Herpangina: sintomas, tratamento e como se proteger do vírus

A criança está com bolhas na garganta que doem muito? Também apareceram bolhas nas mãos e nos pés? Embora os sintomas pareçam bastante com os da doença pé-mão-boca, ela pode ter pegado herpangina.

Vamos explicar os sintomas, quais são as causas, como é o tratamento e o que fazer para não se infectar. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é herpangina

Herpangina é uma doença que causa feridas na boca, na garganta, nas mãos, nos pés e nas nádegas. Essas feridas geralmente são brancas com as bordas vermelhas e podem causar bastante dor.

Lesões na boca podem surgir por vários motivos em adultos e crianças. Essa doença, especificamente, é mais comum em crianças, dos 3 aos 10 anos, mas também pode ocorrer em adultos. 

Herpangina viral

A contaminação é causada pelo vírus coxsackie grupo A na maioria das vezes, mas pode ser provocada por outros vírus. A contaminação tende a acontecer em epidemia, passando de criança para criança e também entre pessoas que estão amamentando. 

Fotos de herpangina

herpangina: imagens de feridas no fundo da boca, em mão e em pés

Sintomas de herpangina

Os sintomas de herpangina são febre, dor de garganta, dor de cabeça e dor no pescoço, associadas a feridas na boca, na garganta, nos pés, nas mãos e nas nádegas. 

Também pode ocorrer aftas na língua, no céu da boca, nas amígdalas e na úvula (o “sininho” na parte de trás da boca). Além disso, podem surgir ínguas no pescoço. 

O que causa herpangina

A transmissão do vírus acontece pelas gotículas de saliva. Então, quando a criança tosse, espirra, compartilha copos, pratos e colheres, por exemplo, pode pegar ou passar a virose. 

Esse vírus é capaz de sobreviver por dias em objetos e superfícies infectadas, sendo que a infecção ocorre mais no verão. O contato com fezes também pode ser uma causa da doença. 

Tratamentos para herpangina

O tratamento para herpangina é feito com analgésicos, muito consumo de água e repouso. Na verdade, não existe um remédio ou protocolo específico para essa virose, então o tratamento foca em parar a transmissão e eliminar os sintomas.

Por isso, o médico pode receitar analgésicos para a dor de cabeça e dor causada pelas lesões, antitérmico para a febre, pastilhas e anti-inflamatórios para a dor na garganta etc. 

Quanto tempo dura a herpangina

A herpangina dura no máximo 10 dias geralmente. Então, os sintomas tendem a sumir antes de uma quinzena. O tempo de contágio pode durar semanas, mas a primeira semana de aparecimento dos sintomas é a mais infecciosa.

Durante esse período, é recomendável o consumo de sucos, papinhas e alimentos pastosos, porque as feridas na garganta podem incomodar muito, impedindo a deglutição e consequentemente a nutrição adequada

Herpangina é perigoso?

Essa doença é considerada benigna, então complicações são extremamente raras, mas não deixe de informar o médico em caso de qualquer preocupação. 

Como prevenir a herpangina

Para prevenir a herpangina, evite o compartilhamento de objetos pessoais como garrafas, garfos, colheres e copos.

Capriche na higiene, lave sempre as mãos e use álcool em gel, especialmente se tiver contato com a criança contaminada. Informe a escola sobre a manifestação do vírus, avise as pessoas próximas e fique em casa pelo período recomendado pelo médico.

Herpangina x estomatite

Estomatite e herpangina são doenças diferentes. A primeira geralmente causa lesões nos lábios e na parte frontal da boca. A segunda causa feridas no fundo da boca, mais próximo da garganta, área que chamamos de palato mole. 

Se você ou alguém na sua casa está com feridas na boca, confira também os sintomas de estomatite e saiba como se cuidar! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!