Dentista pode fazer bichectomia? Descubra agora!

7 minutos para ler

Será que o dentista pode fazer bichectomia ou esse procedimento deve ser realizado por outros especialistas? Quem deseja fazer esse tratamento costuma ficar em dúvida sobre qual profissional deve procurar.

Essa incerteza é justificável, afinal, a bichectomia é uma intervenção realizada na face, não necessariamente nos dentes. Mas o que podemos dizer é que a odontologia evoluiu muito nos últimos anos e surgiram diversas especialidades dentro dela.

Já adiantamos que essa técnica também pode ser realizada por um dentista de confiança, mas vamos explicar com mais detalhes ao longo do artigo. Continue lendo para conferir exatamente o que é esse tratamento e como escolher o melhor profissional para garantir que a intervenção será um sucesso. Vamos lá?

O que é bichectomia?

A bichectomia é uma cirurgia irreversível para a retirada das bolas de Bichat de forma parcial ou total. Como resultado, o rosto ganha um formato com as maçãs do rosto bem esculpidas.

A verdade é que existem diferentes formatos de face e isso faz com que algumas pessoas tenham um rosto mais cheio do que outras. As bochechas são mais volumosas e o que proporciona esse volume são as bolas de Bichat.

Elas são um tipo de gordura (tecido adiposo) que se forma naturalmente na região das bochechas. Não estão diretamente relacionadas ao peso corporal, uma vez que mesmo pessoas magras podem ter o rosto redondo em função de as bolas de Bichat serem volumosas.

Há quem se incomode com esse volume das bochechas. Pode ser porque trazem desarmonia ou assimetria para o rosto na hora de sorrir, porque deixam a aparência infantilizada ou escondem os contornos da face.

Em alguns casos, as bolas de Bichat atrapalham até mesmo na hora de se alimentar. Por serem muito volumosas, sofrem lesões durante a mastigação porque são mordidas, trazendo grande desconforto para o indivíduo e o risco de prejudicar sua saúde bucal.

Todas essas condições podem ser tratadas ou corrigidas por meio da bichectomia. Vale dizer ainda que a técnica é relativamente simples e pode ser realizada em consultório utilizando apenas anestesia local. Não deixa cicatrizes porque as intervenções são feitas pela parte de dentro da boca.

Como resultado, a face fica mais magra. Conseguimos evidenciar os contornos do rosto e as maçãs também se tornam mais salientes. Assim, promovemos harmonia e simetria, além de deixar a aparência mais atraente e adulta, sem falar de prevenir as lesões e cortes durante o ato de mastigar.

O dentista pode fazer bichectomia?

Sim, o dentista pode fazer bichectomia, além de diversos outros tratamentos relativos à saúde bucal. A prática desse procedimento pelos cirurgiões-dentistas é regulamentada pela Resolução CFO-198, de 29 de janeiro de 2019.

O profissional da odontologia tem um amplo conhecimento das estruturas bucais e de toda a face, por isso, tem o preparo necessário para realização desse procedimento. A técnica está inclusa na Harmonização Orofacial, reconhecida pela mesma resolução do CFO (Conselho Federal de Odontologia) como especialidade odontológica, assim como ortodontia e periodontia.

Saber que dentista pode fazer bichectomia é uma ótima notícia, uma vez que esse profissional, por seus conhecimentos e experiência, pode realizar um tratamento mais seguro. Afinal, é preciso ter cuidado com outras estruturas que estão próximas das bolas de Bichat, como as glândulas salivares e os nervos faciais.

Além disso, uma vez que o dentista está habilitado para aplicação dessa técnica, é possível realizar um tratamento completo para harmonizar o sorriso e o rosto. Com isso, não há necessidade de procurar outros especialistas para complementar os resultados odontológicos.

Entretanto, é válido ressaltar que, para muitos procedimentos da estética dental, o dentista precisa de uma especialização para realizá-los. Sendo assim, é importante sempre ter atenção com o preparo do profissional e sua experiência, pois como qualquer outro procedimento a bichectomia apresenta riscos se não for bem realizada.

E além do dentista, quem pode realizar a bichectomia?

Cirurgiões plásticos também podem fazer essa cirurgia — lembrando que esses profissionais não contam com todo o conhecimento para harmonizar rosto e sorriso.

Como encontrar um dentista de confiança?

dentista pode fazer bichectomia

Explicamos que a bichectomia é um procedimento simples. A incisão feita pelo cirurgião dentista é de cerca de 1 a 3 cm apenas, mesmo assim, existe o risco de complicações, como dito, nas estruturas próximas da região que será operada.

Um dos riscos da bichectomia é a ocorrência de paralisia facial, que acontece quando há um dano ao nervo da face. Também pode ocorrer lesão nos ductos das glândulas salivares e, se a técnica não for bem aplicada, a face fica assimétrica.

Outro alerta importante sobre a bichectomia é que ela deve ser realizada apenas em pessoas que têm um volume aumentado das bolas de Bichat. Indivíduos que já apresentam um rosto magro, quando retiram essa gordura, podem apresentar esqueletização do rosto. Por isso, também não pode ser tirada uma grande porção. É preciso planejar bem o procedimento.

Tudo isso mostra a importância de escolher muito bem o especialista. Quando for pesquisar qual dentista pode fazer bichectomia, considere alguns aspectos antes de tomar sua decisão. Veja quais são!

Oferta do tratamento

Não são todas as clínicas que realizam a bichectomia. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar se, entre os tratamentos que ela disponibiliza, a bichectomia também está lá. Confira qual é o profissional responsável pela aplicação dessa técnica para se consultar direto com ele.

Credibilidade da clínica e do profissional

Veja se a clínica na qual você pretende fazer a bichectomia tem uma boa credibilidade no mercado, se ela já cultiva uma tradição e se conta com profissionais também experientes e especializados no assunto. Assim, você vai ter certeza de receber um bom atendimento e realizar o procedimento com segurança.

Opinião de pacientes antigos

Procure pacientes antigos em redes sociais, sites de reclamação ou converse com outras pessoas que você conhece e que já se consultaram na clínica. Veja qual é a opinião delas a respeito do atendimento oferecido, do modo como o tratamento foi realizado e dos resultados alcançados.

Estrutura da clínica

Pesquise também sobre a estrutura da clínica para saber se ela faz investimentos em novas tecnologias. O uso de equipamentos e materiais modernos faz toda a diferença para garantir resultados superiores, além de promover um cuidado maior com a segurança e a saúde do paciente.

Confiança passada pelo profissional

Para eliminar de vez as dúvidas, você pode agendar uma consulta apenas para conhecer a clínica e conversar com profissional. Analise muito bem esse primeiro atendimento e confira a confiança que o dentista passa durante a conversa, nas explicações sobre o procedimento, entre outros aspectos que trazem mais segurança para realizar a bichectomia.

Você também pode fazer bichectomia em unidades da Odontoclinic. Além de ter um atendimento humanizado e personalizado, vai encontrar profissionais experientes e muito bem preparados para realizar o seu tratamento utilizando as tecnologias mais modernas do mercado.

Agora que você descobriu que dentista pode fazer bichectomia, procure as unidades Odontoclinic mais perto de você! Afinal, uma clínica bem estruturada e um profissional experiente fazem toda a diferença para alcançar os melhores resultados.

Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus contatos também saibam que o dentista pode fazer bichectomia!

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário