Atestado odontológico abona faltas? E atestado de horas? Saiba mais

Atestado odontológico é um tema que pode gerar muitas dúvidas. Quando precisamos ir ao dentista ou fazer um procedimento odontológico, podemos faltar na escola ou na empresa? Abona apenas o período de horas da consulta? Não abona?

Trouxemos esse conteúdo para esclarecer suas dúvidas. Vamos explicar os tipos de atestado odontológico e responder às questões acima. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Quais são os tipos de atestado odontológico?

Existem vários tipos de atestado odontológico: atestado de comparecimento, atestado de saúde bucal, atestado de procedimento odontológico, atestado para fins jurídicos e atestado para acompanhamento médico.

O atestado de comparecimento confirma que o paciente compareceu a uma consulta ou fez um tratamento em uma determinada data e hora.

O atestado de saúde bucal atesta o estado geral da boca do paciente, podendo incluir informações sobre ausência de cáries, doenças periodontais, condição dos dentes e gengivas, entre outros aspectos.

Atestado de procedimento odontológico

O atestado de procedimento odontológico é emitido após o procedimento específico, como extração dentária, restauração, endodontia, periodontia, entre outros. 

Geralmente esse documento inclui informações sobre o procedimento realizado, a data, o nome do profissional e outras informações relevantes.

Atestado para fins jurídicos

O atestado para fins jurídicos pode ser necessário para fornecer informações detalhadas sobre a condição bucal do paciente, como resultado de um acidente ou agressão, por exemplo.

Já o atestado para acompanhamento médico ocorre quando há condições médicas influenciadas pela saúde bucal, então, o documento contém informações sobre o estado de saúde bucal do paciente. 

O que é CID no atestado odontológico?

O CID é a sigla para Classificação Internacional de Doenças. É um sistema de codificação padronizado utilizado para classificar e codificar as doenças e outros problemas de saúde.

CID é mantida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é amplamente utilizada em todo o mundo para registros médicos, estatísticas, pesquisa epidemiológica e outras finalidades relacionadas à saúde, inclusive no campo odontológico.

Exemplos de CID no atestado de dentista

No contexto de um atestado odontológico, a menção do CID pode ocorrer quando o profissional identifica ou trata uma condição que está relacionada a uma doença sistêmica ou condição médica mais ampla.

Se o dentista identificar uma lesão na boca causada por uma doença sistêmica como a diabetes, por exemplo, ele pode registrar o CID correspondente à doença (CID-10 E11, nesse caso).

Atestado odontológico abona falta?

Sim, o atestado de dentista pode abonar faltas.

Assim como um atestado médico, trata-se de um documento emitido por um profissional que atesta a sua condição de saúde e pode justificar ausência em atividades habituais, como trabalho, estudo etc.

É importante observar que a validade e o reconhecimento do atestado podem variar dependendo das políticas da instituição em questão.

Empresas podem ou não aceitar atestados odontológicos

Algumas empresas, escolas e instituições podem ter diretrizes específicas em relação ao modelo de atestado odontológico, duração da ausência abonada, entre outros critérios.

Portanto, é sempre recomendável verificar as políticas específicas da instituição para garantir que o atestado de dentista é aceito e a falta é abonada conforme necessário.

Atestado odontológico é de quantos dias?

Depende da avaliação do profissional de odontologia em relação à condição do paciente. Um implante é uma cirurgia, por exemplo, então pede um repouso maior, podendo chegar a mais de uma semana.

Cada caso é um caso

Não há uma regra fixa ou padrão universal em relação à duração de um atestado odontológico. Então, a duração do atestado pode variar de acordo com a complexidade do tratamento, o tempo de recuperação necessário e outras considerações clínicas.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Comente! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!