Saiba para quem o implante parcial fixo é uma opção

5 minutos para ler
Implantes: para resgatar a alegria de sorrir naturalmente

Será que você precisa de um implante parcial fixo? Descubra se essa é a opção certa para suas necessidades!

Os implantes dentários são uma alternativa interessante para quando há perda de um dente natural, seja por cárie, doenças nas gengivas, traumatismos ou quaisquer outros motivos.

Inclusive, a cirurgia para colocação de implante dentário é muito comum e melhora a saúde bucal, a qualidade de vida e a autoestima. Afinal, com ela, o paciente volta a se alimentar normalmente e tem sua estética bucal retomada — pode sorrir sem medo!

Se você tem interesse em saber como funciona o implante parcial fixo e conferir outras informações sobre o assunto, acompanhe este post!

O que é um implante parcial fixo?

O implante parcial fixo é uma prótese instalada sobre pinos de titânio. Esse tipo de implante dentário é usado para substituir um número pequeno de dentes, podendo, até mesmo, ser um único dente. O objetivo principal do implante parcial fixo é a reabilitação bucal.

Dessa forma, os implantes dentários são colocados para repor dentes que não nasceram ou foram perdidos. A partir disso, há melhoria em funções como:

  • mastigação;
  • estética;
  • fonética.

Após as consultas e definição do implante, é realizado o envio dos moldes para o técnico em próteses dentárias (protético). Depois de feita a prótese, algumas consultas são necessárias para determinação da altura, tamanho e formato dos dentes, sendo que todas as etapas são acompanhadas pelo dentista.

Como esse tipo de implante funciona?

Não faz mal sentir um pouco de receio com relação à instalação do implante, mas não é preciso ter medo. Afinal, esse é um procedimento seguro e feito por um profissional capacitado. Outro detalhe: a cirurgia é feita sob anestesia e você não sente dor.

Os implantes dentários, como o implante parcial fixo, são realizados por meio da instalação de um cilindro de titânio encaixado no tecido ósseo. Esse cilindro é colocado para substituir a raiz do dente perdido e é o que fixa o implante no local. Com os implantes (pinos de titânio que substituem a raiz do dente) já cicatrizados, o cirurgião-dentista fixa a prótese sobre eles.

O período, até esse momento, varia de paciente para paciente, mas, dependendo de condições específicas, a prótese poderá ser instalada no mesmo procedimento (o que chamamos de implante com carga imediata).

Quando o implante parcial fixo é indicado?

A perda dentária é um problema que afeta muito mais do que a autoestima. Portanto, caso você tenha uma deficiência, como a agenesia dentária (falta de dentes), ou tenha sofrido a perda de um dente, o implante pode devolver a sua segurança para sorrir de novo.

Além disso, não realizar o tratamento de reposição de dentes perdidos com implantes provoca uma série de problemas de saúde. Alguns exemplos são:

  • deficiências na mastigação e digestão;
  • dificuldade para realizar a higiene bucal;
  • interferência na fala;
  • perda óssea severa e de outros dentes.

Além disso, existem reflexos psicológicos causados pela alteração do padrão estético, tornando o paciente inseguro e com baixa autoestima, o que pode trazer problemas nos relacionamentos e na vida. A reabilitação da saúde bucal por meio de implantes é uma solução eficaz, segura, duradoura e que devolve a vontade de sorrir e se expressar.

Quais cuidados você deve ter após o implante?

implante parcial fixo

Depois que a colocação do implante parcial fixo é feita com sucesso, ainda não chegou a hora de aproveitar todos os benefícios do procedimento. Primeiro, você precisa passar pelo pós-operatório. Dessa forma, é preciso seguir as recomendações do seu dentista, como:

  • tomar as medicações (antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos);
  • higienizar o local conforme orientação profissional;
  • repousar e evitar esforços pelos dias determinados;
  • evitar exposição ao sol ou a fontes de calor;
  • fazer compressas com gelo, para diminuir o inchaço;
  • ter uma alimentação com líquidos e gelados nas primeiras 48h após a cirurgia;
  • não mastigar do lado em que o implante foi colocado;
  • realizar a escovação, uso de fio dental e outros cuidados.

Onde fazer um implante parcial fixo?

Por se tratar de uma cirurgia, é essencial que você busque um especialista. Aqui na Odontoclinic, contamos com profissionais capacitados e prontos para realizar todos os procedimentos dentários que você precisar. Além disso, temos um atendimento humanizado, que entrega uma experiência positiva.

Dessa forma, você terá todo o amparo, desde a avaliação do seu caso até a finalização do implante e o pós-operatório. Assim, a recuperação é mais simples e o resultado traz muita satisfação.

O implante parcial fixo, como você viu, é uma das opções para resgatar sua confiança em sorrir, sem falar na reabilitação para mastigar e falar! Então, não espere muito para começar seu tratamento.

Gostou da opção? Aproveite que está aqui e venha conhecer mais sobre os procedimentos que oferecemos! Aguardamos sua visita!

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário