Colocar piercing no dente com segurança é possível? Descubra

Colocar piercing no dente já foi moda em todo canto. Hoje em dia, embora a gente veja menos, ainda existem aqueles que querem dar um brilho a mais ao sorriso. Mas será que isso é seguro? Ou será que faz mal pros dentes?

Para manter você a par das informações, vamos falar sobre o material do piercing dental, como é a aplicação e quais são os cuidados essenciais. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Material do piercing de dente

Geralmente, o piercing de dente é de aço inoxidável cirúrgico, conhecido por sua alta durabilidade e resistência à corrosão. A escolha desse material é para garantir que o brilho no dente não reaja mal ao ambiente bucal.

O aço inoxidável cirúrgico é altamente seguro e não reage com os fluidos da boca, evitando possíveis reações alérgicas e doenças bucais. Existem algumas variações de materiais, como titânio, que também são opções, mas o aço inoxidável é o mais comum. 

Como se coloca piercing no dente 

Colocar piercing no dente é um procedimento delicado que pede um profissional experiente. O processo começa com a minuciosa limpeza da superfície do dente onde o brilho será fixado. Depois, o profissional utiliza uma cola específica para piercing no dente.

A fórmula da cola deve aderir à estrutura do dente de forma segura, sem causar danos à sua integridade. Após a aplicação, o profissional posiciona o piercing cuidadosamente e mantém no lugar até que a cola esteja completamente seca.

Piercing dental faz mal? 

Piercing no dente não faz mal geralmente, desde que você conte com um profissional qualificado. Se a aplicação do piercing dental não ocorrer corretamente, há o risco de afetar a integridade do esmalte dentário e irritar as gengivas, levando a problemas como cáries dentárias, sensibilidade e infecções.

Como colocar piercing no dente de forma segura

Faça uma avaliação completa da sua saúde bucal antes do procedimento, questione sobre a qualidade da cola e tire todas as suas dúvidas. A segurança é a prioridade máxima ao colocar um piercing no dente.  Esse tipo de precaução ajuda a garantir uma aplicação segura e minimizar riscos potenciais.

Você também precisa de orientação sobre os cuidados adequados após colocar o piercing dental, como instruções para higiene bucal e dicas para não danificar o piercing, por exemplo. Além disso, precisamos destacar a importância de realizar visitas ao dentista para garantir que tudo está em ordem.

Piercing no dente: quanto tempo dura

Em média, o piercing para dente dura de seis meses a dois anos. A durabilidade varia de pessoa para pessoa, dependendo dos cuidados e do material utilizado.

Hábitos como morder objetos duros, ingerir alimentos ácidos ou bebidas quentes podem diminuir a vida útil do piercing.

Cuidados essenciais com o piercing no dente

Para prolongar a vida útil do seu piercing no dente, siga as orientações do dentista e cuide da sua saúde bucal. Evite morder objetos e roer as unhas, pois isso pode colocar pressão excessiva sobre o piercing e causar danos. Além disso, evite alimentos e bebidas que podem corroer a cola usada para fixar o piercing.

Mantenha também uma rotina rigorosa de higiene bucal, incluindo escovação frequente dos dentes e uso regular de fio dental. Manter a higiene bucal adequada é fundamental para prevenir a acumulação de placa bacteriana ao redor do piercing e para evitar problemas como cáries ou inflamações das gengivas. 

Expressão com responsabilidade 

Colocar piercing no dente pode ser uma forma de se expressar, mudar a estética e se sentir bem, mas deve ser feito com responsabilidade. Portanto, use material adequado, consulte um profissional experiente e siga os cuidados recomendados para que o brilho no dente não prejudique seu sorriso. 

Ao seguir as orientações de um profissional de saúde bucal, você pode desfrutar desse adereço para expressar sua individualidade sem comprometer sua saúde oral. Portanto, se você está pensando em aderir ao piercing dental, consulte o dentista!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!