Emergência odontológica: como resolver?

6 minutos para ler
Clínico geral: sempre uma solução ideal pra cuidar de você

Dores agudas e repentinas, quebra de dentes, cortes nos lábios e sangramento gengival. Todas essas situações podem caracterizar uma emergência odontológica. Mas o que fazer ao sentir algum sintoma e precisar de um atendimento emergencial?

É muito comum atender pacientes em regime de urgência e emergência odontológica. Apesar disso, as pessoas ainda têm dúvidas a respeito do assunto. Será que existe um serviço de pronto atendimento? Precisa resolver o problema no mesmo dia? É possível identificar o que é uma emergência?

Neste post, vamos responder as principais dúvidas sobre o assunto, ajudando você a saber como lidar com uma situação de emergência. Acompanhe e descubra!

Conheça os diferentes tipos de implantes dentários

Qual é a diferença entre emergência e urgência odontológica?

A principal diferença entre a emergência e a urgência é que a primeira apresenta uma ameaça imediata para o bem-estar e saúde de um paciente, enquanto a segunda é uma ameaça em um futuro próximo, como a extração de dente do siso — ela poderá se tornar uma emergência se não for tratada.

Dito isso, é considerada emergência odontológica toda aquela situação de dor, desconforto e sofrimento na cavidade oral. Ela inclui dores nos dentes, gengivas, bochechas, ossos da região e na língua, ou seja, tudo que exige tratamento imediato. Geralmente, o paciente precisa de atendimento rápido para aliviar incômodos ou minimizar lesões nas estruturas da boca.

Entre as emergências mais comuns, podemos destacar:

  • fraturas nos dentes;
  • dentes frouxos ou perda de dentes com violência — em acidentes, por exemplo;
  • fraturas na mandíbula;
  • dor de dente intensa e de início súbito;
  • trauma nos lábios, língua e/ou bochechas;
  • dores na gengiva;
  • deslocamento de coroa;
  • objetos/alimentos presos nos dentes;
  • abscessos dentários;
  • traumas na região da boca de uma forma geral.

Se você está passando por qualquer uma das situações descritas acima, é necessário buscar o atendimento de um profissional em caráter de emergência.

O que fazer em caso de uma emergência odontológica?

emergência odontologica

Mas como agir em caso de emergência? Para quem ligar? Existem ações que devem ser tomadas antes de se dirigir a uma clínica de atendimento? Elencamos a seguir algumas dicas importantes que podem ser tomadas antes do atendimento. Confira!

Objetos presos nos dentes

Se você tem algum alimento ou objeto pequeno preso nos seus dentes, pode tentar removê-lo delicadamente com um fio dental. Caso não consiga realizar a remoção, não coloque na boca objetos pontiagudos ou de corte, pois eles são bem perigosos e podem causar danos maiores à sua saúde bucal.

Fraturas e quedas de dentes

Enxágue o dente e a boca com água morna, delicadamente, mas não esfregue a região da raiz do dente. Após, busque atendimento de emergência quanto antes. Problemas como fraturas e traumas podem requerer a necessidade de tratamento de canal, mas isso vai depender de cada caso, por isso a avaliação odontológica é essencial.

Queda acidental de dente permanente

Em caso de queda acidental, a dica é: tente encaixar o dente de volta no local que ele ocupava na gengiva e procure atendimento imediatamente. Além dessas dicas, os profissionais recomendam em caso de emergência odontológica que o paciente:

  • não faça nenhuma compressa, quente ou fria, diretamente na gengiva ou nos dentes;
  • em caso de sangramento, aplique pressão sobre o foco do sangramento com um pano limpo;
  • faça compressas frias na região externa da boca (face) para redução do inchaço;
  • não aplique pomadas ou tome qualquer medicamento antes do atendimento.

Em situação de risco emergencial, você deve buscar o atendimento em um serviço de saúde que ofereça pronto-socorro odontológico.

O que avaliar na hora de escolher uma clínica?

Geralmente, quem tem plano de saúde odontológico pode ligar para o canal de atendimento, sendo orientado com relação aos procedimentos que devem ser adotados. Em alguns casos, os próprios hospitais oferecem suporte para atendimento emergencial. Há, ainda, a possibilidade de entrar em contato com o seu dentista ou a clínica de sua confiança e solicitar orientações quanto ao atendimento.

A seguir, selecionamos algumas dicas importantes e que o paciente deve avaliar na hora de escolher uma clínica odontológica. Descubra!

Histórico da empresa

A primeira dica é pesquisar o histórico da unidade, buscar referências, conversar com pessoas que já usam o serviço, acessar o site e as redes sociais e ver a reputação da clínica no seu mercado de atuação. Isso traz mais segurança na sua escolha e ajuda na procura por uma empresa séria e comprometida com o atendimento de qualidade.

Expertise dos profissionais

Verifique qual é a rede de profissionais que atua na empresa, se existem diferentes especialidades e tratamentos disponíveis, bem como o nível de qualificação. Esses são apenas alguns fatores importantes a serem considerados quando você pesquisar por uma clínica odontológica.

Tenha certeza de que você está sendo atendido por dentistas com experiência e conhecimento técnico suficiente, capaz de resolver e tratar os seus problemas.

Atendimento 24 horas

Por fim, é de extrema importância verificar se a clínica odontológica conta com atendimento vinte e quatro horas. Geralmente, esse tipo de atendimento é oferecido apenas para situações de emergência.

Como você pôde ver, a emergência odontológica ocorre em toda aquela situação que o paciente sente dor, desconforto e sofrimento na sua cavidade oral. Ela inclui dores nos dentes, gengivas, bochechas, ossos da região e na língua.

As emergências dependem de tratamento imediato. O paciente precisa de uma consulta rápida a fim de que o dentista auxilie no alívio do desconforto ou minimize as lesões na estrutura da boca.

Ela inclui problemas como: fraturas nos dentes, perda de dentes, fraturas mandibulares, traumas nos lábios, língua e bochechas, dores nas gengivas, objetos presos nos dentes e traumas na região da boca de uma forma geral.

Para ter a garantia de atendimento de qualidade em caso de necessidade, é essencial buscar o suporte de uma clínica com expertise profissional e reconhecida no mercado de atuação. Entre em contato com a Odontoclinic e conheça mais sobre os nossos serviços.

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário