Diastema: saiba mais sobre os dentes separados

Ter espaço entre os dentes é uma coisa muito comum, especialmente entre os dois dentes da frente na arcada superior. Chamamos essa separação de diastema.

Neste artigo, vamos mostrar o que é o diastema, quais são as principais causas e como fazer o fechamento do diastema. Continue com a gente para entender melhor sobre o assunto!

O que é diastema?

O diastema é qualquer espaço existente entre dois dentes. Muita gente o encara como sendo a separação entre os dentes da frente, mas ele também acontece em outras partes da arcada dentária.

Essa separação ocorre tanto em adultos quanto em crianças — quase metade das crianças de 10 a 11 anos apresenta esse espaço entre dentes, sabia?

Outro fato importante é que, recentemente, as comunidades negras têm assumido cada vez mais a separação entre os dois dentes da frente como herança ancestral.

O diastema traz consequências?

O diastema não é, necessariamente, um problema de saúde bucal.

A questão é que quando o espaço é muito grande, pode trazer alguns problemas orais, como distúrbios fonéticos, no caso das crianças, por exemplo.

Caso os dentes separados apareçam só após os 40 ou 50 anos, é muito importante procurar um dentista logo, pois esse quadro pode indicar complicações gengivais, podendo causar um grau de perda óssea grave.

Quais são as principais causas dos dentes separados?

O diastema tem várias causas. Uma delas é genética, especialmente quando falamos dos dois dentes frontais superior. Quando pensamos em identidade, é muito importante pesquisar sobre sua ancestralidade para entender melhor a característica e não tratá-la como um problema, combinado?

A seguir, vamos listar alguns dos casos em que os dentes separados podem fugir da situação que comentamos acima, veja!

Tamanho diferente dos dentes

Se os dentes têm tamanhos diferentes, é provável desenvolver um diastema. Ter essa desproporção em dentes pequenos faz com que surja com mais frequência um espaço entre eles. Quando os dentes são grandes, por outro lado, há o aumento da possibilidade de eles ficarem apinhados.

Freio labial

O tecido que vai do lábio à gengiva e chega até os dentes superiores centrais se chama freio labial. O que costuma acontecer é que, em algumas ocasiões, ele cresce tanto que passa entre esses dentes, bloqueando o fechamento natural desse espaço e fazendo com que surja o diastema.

Pressão da língua

Espaços entre os dentes podem ocorrer se você engolir errado. Geralmente, quando engolimos, a língua pressiona o palato, que é a parte de cima da boca.

No entanto, algumas pessoas têm um reflexo diferente: ao engolir, elas pressionam os dentes frontais e, com o tempo, isso faz com que eles se projetem para frente, além de gerar o espaçamento entre os dentes.

Doenças periodontais

Gengivite e periodontite são doenças bucais que ajudam na perda óssea da arcada dentária. Quando uma pessoa tem essa perda de forma mais acentuada, os dentes tendem a ficar mais fracos e soltos. Com isso, as chances de ocorrer um diastema são maiores.

Chupar dedo

Crianças que costumam sugar o dedo têm mais chances de desenvolver diastema, viu? Isso porque, ao sugar, ela puxa para frente os dentes, o que origina espaços. É muito importante conversar com o pequeno para que ele evite levar os dedos à boca, evitando que esse hábito gere problemas futuros.

Como fechar o diastema?

Juntar os dentes separados é uma possibilidade por meio de diversas técnicas. A gente conta quais são elas na sequência, acompanhe!

Aparelho

O aparelho ortodôntico é indicado para quem tem um espaço maior entre os dentes, exigindo mais movimentação para realinhar toda a arcada. Esse costuma ser um tratamento mais longo, pois movimenta os dentes gradualmente. Veja os tipos de aparelho mais comuns:

  • aparelho fixo: composto por diferentes partes do aparelho ortodôntico, como fios e bráquetes. A opção é muito indicada para desalinhamentos e tem um resultado excelente;
  • alinhadores transparentes: são do modelo mais moderno — feito com tecnologia de ponta. São superdiscretos, o que ajuda bastante na questão estética, caso não queira colocar o fixo tradicional. Você pode usá-lo durante todo o tempo e retirar apenas para refeições e higiene bucal.

Resina ou porcelana

Caso o diastema não seja tão grande, há duas opções: resina ou porcelana. Nesse caso, a largura do dente é aumentada, diminuindo o espaço entre eles. Vale destacar que a resina, por exemplo, é um material bastante durável e que imita a estrutura natural do dente. Sem falar que o custo-benefício dela é superinteressante!

Facetas dentárias

As facetas dentárias são feitas de um material resistente e com aparência próxima a dos dentes naturais. Cada paciente precisa de peças personalizadas, assim o dentista orienta sobre o tipo mais próximo dos seus dentes naturais.

Essa é uma das opções mais indicadas para quem tem dentes pequenos e a mordida correta. As facetas modificam a face visível do dente, além de ser um tratamento relativamente simples.

Cirurgia

Caso o diastema seja por conta do freio labial, a recomendação pode ser uma cirurgia oral, conhecida como frenectomia. Quando realizada em crianças, o espaço pode se fechar por si próprio. Caso seja feita em adultos, por exemplo, pode ser necessário o uso do aparelho ortodôntico para completar o fechamento.

Os dentes separados podem surgir de novo?

Quando ocorre um tratamento por meio dos diferentes tipos de ortodontia, as chances de que os dentes se afastem novamente são muito pequenas. No entanto, nos casos de uso de aparelho, é importante usar uma contenção para manter os dentes no lugar. Agora, caso o tratamento seja com resinas, cirurgia ou facetas, é bem difícil que os espaços voltem, ok?

De qualquer forma, é importante manter suas visitas periódicas ao dentista. Assim, qualquer mudança vai ser notada com rapidez e, logo, a questão pode ser tratada da melhor maneira. Além disso, você pode questionar o dentista acerca de cuidados específicos e predisposições genéticas, pedindo por cuidados específicos para você.

Como vimos ao longo do texto, o diastema não é necessariamente um problema, mas há maneiras de cuidar do seu sorriso do jeito que ele é e também de fazer modificações pensando no seu bem-estar.

A Odontoclinic é especialista nos mais diversos tratamentos ortodônticos e estéticos, com ótimos profissionais. Para saber mais sobre, confira a nossa página de tratamentos!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!