Dente latejando é uma sensação que incomoda muito, pode deixar a gente sem comer e até sem dormir! Às vezes não é nem a dor, mas aquela sensação de ter algo pulsando do lado do rosto que tira a nossa paz. Mas você sabe de onde vem essa dor?
Sentir o dente pulsando pode ocorrer por razões diferentes, pedindo diferentes tratamentos. Por isso, é fundamental conhecer as causas e saber identificar o momento de pedir ajuda profissional. Quer saber mais? Vem com a gente!
Dente latejando, o que pode ser?
A sensação de dente latejando geralmente é causada por uma inflamação na polpa do dente (pulpite). Embora menos comum, sentir os dentes latejando também pode estar relacionado a quadros de bruxismo e até de cáries.
Essa dor latejante no dente é muito relatada quando a pessoa fez um tratamento de canal, mas isso não deve ser normalizado, pois pode indicar infecção nos tecidos ósseos e periodontais, trincas ou fraturas e até um processo de restauração mal feito.
Dente restaurado latejando
No tratamento de canal, o dentista remove a polpa do dente acometido (por uma cárie profunda, por exemplo), limpa a região e preenche com um material específico.
Por ser um tratamento delicado, o canal pode sim causar sensibilidade, mas o dentista recomenda o uso de anti-inflamatórios e/ou antibióticos após o procedimento, prevenindo a dor pulsante após canal e outros desconfortos.
Dente latejando após canal
Se após a intervenção você sentir o dente pulsando, talvez o dente tenha um canal secundário que o dentista não conseguiu visualizar no momento do procedimento.
Então, se você fez o procedimento e sente o dente com canal pulsando, procure o dentista para realizar o tratamento adequado.
Dente latejando, o que fazer?
Reforçando: se o dente estiver pulsando consistentemente, marque uma consulta com o dentista. O mesmo vale para dor latejante após canal. Mas caso a situação não seja agravante e a pulsação seja pontual, é possível cuidar em casa. Veja o que fazer quando o dente está latejando:
- bochecho com água e sal;
- aplicação de gelo;
- compressa fria;
- bochecho com gengibre;
- uso de anestésicos;
- uso de analgésicos.
No caso de quem fez procedimento de canal, uma boa ideia é perguntar para o dentista de antemão, após o tratamento, como agir caso sinta essa sensação de pulsar, questionando sobre os principais sinais de alerta e necessidade de retorno.
Falando da classe de medicamentos para dente latejando, temos os analgésicos de venda livre, além de anestésicos tópicos. Mas não esquece: se você fez canal, não é recomendado passar nem usar nenhum remédio sem a recomendação do dentista!
Remédio para dente latejando
Para tratar o dente latejando, você pode tomar dipirona, paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco sódico, ácido acetilsalicílico etc. Para passar no dente pulsando, você pode optar pela benzocaína ou lidocaína, por exemplo.
Lembre-se de pedir uma receita para o seu dentista, especialmente para tomar antibióticos. Muita gente fica confusa sobre quando tomar remédio para dor de dente. Preparamos um conteúdo sobre o assunto, leia e tire suas dúvidas!
2 Comentários
Ótimas orientações
Oi, Lindaura!
Que bom que foi útil 😀