Aparelho Ortodôntico Estético: Como escolher o ideal para você

6 minutos para ler
agendamento

Conheça os bráquetes estéticos e entenda por que eles podem ser exatamente o que você procura.

Se você chegou até este conteúdo é porque está em busca de um sorriso perfeito, mas não quer ficar dois anos da sua vida com o tradicional sorriso metálico. Ganhando cada vez mais popularidade, os aparelhos ortodônticos com bráquetes estéticos têm sido os escolhidos por pessoas como você, que buscam discrição para corrigir o sorriso.

Mas por que eles são vistos como a solução para a preocupação estética de quem precisa passar pelo tratamento odontológico? A principal razão é que, com o aprimoramento dos materiais, o aparelho ortodôntico fica quase imperceptível.

Quer saber mais sobre esse assunto? Preparamos este post para te ajudar a conhecer alguns modelos de aparelhos com bráquetes estéticos e descobrir qual deles se encaixa melhor na sua necessidade. Acompanhe!

O aparelho estético funciona mesmo?

Diante da opção de utilizar um aparelho ortodôntico um pouco diferente do metálico tradicional, é normal se perguntar se ele realmente vai funcionar como esperado. Afinal, é importante que os bráquetes estéticos sejam, ao mesmo tempo, discretos e eficientes.

Quanto a isso você não precisa se preocupar. Os aparelhos estéticos e metálicos funcionam de forma muito similar, entregando os mesmos resultados. Ambos agem pressionando os dentes para que se movimentem até sua posição ideal.

A diferença entre eles está apenas nos tipos de materiais utilizados, nos cuidados que eles demandam e no tempo de tratamento. Independentemente de preferir o aparelho estético ou o metálico, o que faz diferença mesmo é contar com materiais de qualidade e com o acompanhamento de um profissional especializado.

Quais são os tipos de aparelhos estéticos?

Existe uma variedade de aparelhos ortodônticos com bráquetes estéticos no mercado. A seguir, conheça quais são eles.

Aparelho ortodôntico de porcelana

Esse modelo é uma variação do aparelho fixo convencional, aquele metálico mais comum. Ele tem as mesmas recomendações para corrigir a maior parte dos desalinhamentos e foi um dos primeiros modelos a chegar ao mercado.

Um detalhe importante do aparelho de porcelana é que ele tem uma coloração bastante parecida à do esmalte do dente, garantindo uma aparência muito mais discreta do que o metálico. No entanto, por ser opaco e não translúcido, ele não necessariamente fica com a mesma tonalidade dos dentes de cada pessoa.

Aparelho ortodôntico de safira

Assim como o modelo de porcelana, o aparelho ortodôntico de safira é indicado para qualquer necessidade de alinhamento dos dentes. Diferentemente do modelo de policarbonato, o aparelho de safira é mais resistente e não descola com facilidade.

Outra grande vantagem desse modelo é que os bráquetes estéticos são translúcidos, ou seja, praticamente transparentes. Por isso, se confundem com a coloração dos dentes e se mantêm assim até o final do tratamento.

Contudo, se você optar pelo modelo de bráquetes com as famosas borrachinhas, é preciso ter cuidado com alimentos e bebidas de coloração forte. Isso porque, embora o bráquete se mantenha transparente, a borrachinha pode amarelar com o passar do tempo.

Mesmo sendo trocadas mensalmente pelo dentista, o consumo exagerado de alimentos coloridos acelera o amarelamento das borrachinhas, deixando um aspecto de sujeira nos dentes. Então, se você procura discrição e resistência, o aparelho ortodôntico estético com bráquetes autoligados é o ideal para você.

Alinhadores invisíveis

Se estiver procurando por um aparelho ortodôntico invisível, esse é um modelo que atende a esse requisito. Eles são muito importantes da ortodontia estética porque eliminam a necessidade de bráquetes, ou seja, trata-se de um modelo móvel.

Como o nome já diz, são placas de alinhamento transparentes que devem ser trocadas periodicamente para o alinhamento dos dentes. Mas, calma, antes de correr para o dentista e dizer que é isso que você precisa, lembre-se de que os alinhadores invisíveis não são indicados para todos os casos.

aparelhos ortodônticos

A correção só é possível para alinhamentos pouco severos. Se você busca conforto e discrição para pequenas correções, então esse é o seu modelo. Você precisa conversar com seu dentista para ver se o seu caso se adéqua a essa situação.

Aparelho lingual

Essa é mais uma opção de aparelho invisível para quem quer garantir o máximo de discrição durante o tratamento odontológico. Isso é possível porque, ao contrário dos outros modelos, que são colocados na parte da frente dos dentes, o aparelho lingual é instalado por trás deles, fora do alcance das vistas das outras pessoas.

Ele funciona do mesmo jeito que os aparelhos metálicos tradicionais, mas tem algumas diferenças em seu formato para não causar desconforto no contato constante com a língua. Assim como com as outras opções de aparelhos estéticos, o dentista deve avaliar o seu caso para saber se o aparelho lingual é indicado.

Quais são as vantagens desses tipos de aparelho?

Optar por aparelhos ortodônticos com bráquetes estéticos traz algumas vantagens importantes. A primeira delas, que certamente é um dos motivos de você se interessar por esses modelos, é a discrição, já que eles ficam praticamente imperceptíveis.

Isso ajuda a manter a autoestima durante o tratamento, o que é uma questão delicada para muitas pessoas. Dessa forma, é mais fácil manter a motivação para seguir com o tratamento até obter o resultado tão desejado.

Outra vantagem interessante é que o tempo de tratamento pode ser menor do que com o aparelho metálico. É claro que isso depende de cada caso, mas as características do aparelho lingual e do alinhador invisível, por exemplo, possibilitam um tratamento mais curto.

O que considerar na escolha?

Cada tipo de aparelho é indicado para alguns casos. Por isso, é o seu dentista quem vai apontar quais modelos são adequados às suas necessidades. Dentre as opções disponíveis, você deve avaliar com qual delas se sentirá mais confortável.

Como você pode perceber, os aparelhos ortodônticos com bráquetes estéticos são excelentes alternativas aos aparelhos metálicos convencionais. Portanto, procure um profissional especializado para que vocês encontrem, em conjunto, o melhor caminho a seguir no seu tratamento odontológico.

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Confira também o nosso post que traz as principais diferenças entre aparelhos e alinhadores e saiba mais sobre eles!

Aparelho na vida adulta: o guia completo e as principais dúvidas
Posts relacionados

Deixe um comentário