Descubra se você sabe como limpar a língua e evite doenças bucais

Você sabe como limpar a língua corretamente? Muita gente passa a escova com pasta depois de escovar os dentes, muitas pessoas fazem isso antes de escovar os dentes, há ainda quem raspa e deixe o enxaguante bucal agir por alguns minutos na língua, mas afinal, qual desses métodos é o certo? 

Para tirar todas as suas dúvidas sobre isso, preparamos este post explicando por que escovar a língua é importante e quais são os perigos de não limpar a língua. Além disso, vamos ensinar como a higiene da língua realmente deve ser feita. Que tal conferir as informações e nunca mais errar? Vem com a gente! 

Por que escovar a língua é importante? 

A língua é uma estrutura muito importante da nossa boca, já que ela faz parte da alimentação e da fala. Como todos os alimentos passam por ela, existe uma propensão natural para que resíduos se acumulem ali, junto com muco natural, células mortas etc. A sujeira da língua é chamada de saburra e causa aquela cor esbranquiçada

Você sabia que o seu paladar também depende da sua língua? Pois é. As papilas gustativas ficam nela, portanto, a língua precisa estar limpa para manter as papilas livres. Além disso, manter a língua limpa também combate o mau hálito e o acúmulo de bactérias que causam placa, prevenindo doenças como cáries e periodontite, por exemplo. 

O que acontece se não limpar a língua?

Se você não limpar a língua corretamente, vai ter um acúmulo de bactérias na boca. A sua língua vai ficar branca, podendo progredir para tons de amarelo, verde e outros mais escuros. A halitose é o grande vilão para quem não higieniza a língua. O mau hálito pode causar muitos constrangimentos e problemas sociais. 

Além disso, essas bactérias vão deixar você mais suscetível a doenças bucais, placa bacteriana e tártaro. Se você já enfrenta algum problema, como cáries ou gengivite, a língua suja vai agravar o quadro. Além disso, você vai parar de aproveitar suas comidas preferidas, afinal, seu paladar pode ser afetado. 

Como limpar a língua corretamente? 

O primeiro passo é fazer aquela higiene bucal de praxe: passar o fio dental e escovar os dentes usando pasta com flúor. Feito isso, aí vem o momento de higienizar a língua. Para isso, você pode usar a sua escova de dentes mesmo e não precisa de pasta nesse momento. 

Comece por trás e termine na frente, tanto em linha reta quanto diagonal. Mas atenção: os movimentos devem ser suaves! Faça entre 6 e 10 repetições e, após isso, enxague a boca com água. Se você usa enxaguante bucal, pode fazer o bochecho após enxaguar a boca com água depois de limpar a língua. 

Raspador de língua vale a pena? 

O raspador de língua é útil, mas não é indispensável. Caso você queira raspar a língua com um aparelho específico para isso, tudo bem, basta usá-lo da mesma forma que usaria a escova de dente: de trás para frente, aplicando apenas um pouco de pressão. 

Quantas vezes devo limpar a língua? 

A indicação é limpar a língua, no mínimo, duas vezes ao dia. Se você puder, higienize a língua todas as vezes que você escovar os dentes, ou seja, após o descanso de todas as refeições. 

Tem como limpar a língua naturalmente?

Existem dois fatores que podem ajudar na limpeza natural da sua língua: ingestão de água e alimentação específica. Uma dieta rica em doces, por exemplo, vai estimular o crescimento das bactérias, enquanto alimentos como cenoura, maçã e pepino, quando comidos crus, ajudam na limpeza bucal. 

A laranja estimula as glândulas salivares, enquanto hortelã, por exemplo, ajuda na digestão e deixa o hálito refrescante. Beber bastante água mantém a produção de saliva saudável, colaborando também na limpeza da língua e da boca como um todo. Além disso, os bons hábitos de higiene bucal são indispensáveis

Pode raspar a língua com a colher?

Pode sim. Você vai posicionar a colher limpa virada para baixo na parte de trás da língua e ir “puxando” a parte branca da língua para a ponta. Repita o processo até perceber que o excesso saiu, sempre maneirando na pressão para não causar nenhum trauma na sua língua. Após isso, enxague a boca com água. 

O que fazer para tirar o branco da língua? 

Uso do fio dental e de uma boa pasta de dente, escovação adequada e saber como limpar a língua são os passos essenciais para eliminar aquela aparência esbranquiçada e manter a saúde bucal em dia. Aqui, temos apenas um ponto de atenção: caso o problema persista, é importante investigar as causas e fazer o tratamento adequado.

Se você tem língua branca, aprenda mais sobre o assunto: descubra as causas e saiba como resolver lendo o post que preparamos para você

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
O atestado odontológico é válido para abonar faltas? Quantos dias? E horas? Esclareça suas dúvidas nesse post!
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!