Está com o dente latejando? Entenda o que pode ser e o que fazer

Dente latejando é uma sensação que incomoda muito, pode deixar a gente sem comer e até sem dormir! Às vezes não é nem a dor, mas aquela sensação de ter algo pulsando do lado do rosto que tira a nossa paz. Mas você sabe de onde vem essa dor?

Sentir o dente pulsando pode ocorrer por razões diferentes, pedindo diferentes tratamentos. Por isso, é fundamental conhecer as causas e saber identificar o momento de pedir ajuda profissional. Quer saber mais? Vem com a gente!  

Dente latejando, o que pode ser?

A sensação de dente latejando geralmente é causada por uma inflamação na polpa do dente (pulpite). Embora menos comum, sentir os dentes latejando também pode estar relacionado a quadros de bruxismo e até de cáries. 

Essa dor latejante no dente é muito relatada quando a pessoa fez um tratamento de canal, mas isso não deve ser normalizado, pois pode indicar infecção nos tecidos ósseos e periodontais, trincas ou fraturas e até um processo de restauração mal feito. 

Dente restaurado latejando

No tratamento de canal, o dentista remove a polpa do dente acometido (por uma cárie profunda, por exemplo), limpa a região e preenche com um material específico.

Por ser um tratamento delicado, o canal pode sim causar sensibilidade, mas o dentista recomenda o uso de anti-inflamatórios e/ou antibióticos após o procedimento, prevenindo a dor pulsante após canal e outros desconfortos. 

Dente latejando após canal

Se após a intervenção você sentir o dente pulsando, talvez o dente tenha um canal secundário que o dentista não conseguiu visualizar no momento do procedimento. 

Então, se você fez o procedimento e sente o dente com canal pulsando, procure o dentista para realizar o tratamento adequado. 

Dente latejando, o que fazer?

Reforçando: se o dente estiver pulsando consistentemente, marque uma consulta com o dentista. O mesmo vale para dor latejante após canal. Mas caso a situação não seja agravante e a pulsação seja pontual, é possível cuidar em casa. Veja o que fazer quando o dente está latejando:

  • bochecho com água e sal;
  • aplicação de gelo;
  • compressa fria;
  • bochecho com gengibre;
  • uso de anestésicos;
  • uso de analgésicos.

No caso de quem fez procedimento de canal, uma boa ideia é perguntar para o dentista de antemão, após o tratamento, como agir caso sinta essa sensação de pulsar, questionando sobre os principais sinais de alerta e necessidade de retorno. 

Falando da classe de medicamentos para dente latejando, temos os analgésicos de venda livre, além de anestésicos tópicos. Mas não esquece: se você fez canal, não é recomendado passar nem usar nenhum remédio sem a recomendação do dentista! 

Remédio para dente latejando

Para tratar o dente latejando, você pode tomar dipirona, paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco sódico, ácido acetilsalicílico etc. Para passar no dente pulsando, você pode optar pela benzocaína ou lidocaína, por exemplo.

Lembre-se de pedir uma receita para o seu dentista, especialmente para tomar antibióticos. Muita gente fica confusa sobre quando tomar remédio para dor de dente. Preparamos um conteúdo sobre o assunto, leia e tire suas dúvidas

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
O atestado odontológico é válido para abonar faltas? Quantos dias? E horas? Esclareça suas dúvidas nesse post!
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!