Implante com carga imediata é uma opção para você? Entenda!

Será que o implante de carga imediata se encaixa nas suas necessidades? Veja mais sobre esse tipo de procedimento!

A perda da dentição é uma questão delicada, que afeta sua saúde e autoestima, mas que pode ser resolvida dentro do consultório do dentista, especialista em implantodontia. Primeiro ponto para você ter em mente, certo?

Outra questão é que fazer a reabilitação de todos os dentes pode demandar certo tempo, mas não se a técnica usada for o implante com carga imediata. Porém, vale dizer que a técnica não é uma possibilidade para todos que precisam repor dentes perdidos.

Quer saber mais sobre esse procedimento e entender se ele é indicado para você? É só acompanhar este post!

O que é o implante com carga imediata?

O implante com carga imediata é a técnica pela qual se colocam próteses imediatamente após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação do implante. As próteses utilizadas na carga imediata podem ser temporárias e substituídas após algum tempo, ou já são fixadas permanentemente.

Isso quer dizer que o implante com carga imediata é uma técnica de implante dentário que, diferentemente das outras, melhora o sorriso de forma mais rápida, o que já restaura a autoestima e lhe permite ver o resultado sem demora.

Para quem o implante com carga imediata é recomendado?

implante com carga imediata o que é

Só é possível planejar o implante com carga imediata quando o diagnóstico do dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante de titânio ao osso. O diagnóstico é feito após uma rigorosa avaliação e estudo do caso do paciente.

Portanto, somente um especialista pode indicar se essa solução é recomendada para você, afinal, o sucesso do procedimento também depende da sua estrutura óssea, que deve ter altura e espessura adequadas para suportar o implante.

Para que serve esse tipo de implante?

Basicamente, o implante com carga imediata é uma solução mais rápida, pois a coroa ou ponte é colocada no mesmo dia. A técnica é feita com uma prova de próteses, o que permite que se encontre a melhor opção de acordo com as especificidades da sua dentição.

O implante de carga imediata permite o uso de prótese sobre o pino de titânio, o que torna o período de osseointegração (de três a seis meses) bem mais confortável. Portanto, possibilita conforto, segurança e excelente resultado já no início do tratamento.

Como o implante com carga imediata funciona?

O primeiro passo será uma avaliação e alguns exames, entre eles raio-x e exames clínicos, para que o dentista tenha mais clareza sobre o quadro. Na sequência, é o momento de realizar uma cirurgia para colocação do pino de implante. No geral, a cirurgia de um implante dentário unitário leva cerca de 90 minutos, porém, esse tempo pode variar para cada paciente.

Logo após a cirurgia, o dentista coloca uma prótese provisória — chamada de carga imediata —, para manter o equilíbrio funcional da mastigação.

No entanto, como já apontamos, não é qualquer paciente que pode realizar esse tipo de procedimento. Por exemplo, o implante com carga imediata não é indicado para quem tem quadro diabético descompensado, osteoporose ou bruxismo.

Além disso, a técnica também não é recomendada para pessoas com hábitos como tabagismo e alcoolismo. Isso significa que o dentista deve planejar o seu tratamento com cuidado e foco individual, de forma a obter o sucesso esperado.

Quais os riscos de não fazer esse implante?

Além da dificuldade de mastigação dos alimentos, a falta de substituição dos dentes perdidos causa uma série de prejuízos à saúde:

  • desequilíbrio dos dentes e das articulações temporomandibulares;
  • mudança da posição de equilíbrio dos dentes;
  • modificação na mordida;
  • perda de eficiência na mastigação;
  • alterações e desconforto na função das articulações.

Quais são as vantagens do implante com carga imediata?

Agora que você já sabe como funciona o implante de carga imediata e de que forma o procedimento é planejado, confira quais são as vantagens dessa técnica:

  • o processo de osseointegração ocorre normalmente e é mais confortável;
  • muitas vezes, evitamos os enxertos;
  • não há uma longa espera para a colocação da prótese;
  • o paciente espera a osseointegração com uma prótese provisória (dentes instalados) e, em alguns casos, pode ser realizada uma prótese definitiva;
  • não há problemas estéticos pela ausência dentária ou utilização de prótese removível (móvel) — ou seja, sorrir não será mais um problema;
  • há melhora imediata na autoestima e bem-estar;
  • tanto a mastigação dos alimentos quanto a digestão são beneficiadas;
  • restaura a saúde bucal;
  • é uma técnica rápida, e o tratamento é mais curto.

Existe alguma desvantagem?

Mesmo com muitos aspectos positivos, o implante com carga imediata também pode ter algumas desvantagens. Por isso, devemos ressaltar a importância de realizar a avaliação com um especialista. Conheça alguns contras desse tratamento:

  • a técnica usa métodos e tecnologia de alta precisão, o que faz com que o valor do investimento seja mais elevado;
  • há a possibilidade de fratura, pois a prótese passa uma falsa sensação de segurança para o paciente, o que pode dificultar a cicatrização;
  • a osseointegração leva meses para acontecer; então, é preciso ter muito cuidado para que o pino não se mova — mas esse é um cuidado natural com implantes.

O implante de carga imediata é uma opção de tratamento dentário que tem resultados mais rápidos, além da vantagem estética. Procure um especialista e faça uma avaliação do seu caso.

A Odontoclinic conta com profissionais que oferecem os melhores tratamentos para você! Caso tenha tido interesse, aproveite que está aqui e já agende a sua avaliação em uma de nossas clínicas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!