Grânulos de Fordyce no lábio superior: o que são e como tratar

Talvez você nunca tenha ouvido falar em grânulos de Fordyce, mas essa condição é super comum, então é muito provável que você já tenha visto alguém que tem.

Embora possa ser bem evidente na estética, não há motivo para preocupação. Quer saber mais sobre o assunto? Vem com a gente! 

O que são grânulos de Fordyce?

Os grânulos de Fordyce são pequenas bolinhas amareladas ou brancas que aparecem na pele, especialmente nos lábios, dentro da boca e na região genital. Essas bolinhas no lábio superior são normais e não indicam nenhum problema de saúde sério.

Além disso, é importante ressaltar que elas não causam dor. Se você tem dor, deve ser outra coisa.

Essa condição também é conhecida como manchas de Fordyce e granos de Fordyce. Esses grânulos têm relação com as glândulas sebáceas e não com uma “glândula Fordyce”.

O nome “Fordyce” vem do dermatologista John Addison Fordyce, que descreveu essas pequenas glândulas sebáceas em 1896.

Grânulos de Fordyce: foto

Bolinha no lábio superior é transmissível?

Não, os grânulos não são transmissíveis. As manchas são apenas pequenas glândulas sebáceas visíveis na pele. Essas glândulas são responsáveis pela produção de sebo, aquela substância oleosa que ajuda a manter a pele e os cabelos hidratados.

O que causa grânulos de Fordyce?

O acúmulo de sebo nas glândulas. Quando há um aumento na produção de sebo ou uma obstrução nas glândulas sebáceas, o sebo pode ficar retido, resultando na formação dos grânulos.

As causas exatas do aumento na produção de sebo ou da obstrução das glândulas sebáceas variam de pessoa para pessoa. Fatores genéticos e mudanças hormonais podem estar relacionados ao surgimento dos grânulos, por exemplo. 

Grânulos de Fordyce some sozinho?

Geralmente não, uma pessoa pode ter as bolinhas visíveis na boca por toda a idade adulta. O que pode acontecer é ficarem menos visíveis com o tempo, devido ao envelhecimento. Isso também varia de pessoa para pessoa. 

Como os grânulos são uma característica natural da pele e não são associados a condições médicas graves, o tratamento não é necessário, a não ser por questões estéticas se assim a pessoa desejar. Nesse caso, tem algumas opções de tratamentos, que veremos a seguir.  

Como tratar grânulos de Fordyce?

Primeiro, você deve procurar um dentista ou um dermatologista para analisar as lesões, pois há vários motivos para lesão na boca. Se for realmente grânulos de Fordyce, é possível fazer os seguintes procedimentos:

  • terapia a laser;
  • terapia com luz pulsada;
  • aplicação tópica de retinoides;
  • cirurgia a laser ablativa.

Na terapia a laser e com luz, o foco é destruir as glândulas sebáceas dilatadas. Alguns profissionais podem recomendar cremes ou géis com retinoides para diminuir a aparência dos grânulos, como tretinoína ou ácido dicloroacético. 

Grânulos de Fordyce: tratamento caseiro

Não há tratamento caseiro reconhecido ou comprovado para os grânulos de Fordyce. As intervenções caseiras são contraindicadas, pois podem causar complicações e irritações na pele, prejudicando a sua saúde. Aprender a cuidar do seu tipo de pele, no entanto, sempre faz diferença no quadro geral.

Nem toda bolinha branca na boca é grânulo de Fordyce. Se dói, por exemplo, também pode ser herpes labial. Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso texto com os sintomas, causas e tratamentos para herpes

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!