Veja como fazer a limpeza de implante dentário

Fazer a limpeza de implante dentário do jeito certo é muito importante para a manutenção dele e da sua saúde bucal, além de garantir um sorriso mais bonito

Depois de fazer um tratamento com implantes, o modo como a higiene bucal é feita precisa de algumas adequações. Além de escovar bem os dentes, é preciso saber como fazer a limpeza de implante dentário do jeito certo.

Mesmo sendo uma peça artificial, a gente precisa dar atenção para ela, já que o descuido pode levar a doenças e problemas bucais. Como existem diferentes tipos de implante dentário, o modo como essa limpeza é feita varia um pouco, mas não tem segredo, não!

Além disso, depois que a gente coloca essa prática no dia a dia, ela se torna um hábito, assim como a higiene regular que fazemos. Então, veja como limpar os principais tipos de implante dentário para manter a sua boca saudável!

Por que fazer uma boa higienização do implante?

Algumas pessoas pensam que, porque os implantes não são dentes naturais, nada de ruim vai acontecer com eles, mas isso não é verdade. Implante dentário também acumula resíduos de alimento e prolifera bactérias, então, se a gente não fizer a limpeza do jeito certo, vários problemas podem se manifestar.

O primeiro ponto é que reduzimos a durabilidade da prótese por causa do acúmulo de sujeira. Também, não adianta escovar bem os dentes se o implante está sujo, porque as bactérias que crescem ali entrarão em contato com a dentição natural e as gengivas, causando cáries, inflamações e infecções.

E isso sem falar do mau hálito. Os restos de alimento estão se decompondo na boca e começam a exalar um cheiro ruim. Então, a higienização de implante dentário precisa ser bem feita porque ela faz parte da manutenção dele e garante a saúde da sua boca.

Quais são as melhores práticas para cada tipo de prótese?

limpeza de implante dentário como fazer

Não existe só um tipo de prótese. Assim, quando a gente vai fazer a limpeza de implante dentário, deve considerar como foi feito o tratamento para adequar as técnicas, garantindo resultados melhores.

A seguir, explicamos quais são as melhores práticas para você higienizar os principais tipos de prótese dentária, tornando essa limpeza simples e eficaz.

Protocolo

A prótese protocolo é aquela que substitui todos os dentes de uma vez. Parece uma dentadura, mas tem a diferença que fica presa no implante. Não tem como tirar em casa, só o dentista é que pode desencaixar a peça no consultório, usando instrumentos especiais.

Então, para fazer a limpeza de implante dentário como esse no dia a dia, é preciso escovar como de costume. Use uma escova com cerdas macias para não gerar atrito no material. A escovinha interdental é bem interessante porque ajuda a limpar alguns cantinhos.

Existem alguns equipamentos chamados hidropropulsores. Eles emitem jatos de água com pressão que ajuda a fazer a limpeza em regiões que a escova não alcança. Remove resíduos e até mesmo saliva que se acumula ali. São bem válidos para esse tipo de prótese.

Também precisamos passar fio dental. Tem algumas opções bem práticas, como o fio que tem uma das pontas mais rígidas para facilitar a inserção. No meio dele tem uma parte que parece uma esponja. Ela é mais larga e fofa, aumentando a área de contato e fazendo uma boa limpeza.

Overdenture

A prótese overdenture também substitui todos os dentes, como a protocolo, mas ela tem uma vantagem: pode ser retirada da boca pela própria pessoa. Em casa mesmo, no dia a dia, dá para desencaixar a prótese e fazer uma higienização mais caprichada.

A limpeza de implante dentário assim é mais simples porque você pode pegar a prótese na mão para escovar. Vai ter acesso aos encaixes do implante e consegue ver onde estão os resíduos de alimento.

Mas tem um detalhe. Não é porque a overdenture sai da boca que a gente pode tirar o tempo todo. Na hora de desencaixar, o movimento é contrário ao implante, então, para não forçar, o ideal é retirar uma vez por dia ou, no máximo, duas vezes.

Unitária simples

A prótese unitária é aquele implante dentário que substitui só um dente. Não tem segredo fazer a limpeza dele porque basta escovar os dentes como de costume. Vale lembrar a importância de usar uma escova macia e um creme dental que não seja abrasivo, de preferência com fórmula neutra contendo flúor. Isso vale para todas as próteses, combinado?

Use o fio dental também nesse implante. Vale escolher aquele que a gente falou, que tem uma parte mais esponjosa, porque vai abraçar toda a peça e encaixar em alguns cantinhos que são mais difíceis de limpar com fio comum.

Implante 2×3

Essa prótese é aquela que fica sobre dois implantes, substituindo três dentes perdidos em sequência. Você pode começar a limpeza dela fazendo a escovação comum e usar a máquina de jato de água para remover os resíduos que se acumulam embaixo do dente do meio, que fica só encostado na gengiva.

O que deve ser evitado?

Uma boa limpeza de implante dentário é fundamental para proteger a saúde da sua boca e garantir a longevidade do tratamento. Mas tem outros cuidados que você precisa adotar para alcançar resultados melhores. Confira!

Abstenha-se do tabagismo

O tabaco é um grande vilão nessa história porque ele provoca diversos problemas, como:

  • deixa a prótese amarelada e causa manchas;
  • atrapalha a circulação sanguínea;
  • reduz a imunidade da boca;
  • aumenta as chances de inflamação e infecção.

Sem falar que o tabaco é um dos principais causadores do câncer de boca e prejudica muito a cicatrização dos implantes. Por isso, é melhor ficar longe dele.

Evite abrir objetos com os dentes

É verdade que os nossos dentes, e também as próteses, são muito fortes, mas não são inquebráveis. Usar a sua dentição para abrir objetos ou morder coisas duras, como tampa de caneta, provoca desgastes, fraturas e trincas. Para o implante dentário, gera uma sobrecarga na base, prejudicando a sustentação.

Faça visitas regulares ao dentista

O dentista aplica algumas técnicas de limpeza de implante dentário que só ele consegue, com seus instrumentos e produtos especiais. São medidas que vão complementar o cuidado que você tem em casa; por isso, as consultas regulares são indispensáveis.

Ele também vai ajudar com orientações sobre como fazer a limpeza do melhor jeito em sua casa. Além de tudo isso, identifica problemas quando ainda estão no começo, para adequar os cuidados e evitar complicações.

Tenha atenção à higiene

Sim, já falamos sobre a higiene, mas precisamos reforçar que todas as instruções que deixamos devem ser seguidas todo dia. O capricho com a escovação de implante dentário não é uma vez por semana ou uma vez por mês, é todo dia mesmo. Afinal, a gente está sempre comendo alguma coisa e os resíduos ficam ali, se acumulando e proliferando bactérias.

Quais problemas podem ocorrer com a falta de cuidado?

Você viu que a limpeza de implante dentário é importante porque ele também acumula bactérias que favorecem inflamações e infecções. Tem o problema do mau hálito, do amarelamento e das manchas, certo?

Outro fato que acontece é o acúmulo de tártaro. Sabia que ele também adere às próteses? Para que isso não aconteça, a placa bacteriana precisa ser retirada. Mas tem um problema ainda maior: a peri-implantite. Já ouviu falar dela?

A peri-implantite é um processo inflamatório que acontece ao redor do implante dentário. Ela atinge a gengiva e pode se estender por todos os tecidos em volta, como se fosse a periodontite que afeta os dentes naturais.

Precisa de tratamento porque pode causar a perda dos tecidos que seguram o implante na boca. Assim, existe o risco de ele começar a ficar mole e se soltar — tudo por causa de um descuido com a higiene.

Então, não esqueça: a limpeza de implante dentário deve ser feita de acordo com nossas indicações, diariamente. Conte com o dentista para ajudar você no melhor jeito de fazer essa higienização. Na Odontoclinic, temos uma equipe de profissionais experientes para oferecer todas as orientações que você precisa para cuidar do seu sorriso garantindo sua saúde.

A gente tem mais um monte de dicas e informações para compartilhar com você. Podemos enviar para o seu e-mail? Assine a nossa newsletter para receber em primeira mão!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!