Aparelho transparente: o que o alinhador dental trata?

O aparelho de dente transparente é muito eficiente para corrigir diferentes problemas ortodônticos por meio de um tratamento discreto e confortável, entenda!

Tem muita gente que acaba relutando ao tratamento ortodôntico para não ficar com o sorriso metálico, mas o aparelho convencional é apenas uma das diversas opções hoje em dia. Existem alternativas, como o aparelho de dente transparente, que proporcionam um visual discreto enquanto os desalinhamentos são corrigidos.

Esse tipo de aparelho, também chamado de alinhador invisível, é muito eficiente e corrige diferentes problemas ortodônticos. Tem a vantagem de ficar quase imperceptível na boca; não tem bráquetes, nem outras peças, por isso, também é bastante confortável.

Gostou da ideia? A gente conversou com a ortodontista e franqueada Odontoclinic, Tamara Vilela, para que ela conte um pouco mais sobre essa opção para tratar dentes tortos. Você vai entender como esse aparelho funciona e por que vale a pena optar por ele!

Quais são os problemas tratados pelo aparelho de dente transparente?

O aparelho de dente transparente, assim como os modelos tradicionais do mercado, tratam basicamente os mesmos problemas. Todos são eficientes para corrigir dentes tortos, desalinhados e com espaços entre eles, por exemplo.

A vantagem do aparelho transparente é que ele faz tudo isso de uma forma discreta e não contém as mesmas peças que os outros. Na maioria dos casos, é possível usar o alinhador; por isso suas indicações vão desde os quadros mais simples até condições mais complexas.

Segundo Tamara, “é muito raro não poder tratar com o alinhador. Só em alguns casos mais raros, se o paciente tem um dente perdido no céu da boca ou o dente é virado 180 graus”. A seguir, você confere alguns problemas que o aparelho de dente transparente pode tratar.

Alterações na mordida

As alterações na mordida acontecem por causa do mau posicionamento dos dentes ou do encaixe inadequado do maxilar superior com a mandíbula. Existem diferentes tipos desse problema, como:

  • mordida cruzada;
  • mordida aberta;
  • mordida profunda;
  • mordida invertida.

A maioria dos pacientes pode alcançar resultados positivos nas correções feitas com os alinhadores.

aparelho de dente transparente

Apinhamentos dentários

Os apinhamentos acontecem quando os dentes se sobrepõem, o famoso dente “encavalado”. Podem ser causados por falta de espaço para eles, por serem muito grandes ou estar em maior número do que seria natural. Podemos realinhar a dentição usando o aparelho de dente transparente.

Dentes tortos

Quando os dentes estão desalinhados, com giros e outros problemas que deixam a arcada irregular, é indicado o uso do aparelho transparente. Ele estimula a dentição a assumir uma posição adequada, se mantendo em linha e com um encaixe perfeito.

Como o aparelho de dente transparente funciona?

Mas se o aparelho de dente transparente não tem bráquetes, arcos e borrachinhas, como ele faz as movimentações? A resposta está na tecnologia que esse dispositivo carrega.

Ela funciona de um jeito diferente e possibilita o uso por pessoas de todas as idades e nos diferentes tipos de ortodontia. Tamara explica que o alinhador é feito de um material inteligente. Segundo ela, ele é flexível e duro ao mesmo tempo, moldado sob medida para cada pessoa.

O tratamento começa com o planejamento. Primeiro o dentista vai coletar imagens da boca e enviar para um software de computador. Com esse programa, ele planeja como os dentes devem se movimentar para corrigir os problemas de cada paciente. Dá até para saber como vai ficar o resultado sem nem mesmo ter colocado o aparelho. Tecnologia pura!

Com base na sequência de movimentos, serão confeccionados diversos aparelhos. Cada um terá um formato diferente, e eles devem ser usados em sequência para que essas pequenas diferenças estimulem os dentes a se movimentarem. Simples assim.

Como as manutenções desse aparelho são realizadas?

Estamos acostumados com as clássicas manutenções do aparelho ortodôntico metálico, que costumam acontecer uma vez por mês. Só que com o aparelho de dente transparente as coisas não funcionam dessa maneira.

Como ele tem uma estrutura diferente, a manutenção consiste apenas na troca do alinhador no período programado. Em geral, acontece a cada 15 dias. Então, duas vezes por mês essa movimentação fica mais intensa.

Mas isso não significa que não é preciso voltar ao consultório do dentista. Tamara explica como é o procedimento nesse caso: “se o paciente tem disponibilidade, acompanhamos a cada 45 dias para ver se está tudo certinho, até para reforçar esse compromisso de usar”. De toda forma, isso é combinado com o ortodontista de acordo com cada necessidade.

Por que vale a pena optar pelo aparelho de dente transparente?

Se existem outras opções de aparelho e todas oferecem ótimos resultados, por que seria melhor escolher o alinhador transparente? Após conferir algumas vantagens que ele proporciona, você não terá mais dúvidas de que vale a pena investir. Veja só!

Não impacta o sorriso

Você já viu aquelas moldeiras de fazer clareamento dentário ou então uma placa de tratar bruxismo? O aparelho de dente invisível é parecido com elas. O material é incolor, deixa os dentes aparecerem, encaixa bem justo na dentição e não gera contraste com o esmalte. Por isso, não fica evidente quando a gente sorri.

Maior agilidade

O diferencial do alinhador invisível é a tecnologia. Você viu que as movimentações são intensificadas duas vezes por mês; por isso, conquistamos maior agilidade no tratamento, reduzindo o tempo de uso do aparelho. “Podemos corrigir em 5 ou 6 meses, dependendo do caso”, Tamara conta.

Menos manutenções e dores

“Com o alinhador você abre mão de estar todo mês no dentista. Tem paciente que leva cinco placas para voltar a cada dois meses no consultório. Tem aqueles que ficam fora por 3 meses, você consegue ir acompanhando online, quase não tem intervenção no dente”.

A explicação da especialista reforça o que a gente já tinha falado: as manutenções são muito práticas! Além disso, como o aparelho de dente transparente é feito de um material liso, o atrito na boca é menor. Isso evita lesões, dores e desconfortos.

Maior conforto

O aparelho de dente transparente é confortável devido à estrutura e por ser um dispositivo móvel. Ele pode ser retirado da boca na hora de comer, de escovar os dentes ou quando for necessário. O tratamento fica bem mais tranquilo com essa facilidade.

Facilidade para a higiene bucal

E já que falamos sobre tirar o aparelho, não podemos deixar de lado que a escovação dos dentes e o uso de fio dental ficam muito mais fácil. Você não precisa de nenhum produto especial, nem fazer malabarismos. É só realizar a higiene como de costume e está tudo certo!

Qual é a opção de aparelho transparente da Odontoclinic?

A Odontoclinic revolucionou a ortodontia no Brasil trazendo para cá a tecnologia dos alinhadores transparentes. Tamara conta que a equipe da Odontoclinic foi atrás das placas, das impressoras 3D e do software de planejamento, para disponibilizar esse tratamento em solo nacional.

Foi assim que lançou o alinhador Odontoclinic, com a mesma tecnologia do alinhador americano pioneiro. Por isso, hoje temos aqui a opção de um tratamento moderno e muito eficiente, mas com a vantagem de toda a confecção feita no Brasil, sem ter que pagar em dólar por isso.

Com ele, você não precisa se preocupar com quanto custa o aparelho transparente, se vai ou não caber no seu orçamento. A Odontoclinic buscou essa tecnologia com o intuito de proporcionar um tratamento mais democrático a todos.

Assim, você corrige seu sorriso com um tratamento de alta qualidade usando um aparelho de dente transparente que, além de discreto, traz uma tecnologia muito moderna. Tudo isso desfrutando das vantagens de conforto e discrição.

Também existem opções de marca de alinhadores. Você sabe qual delas é a melhor? Confira neste outro post algumas alternativas e descubra a ideal para você!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!
A erosão dentária é uma condição muito prejudicial para a saúde bucal. Confira aqui o que é e como tratar!
Sigmatismo, ceceio, língua presa: veja como identificar essas disfunções da fala e como o ortodontista pode colaborar no tratamento!