Que cuidados devo ter após um tratamento de canal dentário?

É muito provável que você nunca tenha ouvido falar sobre endodontia, mas, com certeza, conhece procedimentos odontológicos relacionados a ele, como é o caso do tratamento de canal dentário.

A endodontia é a especialidade que trata as lesões e doenças na polpa e na raiz do dente. Ela é indispensável pra livrar o paciente de problemas mais complexos, como infecções e até a extração dental.

Quando falamos dos tratamentos de canal, uma dúvida que surge com frequência nos pacientes está relacionada a quais precauções e cuidados eles devem ter após essa operação. Será que vai doer? É realmente necessário realizar o procedimento?

Neste artigo, esclarecemos os aspectos mais importantes que envolvem o canal dentário e ainda mostramos um passo a passo de como funciona esse tratamento endodôntico. Confira!

O que é um tratamento de canal dentário?

O tratamento de canal, ou simplesmente canal dentário, é um procedimento que consiste na retirada da polpa do dente, um tecido encontrado na parte interna da raiz.

Geralmente, ele é indicado quando existe uma cárie em processo avançado e que já causou danos na polpa dentária. O processo costuma ser realizado quando a polpa foi danificada, está infeccionada ou morta.

O procedimento consiste na limpeza, preparação e preenchimento da região a fim de vedar o canal e evitar danos mais sérios ao dente. Se não for tratado a tempo, o problema pode evoluir e ser necessária uma extração dental.

Quais sintomas podem indicar a necessidade de tratamento de canal?

Como saber se o seu caso é enquadrado em uma indicação de tratamento de canal dentário? Bem, é importante ter em mente que todo tipo de sintoma deve ser avaliado por um profissional, por isso, sempre converse com o seu dentista. Caso sinta dores, inchaços ou até mesmo incômodo, informe o profissional e faça uma avaliação.

O que você precisa saber é que, entre os sintomas e situações mais comuns que indicam a necessidade de tratamento de canal dentário, podemos destacar: dores, inchaços, trauma, fraturas e danos estruturais no dente. Entenda melhor a seguir!

Dor de dente

A dor de dente pode ser indicativo de inúmeros problemas. No caso do canal dentário, a dor acontece porque, provavelmente, o paciente está com uma cárie profunda e que já atingiu a polpa. Isso causa desconforto extremo, associado a uma dor constante e latejante.

Outro sintoma comum é a sensibilidade na ingestão de comidas quentes ou geladas, dores no maxilar, ouvido e cabeça.

Inchaço na região

O inchaço é um sintoma que indica claramente um risco de danos mais graves e a necessidade de realização de um tratamento de canal. O inchaço ao redor do dente ocorre em razão da existência de uma infecção e ele pode afetar não só o dente, mas também a pálpebra.

Em casos mais sérios o paciente pode ter bolsas de pus e abscessos, e isso é sinal de infecção. E, quando não tratada, ela pode representar danos mais graves à saúde.

Traumas na boca

Eventuais traumas na boca podem causar o escurecimento do dente, afetando seu aspecto natural. Isso ocorre porque acidentes ou quedas graves com trauma na região que causam a ruptura nervosa da polpa levam à necrose. Nesse tipo de situação, é indicado realizar tratamento de canal dentário.

O mesmo acontece no caso de uma fratura no dente que deixa o nervo exposto a infecções. Se o dentista diagnostica um quadro de exposição e risco, pode indicar a realização de tratamento de canal.

Danos na estrutura dental

Esse é um problema comum em que o paciente pode nem sentir dor, o que torna o diagnóstico mais difícil. Quando a estrutura do dente está debilitada e não há sintoma, o problema só é identificado após a realização de uma radiografia.

Aqui, é importante destacar a relevância de realizar consultas frequentes com o seu dentista. Em geral, é nessas visitas que o profissional consegue identificar a saúde da sua boca e os eventuais exames preventivos que precisam ser feitos.

A melhor forma de evitar danos mais graves é a promoção da sua saúde bucal. Você pode realizar um acompanhamento periódico, que pode ser feito de seis em seis meses ou conforme indicação do seu dentista.

Por que é importante realizar o tratamento de canal dentário?

Se o seu dentista indicou o tratamento de canal, provavelmente, ele encontrou alguma lesão mais séria no nervo (polpa) de algum dente. Por isso, tratar o problema com antecedência evitará o surgimento de outros, como dores intensas, inchaços, infecções e até febre ou incômodos nas articulações da boca.

Quando o tratamento de canal dentário não é realizado, o paciente pode acabar tendo que extrair o dente, procedimento que, além de afetar a autoestima, pode levar à necessidade de um implante dentário.

A boa notícia é que, hoje em dia, com o avanço da odontologia, os tratamentos de canal são realizados com muito menos desconforto para o paciente e, em alguns casos, podem ser concluídos em apenas uma sessão.

Algumas pessoas ainda têm muito medo do tratamento de canal, mas esse temor está associado aos mitos e à falta de conhecimento sobre o assunto. Vamos falar sobre isso daqui a pouco!

Como é feito o tratamento?

O tratamento de canal dentário começa com a remoção da polpa (tecido que se encontra na parte interna do dente), esterilização e preenchimento com material restaurador. O primeiro passo desse procedimento envolve a abertura do dente e a remoção da parte infeccionada.

Em seguida, o espaço da polpa é expandido e modelado para recebimento do material restaurador. Em alguns casos, é utilizada uma restauração temporária para proteção do dente quando há necessidade de mais de uma visita ao dentista.

Por fim, o tratamento é finalizado com o preenchimento permanente da cavidade da polpa e dos canais do dente. Ainda pode ser necessária a colocação de coroas com o objetivo de dar uma aparência natural ao dente restaurado.

Vamos conferir um passo a passo mais detalhado desse procedimento?

Realização da anestesia

O primeiro passo é fazer a aplicação da anestesia. Esse é o único momento em que o paciente pode sentir algum desconforto. A dica é: respire fundo. Se necessário, pode só fechar os olhos ou olhar para outro lado. Não há problema!

Diagnóstico do comprometimento pulpar

Depois que você já estiver sem sensibilidade na região por conta dos anestésicos aplicados, é hora de o dentista avaliar o comprometimento do seu dente. Isso é feito visualmente, com o uso do espelhinho de aumento.

Acesso à raiz

Nessa etapa, o profissional acessará a raiz do seu dente. Para isso, precisará abri-lo. Aqui, é utilizada uma broca odontológica, aquela ferramenta que faz um barulhinho de motor. Mas não se preocupe: você não sentirá nada, apenas uma pequena pressão.

canal dentário

Remoção do tecido infectado

Agora, é hora de fazer a remoção da parte afetada do dente. São usadas várias ferramentas nesse momento, com o objetivo de “raspar” a parede dentária, eliminando qualquer foco de infecção.

Limpeza da área afetada

O próximo passo é a limpeza da região. Para isso, o dentista irriga a área, fazendo com que qualquer resquício de bactérias seja completamente eliminado do interior dos dentes afetados.

Restauração do dente

Depois, é hora de fazer a obturação. O dentista preenche a área que ficou vazia com um material compatível com o organismo, que tem o objetivo de evitar que o dente seja contaminado posteriormente. Ele “tampa” o dente com um desses materiais e libera o paciente para casa.

Reestruturação dentária

A última fase só é terminada um tempo depois, com a colocação de uma coroa. Ela será a “tampa” do dente, caracterizada por ser uma prótese parcial, ou seja: não substituirá toda a estrutura dentária, mas uma pequena porção dela.

A coroa pode ser feita em vários materiais. Mas o ideal é conversar sobre todos esses passos com o seu dentista antes mesmo de o procedimento acontecer. Discuta também sobre a possibilidade da realização de uma coroa e já comece a se programar.

Quais cuidados devem ser realizados após o tratamento?

Embora seja um procedimento comum nas clínicas odontológicas, o canal dentário é um procedimento cirúrgico, então, exige alguns cuidados para que o tratamento seja um sucesso e o dente fique recuperado. Veja os principais!

Evite alimentos duros e dê “repouso” ao dente

Não mastigue alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal dentário, sobretudo nas primeiras semanas após o tratamento.

Deixe o dente tratado em repouso, porque é muito importante para evitar fraturas ou mesmo não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos. Esse é um cuidado simples e que pode fazer toda a diferença no pós-operatório e no bem-estar do paciente.

Cuide da sua higiene bucal normalmente

Alguns pacientes ficam com medo de passar a escova de dente na região ou usar o fio dental. Esses cuidados são mantidos, mas só devem ser realizados com suavidade na região tratada.

Isso é importante para evitar o surgimento de infecções ou cáries capazes de retardar o fortalecimento do seu dente. Dessa forma, mesmo após o tratamento de canal dentário, você deve manter o cuidado com a higiene.

Utilize a medicação prescrita pelo seu dentista

Em algumas situações, o seu dentista pode indicar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios após o tratamento do canal dentário. Eles são importantes aliados nos casos em que surgem incômodos ou dores até a conclusão do tratamento.

Faça o controle do seu tratamento de canal

Como mencionamos, visitas regulares ao dentista são sempre recomendadas para que ele possa acompanhar a evolução de seu tratamento, dos sinais da lesão ou se há outros problemas clínicos que devem ser tratados.

Sendo assim, se você já realizou um canal dentário e quer marcar uma consulta de acompanhamento — ou se suspeita da necessidade do tratamento —, não deixe de buscar um profissional qualificado que poderá dar uma orientação adequada.

Quais são os principais mitos e verdades envolvendo o tratamento de canal?

Agora, para complementar o que já aprendeu sobre canal dentário, vale a pena conferir também alguns dos principais mitos e verdades. Confira!

O tratamento de canal é opcional

Mito! O tratamento de canal dentário, quando indicado pelo dentista, deve ser feito. Isso porque ele ajuda a preservar a saúde do dente e o bem-estar do paciente. Caso não seja realizado, você corre o risco de sofrer a perda do dente.

Escurece os dentes

Mito! Hoje, existem várias técnicas e ferramentas que minimizam a ocorrência de manchas. Há muito tempo, dependendo da lesão, técnica e materiais utilizados no tratamento, os riscos eram maiores. Aqui, a dica é sempre conversar com o dentista para que ele informe quais são as perspectivas relacionadas ao seu tratamento — inclusive no que diz respeito ao escurecimento.

É feito em uma única sessão

Verdade! Geralmente, o tratamento de canal dentário é realizado em uma única sessão. Entretanto, poderá ser necessária mais de uma visita ao dentista, mas isso vai depender do quadro clínico do paciente.

O dente fica frágil

Verdade! De fato, o dente fica fragilizado com o tratamento de canal dentário. Por isso, é importante que o paciente siga todas as orientações do dentista no pós-operatório. Isso vai fazer toda a diferença no resultado do tratamento.

O tratamento de canal dentário dói

Mito! Um dos maiores mitos relacionados aos tratamentos de canal é a dor envolvida no procedimento. A verdade é que, quando ele é feito por profissionais realmente qualificados e experientes, o paciente não sente nada, porque estará devidamente anestesiado.

O tratamento de canal é muito caro

Mito! Por muitos anos, o tratamento esteve fora do orçamento de muitas pessoas. Hoje, no entanto, ele é bem mais acessível e pode até mesmo ser feito com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, mesmo em clínicas particulares, ele não pesa no bolso.

O tratamento de canal não previne novas cáries

Verdade! Não há outra maneira de prevenir novas cáries a não ser realizando uma higiene bucal adequada. Escovar os dentes, usar fio dental, limpar a língua todos os dias e, quando necessário, fazer uso do enxaguante bucal são os passos primordiais para que tudo se mantenha sob controle.

Como você pode ver, o tratamento de canal dentário é muito importante para a preservação do seu dente e garantia de manutenção da sua saúde bucal. Visitar o dentista com frequência e realizar os exames periódicos é sinônimo de segurança e contribui para evitar o surgimento de problemas mais graves.

Na Odontoclinic, contamos com uma grande equipe de dentistas que preza pela excelência. Eles podem auxiliar você neste e em outros problemas dentários, sempre em prol do seu sorriso. Agende uma avaliação!

Deixe um comentário

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!
A erosão dentária é uma condição muito prejudicial para a saúde bucal. Confira aqui o que é e como tratar!
Sigmatismo, ceceio, língua presa: veja como identificar essas disfunções da fala e como o ortodontista pode colaborar no tratamento!