequentes. Caso esses sintomas persistam, procure um dentista.

Infecção dentária pode levar a óbito?

Embora casos extremos de infecção dentária possam levar a complicações sérias, como a disseminação da infecção para outras partes do corpo, é raro que uma infecção dentária resulte em óbito.

No entanto, a negligência em buscar tratamento adequado pode agravar a situação e causar problemas de saúde significativos.

Como saber se a extração do dente infeccionou?

Aqui estão alguns sintomas de dente siso infeccionado: dor persistente, inchaço, dificuldade para abrir a boca, entre outros.

Após a extração de um dente, é possível que ocorra infecção, especialmente nos casos de dentes do siso. Fique atento aos sinais que indicam possíveis complicações pós-extração.

Dente siso infeccionado

Os dentes do siso são mais propensos a infecções devido à sua posição na parte de trás da boca.

Vá ao dentista e/ou pergunte se o grau de desconforto sentido está dentro do que é comum para o procedimento.

Dente infeccionado, o que fazer?

Procurar imediatamente o dentista, especialmente se houver a presença de pus. Você precisa ir ao dentista rápido para evitar complicações

Dente infeccionado com pus

A presença de pus indica uma infecção bacteriana significativa. Busque imediatamente orientação de um dentista para avaliação e prescrição de antibióticos, se necessário.

Evite espremer ou manipular a área, pois isso pode agravar a infecção.

O que tomar para dente infeccionado?

O tratamento para infecção dentária frequentemente envolve medicamentos para controlar a infecção e aliviar os sintomas. Veja mais a seguir!

Remédio para infecção no dente

O dentista pode prescrever analgésicos para aliviar a dor e antibióticos para combater a infecção. Siga rigorosamente as instruções do profissional de saúde quanto à dosagem e à duração do tratamento.

Evite interromper o uso dos medicamentos antes do indicado, mesmo que os sintomas melhorem, para garantir a eliminação completa da infecção e prevenir recorrências.

Além dos medicamentos, é fundamental manter uma boa higiene bucal, incluindo:

  • escovação regular;
  • uso de fio dental;
  • uso de enxaguante bucal;
  • consultas regulares com o dentista.

Marcar consultas periódicas para avaliações odontológicas também é essencial para prevenir problemas dentários e identificar precocemente qualquer sinal de infecção.

Antibiótico para dente infeccionado

Antibióticos como amoxicilina, clindamicina, metronidazol, cefalexina e azitromicina, por exemplo, são frequentemente receitados pelo dentista quando o dente do paciente apresenta infecção. 

Lembre-se de que a automedicação não é recomendada, especialmente antibióticos. Procure orientação profissional para garantir um tratamento adequado e eficaz.

O que é bom para dente infeccionado?

Além dos medicamentos prescritos, enxágues bucais antissépticos podem ajudar a reduzir a carga bacteriana na boca.

Aplicar compressas de água morna na área afetada também pode proporcionar alívio temporário da dor e do inchaço.

O ideal é seguir as orientações específicas para o seu caso, questionando o dentista para esclarecer possíveis dúvidas. 

Dente infeccionado pode causar tontura?

Sim. Embora seja incomum, em casos mais graves, a infecção dentária pode afetar o organismo como um todo, causando sintomas além das sensações na boca.

Se você experimentar tonturas associadas à infecção no dente, consulte imediatamente um profissional de saúde.

Dente infeccionado pode causar zumbido no ouvido?

Sim. Assim como a tontura, o zumbido no ouvido é uma possível manifestação de complicações associadas a um dente infeccionado.

Se você está com esse sintoma, busque atendimento médico para avaliação e tratamento adequado.

Dente extraído infeccionado

Se um dente extraído desenvolver sinais de infecção, como dor intensa e inchaço persistente, entre em contato imediatamente com um dentista.

O profissional vai avaliar a situação e recomendar o tratamento apropriado, que pode incluir drenagem da área infectada, por exemplo.

Pode arrancar dente infeccionado?

Em alguns casos, a extração de um dente infeccionado pode ser necessária para controlar a infecção e prevenir complicações adicionais.

O seu dentista é o único profissional que tem propriedade para decidir qual é o melhor plano de tratamento para a infecção. 

Se você chegou a este post porque acha que está com o dente infeccionado, agende agora mesmo uma avaliação gratuita com o dentista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!