Entenda o que causa glândula salivar inchada e o que você deve fazer nesse caso

Você já ouviu falar em glândula salivar inchada? Sensação de inchaço embaixo da língua, boca seca, dificuldade de engolir, esses sintomas parecem familiares? Talvez você já tenha sentido e ficou com dor e desconforto, apenas esperando passar, sem saber que é possível buscar tratamento.

Por isso, neste texto, vamos explicar quais são os sintomas de glândula salivar inflamada, quais são as principais causas, onde ficam as glândulas salivares, para que elas servem, qual médico procurar e o que fazer se você está com as glândulas salivares inchadas. Bateu a curiosidade? Vem com a gente! 

O que são e onde ficam as glândulas salivares? 

As glândulas salivares, como o nome sugere, são tecidos cuja função é produzir e secretar saliva. Nelas, estão contidas as enzimas que iniciam o processo digestivo dos alimentos, além de anticorpos e outras substâncias que colaboram na prevenção de infecções. 

O nosso corpo conta com três pares principais de glândulas salivares: as parótidas, as sublinguais e as submandibulares. As parótidas são o maior par de glândulas salivares e estão posicionadas abaixo e à frente dos ouvidos, bem atrás do ângulo mandibular. 

O que causa glândula salivar inchada?

A inflamação das glândulas salivares, também chamada de sialoadenite, é causada geralmente por vírus ou bactérias, cálculos salivares (sialotíliase, causada pelo acúmulo de sais minerais) ou obstrução. 

Um exemplo bem comum de infecção que faz a glândula salivar inchar é a caxumba. No caso das obstruções, pode ocorrer por má formação ou, ainda, por pequenos pedaços de comidas que ficam na boca por falta de higienização bucal adequada

Quais são os sintomas de inflamação nas glândulas salivares?

Os principais sintomas de sialoadenite são dor na boca, inchaço embaixo da língua, e vermelhidão das mucosas. Além disso, pode ocorrer diminuição da produção de saliva, boca seca, inchaço na região da bochecha e pescoço e dificuldade de falar e engolir.

Em alguns casos, a pessoa com a glândula inflamada pode ter mal estar, dor de cabeça e febre. As glândulas salivares inflamadas também podem produzir pus. Isso cria uma sensação de mau hálito, devido ao mau gosto, já que o pus é liberado na boca. 

Qual médico cuida da glândula salivar?

Para cuidar da glândula salivar, você deve procurar um dentista ou um clínico geral. Depois de ouvir os sintomas, o profissional faz o exame físico para confirmar o diagnóstico de sialoadenite, analisando elementos como o tamanho das glândulas salivares, a produção de saliva, a sensibilidade e a textura, por exemplo.

Vale lembrar que a inflamação das glândulas salivares está, geralmente, associada a outras condições de saúde, que precisam ser tratadas. Por isso, o médico pode pedir exames como o de sangue, cultura de saliva e das secreções, raio-x, tomografia computadorizada, ultrassom, ressonância magnética e também biópsia das glândulas salivares. 

Embora os termos odontológicos e médicos possam confundir a gente vez ou outra, você sempre pode ficar à vontade para questionar o dentista sobre as suas dúvidas, a fim de conhecer o diagnóstico e levar o seu tratamento da melhor forma. 

O que fazer em caso de glândula salivar inchada? 

O tratamento específico para glândulas salivares inchadas é focado no alívio dos sintomas, visto que a maioria dos casos é proveniente de outras condições, como infecções por vírus. Sendo assim, há diversos tratamentos que podem ser indicados. Veja a seguir quais são as recomendações mais comuns:

  • tomar mais água;
  • garantir uma boa higiene bucal;
  • fazer compressas mornas;
  • fazer massagem nas glândulas salivares;
  • consumir alimentos que aumentam a produção de saliva;
  • uso de antiinflamatórios;
  • uso de analgésicos;
  • uso de antibióticos (no caso de infecção bacteriana). 

Se você faz uso de algum medicamento que diminui a produção de saliva, a alternativa é conversar com o médico para estudar a troca da medicação ou administração em uma dosagem diferente. No caso de pus, pode ser necessária uma drenagem. 

Quando a condição é frequente por conta de pedras nas glândulas, é indicada uma pequena cirurgia para retirada desses cálculos. Em outros casos crônicos, o tratamento para sialoadenite pode ser a cirurgia para retirada das glândulas. 

Em caso de sintomas, procure o seu dentista

Muita gente ignora a glândula salivar inchada e fica desconfortável com os sintomas em vez de procurar o médico. Sendo assim, nossa principal recomendação é que você busque atendimento do dentista assim que notar sinais de glândulas salivares inflamadas, seguindo as recomendações específicas para o seu tratamento. 

É muito bom ter orientações sobre como cuidar bem do seu sorriso, da sua saúde bucal e ter informações em primeira mão sobre tratamentos odontológicos, né? Assine a nossa newsletter e tenha acesso aos conteúdos que preparamos especialmente para você! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentários

  • A MUITO ANOS EU SOFRO COM UMA ENFERMIDADE DE DUAS glândulas salivares abaixo DA MINHA BOCA ISSO DOE MUITO AS VEZES FICA inflamada E DOE BASTANTE JÁ MARQUEI CONSULTAR MÉDICA PRA FAZER CIRURGIA

    • Oi, Marcelo!

      Que bom que você vai resolver e não sofrer mais esses incômodos.
      Depois volte para nos contar mais sobre como foi sua experiência!

    • Oi, Miriam!
      Quais informações você precisa?

      Você pode comentar por aqui ou entrar em contato via telefone ou WhatsApp através do número: (11)94386-3137 das 8h às 20h.

      Além disso, nesses pontos de contato é possível agendar uma avaliação, então você consegue falar diretamente com o dentista no dia da sua consulta.

    • Ei Miriam, tudo bem?

      Você pode passar com o especialista ele vai conseguir auxiliar e tirar suas dúvidas. Aqui na Odontoclinic a nossa avaliação é sem custo, através desse número (11) 94386-3137 das 8h às 20h de seg à sex, você consegue conversar com a nossa equipe. Qualquer coisa estamos por aqui!

  • Olá. O que pode ser ? Quando estou com muita vontade de comer algo… quando chega para comer uma das glândulas fica inchada, dói para engolir. Ai tenho que esperar uns 5 minutos até conseguir comer sem incômodo algum. (É meio que momentâneo, porém acho estranho sempre acontecer quando estou esperando para comer algo que quero muito)

    • Oi Monique!

      O ideal é que o dentista avalie sua boca. Para ter informações precisas sobre o seu caso, é melhor marcar uma consulta.
      Entre em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para marcar uma avaliação gratuita.

    • Oi Vanda!
      Fale diretamente com o dentista.
      Você pode entrar em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para marcar uma avaliação gratuita.

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!