Prótese Overdenture: entenda como ela funciona

A odontologia evoluiu bastante nos últimos anos e uma das áreas que passou por grandes modificações foi a implantodontia. Com o surgimento de novas tecnologias e a utilização de diferentes materiais, há muitas inovações e diferentes técnicas e formas de tratamento, como é o caso da prótese Overdenture.

Ela possibilita fazer a reabilitação oral de pacientes que perderam todos os dentes. Ou seja, devolve a funcionalidade das arcadas dentárias, protegendo as estruturas faciais e, ao mesmo tempo, garantindo mais saúde bucal, orgânica, autoestima e qualidade de vida. Interessante, né?

Criamos este artigo com a colaboração do dentista especialista em implantodontia e franqueado Odontoclinic, Ricardo Moreno de Carvalho, que vai explicar para você o que é a prótese Overdenture. Veja também seus tipos, vantagens, como ela é instalada e muitas outras informações. Vamos lá?

O que é a prótese Overdenture?

A prótese Overdenture é um tratamento de implantes dentários que substitui todos os dentes do paciente. É confeccionada uma prótese total que fica presa por um sistema de encaixe em cerca de 2 implantes, proporcionando maior estabilidade e firmeza para o dispositivo.

“A Overdenture é parecida com a prótese total, mas tem um encaixe sobre os implantes, o que faz com que tenha uma estabilidade e retenção muito melhores — mesmo não sendo uma prótese fixa, pois o paciente pode removê-la da boca”, explica Ricardo.

Com esse tratamento, não é necessário instalar um pino para cada dente que será substituído, o que acaba sendo mais invasivo. A prótese Overdenture possibilita realizar um procedimento eficiente, mais simples e com custo-benefício atrativo para repor todos os dentes de uma só vez.

Quais são os tipos de prótese Overdenture?

Existem dois tipos, sendo que a variação não está no modo como é feita a prótese Overdenture, mas no sistema de fixação dela sobre os implantes, que pode ser por barra-clip ou oring.

Sistema de fixação barra-clip

Nesse sistema, existe uma barra que faz a união entre os implantes, já a prótese contém um clipe de plástico que se encaixa nessa barra e promove o apoio nela, mantendo a peça fixa em seu local.

Sistema de fixação oring

A diferença desse sistema para o anterior está na ausência da barra. No oring, é utilizado um tipo de borracha na prótese total. Isso é o que faz pressão e mantém a prótese apoiada e suspensa.

Qual é a diferença entre prótese protocolo e Overdenture?

prótese overdenture

Tanto a prótese Overdenture quanto a protocolo são utilizadas para tratar pacientes edêntulos, ou seja, que não têm dentes na arcada. A diferença entre as duas está no fato de uma ser um dispositivo móvel, enquanto a outra é totalmente fixa.

A Overdenture tem um sistema de encaixe que a mantém presa, mas permite ao paciente retirá-la na hora de fazer a higienização bucal. É diferente do que acontece com a protocolo, como Ricardo Moreno esclarece: “a protocola é fixa, sendo parafusada sobre os implantes. O paciente não consegue remover”.

A higienização por baixo da prótese protocolo e outras manutenções são feitas apenas no dentista, pois é necessário retirar os parafusos.

Para quem a Overdenture é indicada?

Como explicamos, a prótese Overdenture é total, logo, é indicada para pacientes que perderam todos os dentes ou sofreram uma perda muito grande.

Ricardo conta que ela também é ideal para pessoas que não têm osso suficiente para apoiar uma prótese comum (dentadura), caso contrário, ela ficaria instável na boca.

Existe alguma contraindicação ao uso da Overdenture?

Segundo o especialista, a contraindicação para prótese Overdenture se dá apenas se o paciente não tiver osso suficiente para instalar os implantes. Porém, em alguns casos, é possível realizar o enxerto ósseo antes do tratamento, para melhorar essa base e viabilizar a instalação dos pinos.

Como a prótese Overdenture é instalada?

Para fazer a instalação da prótese Overdenture, o especialista conta que é feita a fixação de dois implantes, geralmente, mas podem ser colocados até mesmo três. O procedimento é realizado da mesma forma como nos tratamentos com implantes unitários.

É realizada a cirurgia para fixação do pino no osso, em seguida, é preciso esperar o tempo de osseointegração, que varia de 3 a 6 meses. Quando essa regeneração já aconteceu, é feita a reabertura do implante para colocação dos componentes, faz-se a moldagem e a instalação da prótese.

Quais são as vantagens da Overdenture?

A prótese Overdenture apresenta vantagens em relação aos tipos de prótese simples, ou seja, às dentaduras, e também a do tipo protocolo. No primeiro, a vantagem está na retenção e estabilidade, que são muito maiores por causa da base de implantes.

No que se refere à prótese protocolo, Ricardo esclarece que o grande benefício está no fato de o próprio paciente poder remover o dispositivo em casa e fazer a higienização dele. Isso possibilita mais autonomia e minimiza o acúmulo de resíduos.

Quais são as desvantagens da Overdenture?

É verdade que a prótese Overdenture tem uma fixação melhor em comparação com as próteses comuns, mesmo assim, não é totalmente travada, como conta o especialista: “ela pode ter alguma movimentação, mesmo com a estabilidade e retenção, ainda mais quando o clip ou oring vão desgastando”.

Vale dizer que esse desgaste é um ponto natural e simples de resolver, seja trocando o clip ou o oring. Dessa maneira, as visitas de manutenção são superimportantes, ok?

Como é feita a limpeza e manutenção dessa prótese?

Em casa, a manutenção feita pelo paciente é a limpeza durante a higienização bucal. “É ideal retirar todo dia para higienizar, mas não toda hora, em todo momento. Uma vez ou duas no máximo, para não sobrecarregar o implante”, explica Ricardo Moreno.

Ele ainda reforça a importância de manter o acompanhamento com o dentista para fazer a substituição do clipe ou do oring. As consultas podem acontecer no máximo em 6 meses, sendo ideal ter intervalos de 3 a 4 meses.

Qual é a durabilidade da prótese Overdenture?

O implante dentário com prótese Overdenture tem uma durabilidade variável. Em relação ao pino, ele pode durar a vida toda se a pessoa mantiver sua saúde bucal e orgânica em equilíbrio. Quanto à prótese em si, podem ocorrer desgastes, o que depende dos hábitos alimentares e gerais de cada indivíduo.

Ingerir muitos alimentos duros, como amendoim ou pipoca, além de morder objetos e roer as unhas pode reduzir a durabilidade da prótese. “Isso também se relaciona com a oclusão do paciente, se ele tem bruxismo, os dentes se desgastam mais. Então, varia muito de caso para caso”, esclarece o dentista.

Quanto custa uma prótese Overdenture?

Somente o implantodontista é quem poderá dizer com precisão quanto custa uma prótese Overdenture. Isso, porque os seus valores variam dependendo do profissional que vai aplicar a técnica, do material de confecção da prótese e até mesmo da região em que a clínica está localizada.

Portanto, para saber quanto custa um implante com prótese Overdenture para o seu caso, o ideal é agendar uma consulta de avaliação. De toda forma, em grandes clínicas odontológicas, como na Odontoclinic, você tem acesso a mais facilidades de pagamento, o que ajuda a tornar o tratamento acessível.

Além disso, você terá acesso a um excelente custo-benefício por receber um atendimento personalizado e feito por profissionais especialistas. Isso garante que a técnica será bem-aplicada e com a utilização de materiais de qualidade para alcançar o sucesso do procedimento, aumentando a durabilidade.

Não se esqueça de que para colocar uma prótese Overdenture é fundamental se consultar com um dentista especializado em implantes. Assim, você terá certeza de que receberá um bom atendimento, considerando todas as suas necessidades e desfrutando da aplicação correta da técnica, para garantir ótimos resultados funcionais e estéticos.

Na Odontoclinic, você encontra tudo isso e muito mais! Acesse o nosso site para conhecer outros tratamentos oferecidos em nossas unidades e cuidar da saúde e beleza do seu sorriso!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!