Esmalte do dente: saiba sobre sua importância e como preservá-lo!

Um fato: se você deseja ter um sorriso branco e bonito, cuidar da saúde bucal precisa ser um hábito diário. A questão é que considerar a higiene, apenas, não é o suficiente, viu? São necessárias mais ações, por exemplo, para proteger o esmalte do dente, uma estrutura fundamental para a nossa boca.

Problemas como a erosão dentária são tão comuns quanto o tártaro no dente. Por isso, vale a pena redobrar a atenção quando se trata do assunto. Se você tem dúvidas sobre a importância do esmalte do dente e como prevenir o seu desgaste, este é o seu texto! Então, é só ler com atenção e aplicar os conhecimentos para manter seus dentes sempre saudáveis. Vamos lá?

O que é o esmalte do dente?

O esmalte é uma das principais estruturas do dente, junto da dentina e da polpa. Além de ser o mais resistente, ele também é o tecido mais mineralizado do nosso corpo, sendo constituído por 90% de minerais, como zinco, magnésio e cobre, e 10% de água e outros materiais orgânicos, segundo cientistas.

Esse tecido é a parte visível da arcada, sendo sustentada pela dentina, que é a camada que se encontra logo abaixo do esmalte e é menos mineralizada e dura, composta, principalmente, por material orgânico. Ainda embaixo deles existe a polpa, que tem nervos e tecido conjuntivo.

Na grande maioria das vezes, o esmalte do dente varia de cor, ficando entre o amarelo-claro e o branco-acinzentado. Por ser um tecido translúcido, a tonalidade da dentina e dos materiais abaixo têm impacto direto no seu visual.

Para que serve o esmalte do dente e qual a sua importância?

A função do esmalte está ligada, principalmente, à proteção de todo o dente. Como dissemos, ele é a camada mais dura e serve como uma barreira protetora da dentina e também dos nervos, que são mais sensíveis. Ele é o principal responsável por prevenir problemas como a cárie e até a sensibilidade dentária.

Imagine que o esmalte começa a ficar danificado. Se você consumir alimentos quentes ou frios, doces e ácidos, com certeza, sentirá o dente ficando mais sensível, causando aquela reação de dor. Logo, o esmalte funciona mesmo como uma capa para que isso não aconteça, sendo fundamental para nosso bem-estar.

Como saber se o esmalte do dente está desgastado?

esmalte do dente

Como a gente disse antes, a sensibilidade é um dos principais problemas gerados por essa deterioração. Mas não é só isso, os dentes ficam mais finos e amarelados, e o aparecimento de cáries também pode ser mais frequente.

Aliás, a coloração do dente é um dos principais indicadores de desgaste do esmalte e vale a pena ter atenção nesse ponto — mesmo sem outros sinais aparentes. Quando ela apresenta sinais de tonalidade não comum, significa que as estruturas internas do dente estão começando a ficar expostas.

Isso acontece devido ao processo chamado desmineralização, que é a perda dos minerais, principal componente do esmalte. Essa situação pode ter várias causas, começando pelo excesso no consumo de determinados alimentos. Vamos tratar delas na sequência!

Então, quais são as causas do desgaste do esmalte dentário?

Refrigerantes, frutas ácidas (limão, laranja, abacaxi), vinho, balas, chocolates… São apenas uma pequena amostra de alimentos que alteram o pH bucal, levando a um desgaste do esmalte.

Outro processo que também prejudica a arcada é a presença de doenças digestivas. O refluxo, por exemplo, está nesse grupo, e acontece quando o ácido estomacal vai para o esôfago, causando a famosa queimação. Muitas vezes, o gosto amargo ou azedo chega até à boca e eleva o risco de esmalte do dente desgastado.

Ainda existem outros problemas, como o bruxismo, que é o ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono, e a abfração, que é uma falha que acontece no contorno da união entre a coroa e a raiz do dente. Também temos a má higiene bucal, que leva a prejuízos nessa camada da superfície dental.

Sabe aquela escovação mais forte, que é comum fazer quando estamos estressados? É bom evitar. O ideal é segurar a escova sempre na ponta e fazer movimentos suaves, como se estivéssemos massageando os dentes.

Como cuidar do esmalte do dente?

Agora, você deve estar se perguntando: como recuperar o esmalte do dente? Vamos destacar alguns cuidados para evitar que o desgaste ocorra e recuperar nos estágios iniciais!

Higiene bucal

O primeiro item é manter uma boa higiene bucal, fazendo a escovação corretamente, sempre após as refeições, e também passando o fio dental. Esse processo evita que o dente passe pela desmineralização. Uma dica é escovar depois de cerca de 20 ou 30 minutos após a refeição, isso ajuda a evitar o desgaste.

Alimentação

Outro cuidado é com relação à alimentação. Nós até falamos sobre alguns alimentos prejudiciais, como os refrigerantes e doces. Você não precisa aboli-los de sua vida, mas evite consumir em excesso esses itens. O ideal é, sempre que puder, evitar. Depois que consumi-los, é preciso fazer a higienização correta, com nossas dicas acima.

Alguns alimentos ajudam a proteger o esmalte, como os laticínios, vegetais de folhas verdes, sementes e água fluoretada. Portanto, procure inclui-os na sua dieta.

Bons hábitos

Além da higienização adequada e da boa alimentação, outros hábitos também devem fazer parte da sua rotina, como:

  • usar pasta dental com fluoreto e ter a escova de dente certa, em boas condições — troque quando as cerdas estiverem desgastadas;
  • realizar tratamento de remineralização, por meio de consumo de vitamina D e suplemento de cálcio;
  • inserir o enxaguante bucal com fluoreto na higiene.

Idas ao dentista

Um cuidado muito importante é ir ao dentista com frequência. Nada melhor do que um profissional orientando você sobre como melhorar o esmalte do dente e quais os cuidados devem ser aplicados no seu dia a dia. Além disso, ele poderá indicar as resinas, facetas de porcelanas ou lentes de contato, dependendo do tipo de correção necessária ao desgaste, como um dente trincado.

Esse cuidado do dentista é muito importante, pois, diferentemente de outros tecidos presentes no nosso corpo, o esmalte do dente não se regenera. Isso pode levar, em casos mais graves, à perda dentária.

O esmalte do dente é uma parte essencial do nosso organismo e oferece a proteção necessária à nossa arcada. Cultivar bons hábitos, ter cuidado com a higiene bucal e ir ao dentista são algumas das dicas para garantir um sorriso sempre bonito. Então, fica combinado que você vai seguir nossas dicas, hein?

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Aproveite para compartilhar nas redes sociais com a família e os amigos, para que mais pessoas possam cuidar bem dos dentes!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!
A erosão dentária é uma condição muito prejudicial para a saúde bucal. Confira aqui o que é e como tratar!
Sigmatismo, ceceio, língua presa: veja como identificar essas disfunções da fala e como o ortodontista pode colaborar no tratamento!