Feridas no céu da boca: o que pode ser e como tratar?

Achou uma ferida no céu da sua boca? Então você está no post certo. As feridas no céu da boca podem colocar medo, especialmente quando apresentam dor, coloração diferente e a causa não é identificada.

Para tranquilizar e ajudar você, preparamos esse conteúdo. Nessa leitura você vai saber o que pode ser, o que fazer caso ocorra e como funciona o tratamento. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Feridas no céu da boca, o que pode ser? 

Machucados no interior da boca podem ser causados por estresse, trauma, alimentos ácidos ou picantes, deficiências nutricionais e/ou outros fatores. Lista das possíveis causas de feridas no céu da boca:

  • herpes oral;
  • candidíase oral;
  • infecções bacterianas;
  • trauma (abrasão com alimentos duros ou pontiagudos, por exemplo);
  • aftas.

Estomatites e gengivites, infecções por bactéria, podem causar feridas no céu da boca. Além disso, elas podem ser um dos sintomas de infecção pelo vírus da herpes simples e pelo fungo Candida albicans. 

Céu da boca vermelho e doendo 

Se o céu da sua boca está vermelho e/ou doendo, pode ser que esteja lesionado.

Além das causas citadas acima (infecção viral ou bacteriana, aftas e traumas), pode ser queimadura por consumo de alimentos e bebidas muito quentes, reações alérgicas e inflamação das glândulas salivares.

Ferida no céu da boca e COVID 

Há relatos de pessoas que tiveram lesões na boca em decorrência da infecção por coronavírus, entretanto, feridas no céu da boca não são um sintoma comum de COVID-19.

Mesmo assim, vale ressaltar que a doença pode apresentar uma ampla gama de sintomas e manifestações, e alguns pacientes podem relatar sintomas menos comuns.

Como curar feridas no céu da boca? 

Para saber como curar ferida no céu da boca, o primeiro passo é identificar o que está causando. Para isso, você deve visitar o dentista, que é o profissional especializado em saúde bucal. 

Uma vez identificada a causa, o dentista vai orientar o que fazer, como curar as feridas e tratar a doença ou problema que desencadeou esse sintoma, se for o caso.

Além disso, ele pode prescrever medicações para tratar as infecções e para aliviar o desconforto durante o tratamento. 

Ferida no céu da boca, como tratar?

O tratamento vai depender do que é a ferida no céu da boca, ou seja, da causa. Entre os principais cuidados temos:

  • uso de enxaguante bucal;
  • bochechos com água salgada;
  • analgésicos tópicos;
  • não consumir de alimentos ácidos e picantes;
  • manter a boca limpa;
  • evitar contatos irritantes;
  • hidratação. 

Evite fumar, mascar chiclete e consumir álcool, pois a ferida pode ficar ainda mais irritada. Beber água ajuda na cicatrização e ajuda a manter a boca limpa.

Tome remédio apenas com a orientação do dentista.

O que é bom para ferida no céu da boca?

Quando o assunto é receitas caseiras para ferida no céu da boca, você pode fazer um bochecho com um copo de água morna, adicionando uma colher de chá de bicarbonato de sódio ou sal.

Outra ideia de bochecho é diluir uma colher de sopa de vinagre de maçã — sim, tem que ser o de maçã — em um copo de água morna. Faça o bochecho e cuspa a mistura. 

Além do bochecho, é possível aplicar ou compressa no lado externo da ferida, próximo à ferida.

Mel e óleo de coco tem propriedades antibacterianas e antiinflamatórias, então também dá pra aplicar sobre a ferida, assim como tomar chá de camomila (cuidado com a temperatura!). 

Tire suas dúvidas com o dentista

Se você está com feridas no céu da boca ou elas ocorrem com frequência, procure um profissional especializado para ajudar você na identificação do problema e tratamento.

Você pode agendar uma avaliação gratuita com o dentista! Se quiser tirar suas dúvidas antes, deixe seu comentário! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!