Piercing na boca: como cuidar e manter a higiene

7 minutos para ler

Você pensa em colocar um piercing na boca mas ainda tem algumas inseguranças? Certamente, existem diversos modelos que podem ajudar você a expressar sua personalidade e estilo, como o piercing no dente, na língua e nos lábios. Porém, na hora de cuidar desse acessório, podem surgir dúvidas e questionamentos sobre os cuidados necessários.

Neste artigo, você vai descobrir quais são os principais cuidados que deve tomar antes e depois de colocar o piercing nesse local tão sensível. Também vai entender qual é a melhor forma de higienizá-lo e quais são as complicações que podem surgir, preparando-se para identificá-las.

Quer saber mais sobre os cuidados e higiene de um piercing na boca? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo!

Quais cuidados tomar ao colocar percing na boca?

Ao colocar um piercing, é necessário tomar uma série de cuidados para evitar inflamações e outros possíveis problemas. Na boca, a atenção deve ser redobrada, uma vez que se trata de um local com bastante exposição a agentes infectantes.

Quer saber quais são os principais cuidados? Continue a leitura e descubra!

Escolha um profissional capacitado

O primeiro cuidado que você deve ter antes mesmo de furar o piercing é com a escolha do profissional. Afinal, é necessário contar com um body piercer capacitado, com todas as competências necessárias para fazer o furo da melhor forma possível, evitando problemas e inflamações.

Aproveite para avaliar também o local no qual a joia será colocada. Verifique as condições de higiene e licença para funcionamento. Também garanta que todos os materiais utilizados são esterilizados.

Prefira joias hipoalergênicas

Também é importante ter cuidado com a joia que será utilizada. Existem piercings dos mais diferentes materiais, sendo que o ideal é escolher aqueles feitas com metais hipoalergênicos. As melhores joias para serem colocadas são, dessa forma, as de titânio ou de aço cirúrgico, por serem as mais seguras.

Quem deve fazer a colocação do piercing?

Vale lembrar que existem profissionais que realizam cursos e adquirem as competências necessárias para colocar piercings. Esses são os chamados piercers ou body piercers. Eles devem realizar o curso de formação na área, de forma a aprender as melhores técnicas para a colocação do piercing. Ter mais de 5 anos de experiência também pode ser um diferencial para o profissional.

Como deve ser feita a higienização?

Você já deve contar com uma boa higiene bucal para garantir a saúde dos seus dentes e gengivas, não é mesmo? Pois saiba que, ao colocar o piercing, esse cuidado deve ser intensificado, de forma a garantir uma boa cicatrização ao longo do tempo.

É necessário, em primeiro lugar, manter a boa higienização da boca, incluindo dentes, gengiva e língua. Isso evita a proliferação de bactérias e outros microrganismos que poderiam contaminar o piercing. Além disso, também é importante higienizar a joia três vezes ao dia, evitando também o acúmulo de alimentos e outros resíduos no local.

piercing na boca

Quais são os cuidados no pós-colocação?

Após colocar o piercing, é essencial que você tenha uma série de cuidados, tanto com a higienização quanto com o auxílio ao processo de cicatrização. Veja agora quais são os principais deles!

Faça a esterilização do objeto

É necessário limpar a joia diariamente, de forma a garantir que não haja o acúmulo de qualquer tipo de partícula próxima ao buraco no qual ela foi colocada. Para isso, pode ser importante utilizar um cotonete embebido em um produto antisséptico, indicado pelo profissional que colocou o piercing. Passe o cotonete ao redor da joia, retirando toda a sujeira que pode estar acumulada.

Realize a higiene bucal diariamente

A sua higiene bucal pode fazer toda a diferença na cicatrização do piercing. Afinal, quando você escova os dentes de forma adequada, pode ajudar a retirar impurezas e microrganismos que, no futuro, poderiam levar à infecção do local.

Portanto, realize a sua higiene bucal diariamente, seguindo a sua rotina. Escove os dentes e passe o fio dental todos os dias, mantendo o cuidado para não atingir, sem querer, o piercing.

Não mexa no piercing

Quando você coloca um piercing, pode ser que tenha vontade de mexer na joia frequentemente. Na boca, esse risco é ainda maior, uma vez que você pode mexer não apenas com as mãos, mas também a língua.

Evite esse comportamento! Mexa na joia apenas no momento de realizar a limpeza e sempre verifique que as suas mãos estão limpas nesse momento. Vale lembrar que o manuseio constante do piercing pode prejudicar a cicatrização e gerar machucados e inflamações no local.

Respeite o processo de cicatrização

O processo de cicatrização é o movimento natural do seu corpo para se recuperar da colocação do piercing. Dessa forma, ele precisa ser resguardado de forma a garantir que acontecerá da melhor forma possível.

Portanto, respeite a cicatrização. Isso significa que você deve aguardar o tempo de recuperação do corpo, evitando comidas duras e sólidas, que poderiam machucar o local, e bebidas alcoólicas ou alimentos ácidos, que dificultam o processo como um todo. Nas primeiras semanas, opte por alimentos macios e gelados, que favoreçam a cicatrização adequada.

Use antisséptico bucal

O antisséptico bucal pode ser o seu melhor aliado na hora de cuidar do piercing. Afinal, ele é capaz de reduzir o número de bactérias presentes presentes na boca, evitando inflamações. Portanto, use esse produto de duas a três vezes ao dia, dando preferência para antissépticos sem álcool.

Que complicações podem surgir?

Existem algumas complicações que podem surgir devido ao piercing na boca. Entenda quais são as principais delas e, caso perceba algum sinal de atenção, procure atendimento médico rapidamente.

Dor e inchaço

É normal sentir um pouco de dor e inchaço após a colocação do piercing. Porém, se isso durar muito tempo ou a dor estiver insuportável, procure um médico, pois isso pode ser um indicativo de inflamação.

Ferimentos na gengiva

O piercing é uma joia de metal e, dessa forma, pode gerar alguns ferimentos na gengiva. Fique atento à esse processo e, caso perceba que ele está machucando a sua gengiva, procure um profissional para trocar a joia por uma mais adequada.

Endocardite

Você já sabe que inflamações contínuas na boca podem gerar, inclusive, problemas no coração. Afinal, as bactérias podem migrar para outros órgãos. Dessa forma, uma das complicações mais sérias é a endocardite, ou seja, inflamação do coração. Ela só ocorre caso a infecção se propague. Dessa forma, combater qualquer indício de problema rapidamente pode ser a melhor forma de evitar tal problema.

Nesse artigo você entendeu mais sobre os principais cuidados que devem ser tomados ao colocar um piercing na boca. Afinal, esse é um local sensível e propenso à infecções, caso a higiene não seja feita da melhor forma possível. Portanto, aproveite as nossas dicas e tome todos os cuidados para garantir a boa cicatrização do seu piercing!

Quer saber mais sobre cuidados com a saúde bucal? Então, entre em contato com a Odontoclinic e descubra a clínica mais próxima de você!

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário