Veja pra quem a prótese parcial removível é indicada

Será que a prótese parcial removível é uma opção para você? Este artigo pode ajudar a encontrar uma resposta!

Um sorriso incompleto é um baque na autoestima, não é? Porém, existem várias maneiras de solucionar esse problema, e uma delas é a prótese parcial removível. Dessa forma, ao preencher os espaços em aberto na cavidade oral, o resultado é estético e funcional.

Afinal, os dentes são essenciais para a alimentação, sendo que a mastigação inadequada tem reflexos até na digestão. Portanto, a perda dos dentes naturais exige uma solução, e a prótese parcial removível é uma alternativa prática.

Nesse sentido, veja o que é a prótese parcial removível e descubra como mudar o seu sorriso!

O que é prótese parcial removível?

A prótese parcial removível é uma armação metálica com dentes artificiais que substituem os naturais, ausentes devido a perdas. Mesmo sendo uma alternativa móvel, a prótese parcial removível é encaixada com segurança à boca, por meio de grampos.

É uma solução muito utilizada e tem aplicações bastante amplas, embora com algumas limitações. A prótese parcial removível traz mais agilidade ao tratamento e é uma ótima opção, além de ser segura, prática e rápida. Afinal, em várias ocasiões, os implantes e as próteses dentárias fixas podem estar impossibilitados ou serem tratamentos complexos e demorados.

Esse tipo de prótese utiliza grampos para que a fixação seja adequada, mas também existem versões sem grampo que são similares às dentaduras. Outros modelos usam o encaixe com clips ou molas, mas é necessário analisar qual das opções é a mais indicada para cada caso.

Para quem a prótese parcial removível é indicada?

A prótese parcial removível é indicada para pacientes que sofrem com a ausência de dentes e não podem utilizar a prótese dental fixa. Dessa maneira, a peça é confeccionada para se encaixar na arcada dentária e respeita a oclusão (mordida) do paciente.

A prótese fixa é aquela que utiliza pinos para a fixação, mas nem sempre é possível optar por essa alternativa. Alguns dos motivos são problemas periodontais que impossibilitam o uso. Nesses casos, a prótese parcial removível é apontada para devolver o sorriso completo.

Alguns modelos disponíveis de prótese parcial removível são:

  • prótese flexível;
  • apoiada sobre os dentes;
  • apoiada sobre os dentes e gengiva;
  • com encaixes de precisão;
  • apoiada sobre implante ósseo;
  • com estrutura e grampos transparentes.

A confecção dos dentes da prótese é feita com resina acrílica especial, e todo o modelo é criado a partir do molde da arcada dentária. Assim, o especialista faz um teste para verificar se a armação está se encaixando perfeitamente ou se será preciso realizar ajustes.

Por que vale a pena utilizá-la?

O principal objetivo da prótese parcial removível é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. A colocação da peça repõe os dentes ausentes ou perdidos, devolvendo a capacidade de mastigar.

Outro ponto que favorece a escolha dessa prótese é que a sua colocação resolve o problema da ausência de dentes de forma rápida. Nesse sentido, se o dentista indicou a prótese parcial removível, saiba que em pouco tempo você já sairá do consultório com ela. Mesmo que haja incômodo no início do uso, é preciso ter paciência, pois há um período de acomodação da prótese na boca.

prótese parcial removível

Onde fazer uma prótese parcial removível?

A procura por uma clínica odontológica com experiência em prótese dentária é fundamental para que você tenha um resultado natural. Portanto, é necessário encontrar um especialista que faça o tratamento para atender às suas necessidades.

Uma clínica adequada contará com a tecnologia e os parceiros certos para o tratamento e a produção da prótese. Nesse sentido, é muito importante que ela tenha profissionais que passem segurança para a realização do procedimento. 

Quais cuidados são necessários após a instalação?

A prótese parcial removível pode apresentar excelente durabilidade, desde que você tenha todos os cuidados e faça acompanhamento odontológico. Ou seja, uma peça bem confeccionada, uma boa execução e revisões periódicas são essenciais para a longevidade da prótese.

Por isso, confira alguns cuidados que você precisa ter para que a peça dure mais:

  • tenha atenção ao período de adaptação, você terá que reaprender a falar e se alimentar;
  • evite mastigar alimentos muito duros ou carnes com muitas fibras;
  • verifique se a prótese não machuca você. Muitas vezes, é necessário voltar ao dentista para realizar alguns ajustes;
  • quando fora da boca, deixe sua prótese em um recipiente com água, uma vez que ela é feita para permanecer em ambiente úmido. Do contrário, poderá ressecar, o que facilita a quebra;
  • faça a limpeza diariamente da sua prótese com uma escova dental macia. Também é indicado massagear a gengiva e o céu da boca (palato) para promover a circulação sanguínea e remover placas bacterianas aderidas à mucosa;
  • remova a prótese para dormir, pois durante a noite há uma diminuição do fluxo de saliva, o que favorece o acúmulo de placa na peça;
  • tenha atenção quando remover ou colocar a prótese para não quebrá-la ou causar algum dano.

Quais são os riscos caso não utilize a prótese?

A não utilização da prótese, ou o uso de uma peça inadequada, pode trazer uma série de riscos para sua saúde bucal, como a perda dentária no futuro. A não reposição de dentes perdidos pode levar a algumas complicações, entre as quais:

  • modificação na mordida;
  • desconforto na articulação;
  • desequilíbrio dos dentes e articulações temporomandibulares;
  • problemas estéticos;
  • perda da autoestima;
  • problemas digestivos.

Percebeu como a prótese parcial removível é uma aliada importante não apenas para a estética, mas para a sua saúde? A Odontoclinic é a parceria ideal para devolver o seu sorriso, já que somos especialistas em odontologia. Temos mais de 200 unidades no país, então é só encontrar uma clínica perto de você para começar o seu tratamento.

Aproveite para começar a cuidar mais do seu sorriso e agende uma avaliação!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!