Língua branca: o que pode ser e como resolver?

A conquista de um sorriso saudável envolve o tratamento de problemas como a língua branca. Confira agora como isso pode ser resolvido!

Você sabia que, depois dos dentes, a região da língua é a que mais acumula restos de alimentos e micro-organismos? Por isso, é necessário atenção na hora de higienizar toda a boca, a fim de evitar diversas condições — como a língua branca. 

Isso pode ser visto como um sinal de alerta para um possível problema de saúde, como candidíase ou falta de cuidados diários com a higiene. Então, se você tem notado sua língua esbranquiçada, continue a leitura e veja que o problema pode ser evitado com hábitos bem simples!

O que é a língua branca? 

A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua. 

Essa combinação de resíduos colabora para o surgimento de outros problemas bucais, como mau hálito, superfície áspera e irritação nas papilas — pequenas saliências da língua. 

Quais são as principais causas?

Há um conjunto de fatores que contribuem para o surgimento de manchas esbranquiçadas na língua. Confira as principais situações em que isso ocorre!

Higienização incorreta

A falta de higiene bucal é um dos principais motivos que causam a língua branca. A recomendação dos dentistas é de que, ao escovar os dentes, a língua também seja escovada para ajudar a eliminar resíduos. 

Acúmulo de bactérias ou fungos

Pessoas com sistema imunológico mais frágil podem apresentar um grande aumento de bactérias ou fungos na língua. Isso acontece, por exemplo, no caso de candidíase oral, também conhecida como sapinho, que é causada pelo fungo Candida.

Jejum prolongado

Essa é uma famosa técnica de emagrecimento. O que muitas pessoas não sabem é que um dos efeitos colaterais do processo é o surgimento da língua branca e do mau hálito. Com o objetivo de amenizar esse problema durante o jejum, vale reforçar a rotina de higiene ao incluir o hábito de raspar a língua. 

Como tratar a saburra lingual?

Existem três principais meios de cuidar da língua branca

  • remoção com raspadores;
  • tratamento com medicação para oxigenar a superfície lingual;
  • identificação dos fatores de risco.

As duas primeiras abordagens são mais simples de implementar e podem ser resolvidas com cuidados e orientações do dentista. Já a terceira condição envolve a descoberta do motivo para a língua branca. O objetivo é corrigir o problema, seja ele causado por um fungo ou bactéria, por exemplo.

O que a medicina ayurvédica diz sobre raspar a língua?

A medicina ayurvédica consiste em um conjunto de terapias indianas milenares. Ela utiliza diversas técnicas para promover o diagnóstico, a prevenção e a cura com base em estudos do corpo, da alma e da mente. 

O Ayurveda mostra que a língua é responsável pela primeira etapa da digestão, por isso, tem papel central na saúde e no bem-estar de qualquer pessoa. É na aparência da língua que você pode ver um pouco mais sobre sua condição e identificar as toxinas acumuladas nos últimos dias, meses e até anos. 

Assim, a atitude de raspar a língua deve ser vista como um ritual de higiene e de autocuidado, com o intuito de eliminar todos os micro-organismos que impedem o corpo de ser mais saudável. 

Como raspar a língua?

cuidar da lingua branca

Nesse procedimento, é aconselhável usar um raspador de língua, de preferência confeccionado em aço inoxidável. Esse tipo de material tem algumas vantagens: 

  • é fácil de ser esterilizado;
  • evita o surgimento de alergias;
  • impede que os resíduos fiquem na língua. 

Caso você não tenha esse equipamento, pode utilizar como alternativa a tradicional colher, virada ao contrário. 

Com o acessório, a raspagem deve ser feita diariamente, pela manhã, logo antes da primeira escovação. Segurando o raspador pelas alças, você deve colocar a curva maior no fundo da língua e, fazendo uma pequena pressão no aparelho, puxá-lo de trás para a frente. Após realizar todo o processo, lave o raspador. Caso seja necessário, faça repetições.

Quais são os benefícios de raspar a língua?

Fazer a raspagem todos os dias pode ser benéfico de muitas formas. Além de ser super-higiênico, se você criar esse hábito terá vantagens na saúde corporal e, conforme a Ayurveda, também na mental. Você pode conhecer alguns desses benefícios abaixo!

Acaba com o mau hálito

Ao tomar como hábito a raspagem da língua, você estará eliminando os fungos, bactérias e resíduos alimentares que se acumulam diariamente, causando halitose. Por consequência, o problema vai deixar de existir.

Melhora a saúde bucal

A sua saúde bucal por completo vai ganhar com a raspagem. Por meio dela, problemas como tártaro, gengivite, cárie e outros têm menores chances de ocorrer. Vale lembrar que o procedimento não substitui a escovação dos dentes e o uso de fio dental, combinado?

Limpa o paladar

Em alguns dias após adotar a raspagem, você já vai conseguir sentir diferenças no paladar, notando gostos que não sentia há tempos. O método pode proporcionar um aumento na capacidade de suas papilas gustativas.

Purifica corpo e mente

A raspagem da língua é uma das técnicas de purificação, de acordo com um dos princípios da Yoga, o Kriyas. Quando aliada a outras táticas, como a dos seios nasais e do intestino, o procedimento pode proporcionar efeitos de cunho físico, mental e espiritual.

É necessário buscar um dentista?

Se você não conseguir remover a saburra por meio da raspagem e escovação da língua, significa que é necessário procurar ajuda de um dentista. 

O profissional pode ajudar a identificar doenças autoimunes e outros desequilíbrios no organismo, que têm como principal sintoma a língua branca. Por isso, vale prestar atenção aos sinais que o seu corpo apresenta e buscar um dentista o mais rápido possível. 

Em todo caso, as visitas periódicas a seu dentista devem ser um hábito contínuo. Esse especialista acaba olhando para a saúde da sua boca como um todo, independentemente de ter ou não a língua branca.

Alguns cuidados, como manter uma alimentação saudável, ingerir bastante líquido e fazer uma boa limpeza lingual após as refeições, ajudam a diminuir a ocorrência da língua branca e demais problemas que a acompanham. Para esclarecer qualquer dúvida e obter um tratamento odontológico adequado, consulte um dentista de confiança regularmente, ok?

Gostou do nosso texto? Viu como é importante cuidar da sua língua? Aproveite a visita ao blog para assinar a nossa newsletter e receber todas as atualizações por e-mail!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 Comentários

  • Boa noite me chamo lindiinalva pois estou aqui hoje pedindo hum favor que poder me ajudar com esse problema pois têm um tempo que tenho. Esse problema de língua branca não seis mais ok fazer isso deixar eu muito nervoso já usei muitas coisa e nada resolve se alguém tiver alguma indicação eu agradeço de coração ❤️ por favor me ajudem 😘

  • Estou com uma mancha branca na lingua do lado direito a mais de um mes.Já fui no dentista ele me encaminhou para um estomatologista mas esta demorando pelo SUS.
    O que faco?
    estou muito preicupada

  • Eu não sei onde tem dentistas profissionais pra esse caso.
    Já não sei mais onde procurar , até bucomaxilofacial , gastroenterologista e oftalmologista já fui.

  • Gostei muito da sua dica e gostei muito da maneira que vocês me deram para solucionar o problema. Obrigado.

  • Achei muito interessante o texto, foi muito bom, eu ter lido, pois fiquei sabendo de coisas que eu não sabia, sobre a saúde bocal.

  • Estou com a boca com os carocinhos pareceque sai uma areinha não sara porque fico somastigando tornou uma mania ,tem dia que não alimento de nada,minha boca fica amargondo não vejo sabor de nada ,Perdi o paladar so coisas doce que serve para mim.Pesso por favor mim ensina um tratamento para que eu melhore Obrigado bom dia.

    • Olá Elza, tudo bem? Nesse caso é recomendado procurar um profissional, nossas unidades além de modernas e bem localizadas, contam com diversos especialistas para atender você.
      Através do número (11) 94386-3137 das 8h às 20h de seg à sex, você consegue conversar com a nossa equipe. Qualquer dúvida estamos à disposição!

  • Gostei da mensagem que por sinal é muito rica, logo,deu para entender e aprender o bastante, sendo assim terei de po-las em prática e melhorar a minha saúde bucal.Vivaa!!!

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
O atestado odontológico é válido para abonar faltas? Quantos dias? E horas? Esclareça suas dúvidas nesse post!
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!