Escova de dente elétrica é melhor que a comum? Veja como funciona

Você já pode ter visto alguém usando uma escova de dente elétrica em um filme ou série do exterior. Embora não tenha se popularizado no Brasil, é possível encontrar opções de variadas marcas, gostos e orçamentos.

Se você está considerando comprar uma, quer saber como funciona, se vale a pena, quanto custa e como escolher, está no post certo. Vem com a gente! 

Como funciona a escova de dente elétrica?

A escova elétrica é como uma escova comum, mas com um motorzinho dentro que funciona com uma bateria recarregável.

Esse motor faz as cerdas da escova se moverem de um jeito especial, como girar, vibrar ou oscilar. Esses movimentos ajudam a tirar melhor a sujeira e as bactérias dos dentes, deixando a limpeza mais poderosa. 

Escova de dente elétrica e escova comum

A principal diferença entre a escova de dente comum e a elétrica está nos movimentos.

Com a escova manual, a gente faz os movimentos; já a elétrica tem movimentos automáticos, então, a higiene é semelhante em todos os dentes, facilitada e mais eficiente. 

Quem tem que usar escova elétrica dental?

Qualquer pessoa pode usar a escova de dente elétrica. É uma excelente opção para quem acha difícil escovar os dentes direitinho e para quem gosta das funções extras, como temporizadores, sensores de pressão e modos diferentes de escovação.

As funcionalidades básicas são os movimentos automáticos, tempo adequado de escovação (a escova para sozinha), além de modos para cada situação, como limpeza diária, sensibilidade, massagem etc. 

Escova de dente elétrica infantil

Crianças também podem usar escova de dentes elétrica.

Há opções projetadas especificamente para crianças, com características adequadas à idade, como cerdas macias, cabeças menores e opções temáticas para tornar a escovação mais atrativa

Quanto custa uma escova de dente elétrica?

Uma escova de dente elétrica custa a partir de 50 reais, sendo que alguns modelos chegam a custar 5 mil reais. O preço médio de uma escova de dente elétrica recarregável com funcionalidades básicas fica entre 80 e 200 reais.

O valor varia de acordo com a marca, as funcionalidades, tempo que fica carregada, se é à pilha ou à bateria, tamanho etc. 

Algumas pessoas optam por comprar apenas uma escova elétrica e cada pessoa da casa ter o seu refil, ou seja, as pessoas apenas encaixam a sua própria parte com as cerdas, mas todas usam a mesma estrutura da escova elétrica

Como comprar escova dental elétrica?

Ao escolher uma escova elétrica dental, pesquise a qualidade da marca e a tecnologia.

Além disso, considere suas necessidades específicas. Se você precisa de cuidado extra com a gengiva, por exemplo, procure um modelo com funcionalidade de massagem.

O dentista é o profissional ideal para dar orientações personalizadas, então peça recomendações para ajudar na escolha. 

Como usar escova de dente elétrica?

Não precisa de ocasião especial, a escova pode ser usada diariamente como parte da rotina de higiene bucal. Veja como usar a escova de dente elétrica passo a passo:

  • aplique pasta de dente nas cerdas (do tamanho de um grão de ervilha);
  • ligue a escova e posicione as cerdas na frente dos dentes;
  • mova suavemente a escova sobre a superfície dos dentes;
  • mova suavemente a escova ao longo da linha da gengiva;
  • siga um padrão para garantir a escovação completa;
  • escove por pelo menos dois minutos;
  • se a sua escova tem temporizador, não pare a escovação antes;
  • desligue a escova e enxágue a boca e a escova.

Troque o refil (cabeça da escova) a cada três meses, conforme as recomendações do fabricante ou de acordo com a sua necessidade. Mantenha a escova elétrica limpa, enxaguando após o uso e deixando secar adequadamente. 

Como carregar a escova de dentes elétrica?

Geralmente a escova elétrica vem com uma espécie de totem que deve ser ligado na tomada. Então, basta encaixar a escova no totem para que ela carregue.

Se a sua escova tem entrada USB ou outro tipo, basta usar o cabo que veio junto, conectar na escova e colocar na tomada. 

Quanto tempo dura a bateria da escova elétrica?

escovas elétricas cuja carga dura 15 dias, outras em que a bateria dura até 3 meses, além das opções à pilha. A maioria dos modelos tem luzes que indicam quando precisa carregar, quando está carregando e quando está completamente carregada. 

A escova de dente elétrica é um bom instrumento para manter a higiene em dia, estimulando os cuidados com a saúde bucal. Você ficou com alguma dúvida ou tem experiência no assunto para compartilhar? Deixe o seu comentário! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!