6 passos para conquistar um sorriso branco

Ter um sorriso branco, daqueles que todo mundo nota e elogia, é o desejo de muita gente. Afinal, isso melhora não só a sua relação com o espelho, já que aumenta a autoestima, mas também o ajuda a se tornar mais confiante e seguro de si — o que o leva a se relacionar mais facilmente com os demais.

Não é à toa que a procura por procedimentos como o clareamento dental aumentou nos últimos anos. Porém, a verdade é que essa não é a única forma de alcançar esse objetivo.

Com algumas mudanças de hábitos e um acompanhamento de um dentista é possível ter um resultado para lá de satisfatório, viu? É justamente para falar sobre isso que reunimos seis passos para você colocar em prática e, enfim, conquistar o seu sorriso branco. Preparado para as dicas? Confira!

1. Adote cuidados com a alimentação

O primeiro passo é adotar alguns cuidados necessários na alimentação, já que muitas comidas e bebidas, especialmente aquelas que são industrializadas e comercializadas na maioria dos estabelecimentos (supermercados e restaurantes, por exemplo), contribuem para o amarelamento dos dentes. Nessa lista, entra o café, o refrigerante, o limão, o chocolate, o molho de soja, o molho de tomate etc.

Isso acontece porque esses produtos são muito ácidos, têm alta concentração de cafeína ou são ricos em corantes químicos. Daí, quando consumidos com frequência e em grande quantidade, eles podem danificar e corroer o esmalte da região, tornando os dentes mais escuros do que eles realmente são.

O indicado é que o consumo deles seja moderado e você dê preferências a alimentos que ajudam a saúde bucal, fortalecendo os dentes, removendo as manchas deles ou mesmo eliminando as bactérias. Alguns exemplos são a maçã, o pepino, o abacaxi, o gengibre, o azeite e o alho.

2. Elimine hábitos ruins da sua rotina

Saindo da alimentação, entramos nos hábitos ruins que você pode ter e que, sem se dar conta, estão contribuindo para distanciá-lo do sorriso branco que você deseja. Podemos citar aqui o costume de fumar e consumir bebidas alcoólicas no dia a dia, pois a nicotina e o álcool são bastante prejudiciais não só aos dentes, como a gengiva e a mucosa da boca.

Eles causam o amarelamento dos dentes, o aparecimento de língua saburrosa, estimulam o desenvolvimento das cáries, provocam a redução na produção de saliva que leva à secura da boca e muito mais.

3. Tenha uma boa higiene

sorriso branco

A higiene é indispensável para ter um sorriso branco e, acima de tudo, garantir a sua saúde bucal, pois age na remoção e no controle das bactérias nos dentes e também na língua. Portanto, não abra mão da escovação e do uso do fio dental todos os dias ao acordar, almoçar e antes de dormir.

Lembrando que o ato de escovar os dentes não deve ser apressado ou contar com muita pressão sobre eles. Fazer isso pode desgastar o esmalte deles e, inclusive, não remover adequadamente as bactérias que estão na superfície, fazendo com que elas acabem se acumulando.

4. Realize limpeza nos dentes

Seguindo as sugestões anteriores, já há um grande avanço. Porém, há um quarto passo que não pode faltar aqui: realizar uma limpeza nos dentes. Basta ter em mente que ela complementa a higienização diária que você faz, assegurando que haja uma remoção mais completa das bactérias que causam problemas como cáries, tártaro, pulpite e halitose.

Ou seja, quadros que dão, entre outras coisas, inflamação e dor de dente, o que compromete a sua capacidade de se alimentar e até mesmo de falar. Para completar, durante a limpeza também há um polimento dentário. Isso serve para tornar os dentes mais uniformes sem manchas ou desníveis, deixando, assim, o seu sorriso branco.

5. Faça uma raspagem

Fora a limpeza que acabamos de mencionar, também é interessante fazer uma raspagem nos dentes a cada seis meses ou no intervalo de tempo indicado pelo dentista.

Ele é um procedimento bastante simples, mas que foca especificamente na placa bacteriana que se solidifica sobre a superfície dos dentes. Isso porque ela facilmente se estende e acaba provocando quadros infecciosos e inflamatórios na gengiva.

6. Visite regularmente o seu dentista

Por fim, mas, nem por isso, menos relevante, visite regularmente o seu dentista. O ideal é que isso ocorra, no mínimo, uma vez a cada seis meses. Se você ainda não tem um profissional conhecido, procure uma franquia de clínicas odontológicas que seja respeitada no mercado e tenha histórico de mais de 20 anos de excelência no atendimento ao cliente, como a Odontoclinic.

Isso porque ela não só disponibiliza uma vasta oferta de serviços, mas também tem no quadro de colaboradores diversos cirurgiões-dentistas qualificados, experientes e preparados para dar o suporte que você precisa.

Afinal, é preciso entender que essas idas ao consultório não servem apenas para fazer limpeza, raspagem e outros procedimentos ou tratamentos. Na verdade, as consultas têm um propósito preventivo.

O profissional vai avaliar se a sua higiene bucal está satisfatória (e sugerir produtos para potencializá-la), investigar possíveis disfunções buco-maxilo-faciais, prestar suporte e orientação sobre doenças e os respectivos tratamentos delas e indicar exames radiográficos para identificação de potenciais problemas já existentes, porém, ainda assintomáticos.

Deu para ver que os passos para ter um sorriso branco são bem mais simples e práticos do que muitos imaginam, não é mesmo? O segredo está apenas em adquirir alguns cuidados diários que envolvem higiene e alimentação, abrir mão de velhos costumes nocivos aos dentes, além de contar com um bom dentista para avaliar, tratar e auxiliar a sua saúde bucal.

Por isso, siga todas essas sugestões e não se esqueça de escolher um profissional que seja de qualidade e confiança para realizar todo e qualquer procedimento dentário com segurança sempre que você precisar. 

Gostou do nosso post e quer acompanhar mais conteúdos sobre saúde bucal para a sua rotina? É fácil! Basta curtir a nossa página no Facebook. Não se esqueça de marcar a opção de seguir para conferir todas as novidades e atualizações que publicaremos por lá

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!
A erosão dentária é uma condição muito prejudicial para a saúde bucal. Confira aqui o que é e como tratar!
Sigmatismo, ceceio, língua presa: veja como identificar essas disfunções da fala e como o ortodontista pode colaborar no tratamento!