Disfunção temporomandibular e dor orofacial: o que fazer ao sentir dor na ATM?

Sentiu dor na mandíbula? Isso pode ser um problema de disfunção temporomandibular. Saiba o que fazer!

A disfunção temporomandibular e dor orofacial atinge entre 40% a 75% da população. Esses são dados da Academia Americana de Dor Orofacial. O problema leva muitos pacientes todos os anos aos consultórios odontológicos. Mas quais são as causas? E os sintomas?

Neste artigo, conversamos com Bruna Ribeiro de Castro Nunes, cirurgiã-dentista especialista em Ortodontia e que trabalha nas unidades de Indaiatuba e Itu da Odontoclinic. Confira e tire suas dúvidas!

O que é a disfunção temporomandibular?

A disfunção temporomandibular (DTM, também conhecida como ATM) é um problema relacionado à articulação que liga o osso mandibular ao crânio, sendo a responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca.

Então, quando temos um conjunto de problemas e uma anormalidade no funcionamento dessa articulação, ocorre uma sobrecarga. Quando isso acontece, há uma série de dores que podem acontecer, como o desconforto orofacial.

Quais são as principais causas da dor na ATM?

As causas que levam à disfunção temporomandibular e dor orofacial são variadas. Elas abrangem desde o estresse e a ansiedade até lesão no local e problemas na arcada dentária.

Estes são os problemas que mais causam a DTM:

  • bruxismo— tipo de desordem funcional conhecida pelo ato de ranger ou mesmo apertar os dentes durante o sono. A pressão exercida por esse ato pode levar ao desgaste e amolecimento dos dentes e, nos casos mais graves, à DTM;
  • mastigação incorreta — cada dente do ser humano tem uma função específica, como cortar e triturar. A falta de um deles ou mesmo o mau posicionamento na arcada dentária pode levar à mastigação incorreta, o que gera uma série de problemas desde a lentidão ao comer até dores orofaciais;
  • má oclusão dentária — causada pelo mau alinhamento dos dentes superiores e inferiores, se eles não fecham de modo correto na mordida, ocasionam problemas como a DTM;
  • traumas na região — ferimentos no maxilar e na mandíbula, bem como na cabeça ou pescoço podem resultar no problema.

Quais são os sintomas que podem indicar distúrbio na ATM?

Segundo Bruna, “os pacientes com disfunção temporomandibular e dor orofacial frequentemente apresentam os sintomas som de clique ou estalos ao abrir e fechar a boca. Além disso, podem apresentar dificuldade para abrir a boca, conseguindo fazer apenas uma abertura pequena, e não grande”.

A especialista em ortodontia também destaca os inchaços na região e dores de ouvido. Mas existem outros sintomas que precisam ser considerados, como vamos explicar melhor a seguir.

Dores de cabeça

É comum que a disfunção temporomandibular e a dor orofacial sejam associadas às dores de cabeça. Elas podem ser do tipo latejantes, como enxaquecas, ou do tipo tensional, mais comum. Essa última causa no paciente uma sensação de que a cabeça está sendo pressionada. Lembrando que poderá ocorrer um reflexo ainda na face.

Dor ao bocejar

Se ao bocejar ou abrir a boca há uma dor, isso pode indicar que a DTM está presente. Esse ato deve ser indolor, portanto, se provoca incômodo é bom verificar as causas para evitar maiores problemas.

Mandíbula presa

Nesse caso, se ao abrir a boca a mandíbula desloca e não volta mais, havendo a necessidade de que um especialista a coloque no lugar, é bem provável que seja um problema de disfunção temporomandibular.

É fundamental ter atenção, pois esses travamentos podem ser temporários, de modo que se resolvem sozinhos. Contudo, também existem casos em que o paciente não consegue ter uma abertura bucal.

Flacidez muscular

A flacidez muscular e o cansaço facial estão entre os sinais de DTM. Quando há um enfraquecimento das fibras que formam os músculos, você pode perder força e a capacidade de realizar determinados movimentos.

Dor e zumbido no ouvido

Um dos sintomas mais comuns da DTM é a dor de ouvido ou mesmo zumbido. Isso acontece devido à proximidade entre os dentes e o ouvido. A má oclusão dentária pode causar um problema mandibular que se refletirá no local.

Outros subtipos de disfunção temporomandibular também causam reflexos no ouvido, como inflamação e trauma na área da mandíbula.

disfunção temporomandibular e dor orofacial

O que fazer ao sentir dor na ATM?

Ao sentir dor na ATM, o indicado é buscar um dentista, de modo que ele inicie o tratamento adequado para o seu caso. Hoje, existem diferentes tipos de cuidados que podem ser usados para amenizar e evitar que o problema cause ainda mais dores.

Tratamentos

Ainda que seja necessária uma intervenção cirúrgica, a prioridade para um tratamento de disfunção temporomandibular e dor orofacial é tirar a dor do paciente. Logo, a primeira atitude a se tomar é realizar um tratamento clínico. O objetivo é eliminar a inflamação tanto muscular quanto articular, melhorando a movimentação mandibular.

Para isso são usados analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios, ainda mais quando a dor se apresenta de forma aguda. Caso você tenha a sua DTM causada pelo bruxismo, o tratamento consiste na utilização de uma placa acrílica à noite, feita de maneira personalizada para o paciente.

Em determinados casos, atividades de relaxamento e outras técnicas são aplicadas para auxiliar no controle da tensão mandibular — é o que chamamos fisioterapia da ATM. Agora, se o problema for causado por má oclusão, os aparelhos ortodônticos são uma ferramenta usada no tratamento.

Em último caso, os procedimentos cirúrgicos. Em geral, eles são indicados para pacientes que precisam de correção articular.

Como escolher um dentista para esse tratamento?

Para cada problema bucal existe um profissional de odontologia para atuar naquela área em específico. No caso de disfunção da ATM, o dentista que faz o tratamento é especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial. Mas caso haja a necessidade de uma intervenção cirúrgica, será necessário contar com o auxílio de um cirurgião-dentista bucomaxilofacial.

É muito importante escolher um profissional com cuidado na hora de realizar o procedimento. Pegue referências, conheça bem a sua especialização, observe materiais utilizados e a eficácia de outros tratamentos já realizados por ele.

Na Odontoclinic, você encontra profissionais preparados para o tratamento de disfunção temporomandibular e dor orofacial. Tudo com a qualidade de quem está há 20 anos no mercado e conta com consultórios modernos espalhados pelo Brasil.

Encontre a clínica mais próxima de você e agende uma consulta!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!