Aparelho do céu da boca: para que serve e como funciona?

O aparelho no céu da boca é uma ótima opção para quem deseja colocar os dentes no lugar de maneira rápida. Veja seguir mais informações!

Há diferentes tipos de aparelhos utilizados nos tratamentos ortodônticos. Um deles é conhecido como aparelho no céu da boca. Esse modelo é indicado para aumentar o espaço das arcadas dentárias quando elas são estreitas e não suportam todos os dentes. 

Nesse sentido, é importante observar que o estreitamento do palato é um problema muito comum entre as pessoas. Ele pode afetar a estética dos dentes, a fala e o processo de mastigação. A principal finalidade do aparelho expansor é melhorar e solucionar os problemas da falta de espaço e acomodação dos dentes que estão nascendo.

Continue a leitura e saiba mais sobre a função desse aparelho, duração do tratamento, benefícios e cuidados necessários!

Qual a função e quem deve utilizar o aparelho no céu da boca? 

A função do aparelho expansor é resolver problemas relacionados à mordida cruzada. O ortodontista é o profissional especializado no assunto, ele que indicará o espaço que deverá ser aberto e o tempo de uso do aparelho. Esse modelo também é utilizado para as pessoas que apresentam bruxismo, disfunção no céu da boca, dentes apinhados e tortos. 

O tratamento com o aparelho expansor alcança um resultado mais interessante em crianças e jovens, uma vez que os dentes ainda estão em fase de desenvolvimento. Em adultos o processo de expansão ocorre de maneira mais lenta e em algumas situações pode necessitar de uma intervenção cirúrgica. 

Qual o tempo de duração do tratamento? 

O tempo de uso do aparelho expansor é muito relativo, já que cada pessoa tem uma necessidade. Mas, é importante destacar que o tratamento realizado com ele tem duração menor que os efetuados com outras opções, visto que a correção dos dentes é feita de maneira mais simplificada. 

Normalmente, o tempo médio para fazer a correção dos dentes gira em torno de 2 a 5 meses. Para alcançar o objetivo desejado é preciso de algumas manutenções, assim o tratamento pode variar de 4 a 6 meses.

Quais os seus principais benefícios? 

Conforme comentamos, o aparelho expansor consiste em um importante aparato dentário, uma vez que contribui no alargamento da arcada dentária superior. Além disso, apresenta diversos benefícios para a saúde bucal Confira a seguir quais são eles! 

Melhora a mastigação

O aparelho ortodôntico no céu da boca consegue solucionar o problema de mordida cruzada. Com isso, o processo mastigatório da pessoa melhora de maneira significativa, já que o movimento fica mais estável. Quando a arcada dentária fica na posição correta, ela consegue triturar melhor os alimentos.

Dessa forma, ao realizar o tratamento não há mais dor, falhas e barulho ao mastigar, situações recorrentes em uma mordida desalinhada. 

Melhora a fala 

O mau posicionamento dos dentes também pode prejudicar a fala. Isso acontece porque ele provoca distúrbios no posicionamento da língua e contribui para a respiração bucal. Ao encerrar o tratamento com o aparelho expansor, é possível perceber uma melhora significativa na fala, uma vez que ele ajuda a favorecer a respiração nasal, posiciona os dentes no local e corrige o tamanho da arcada dentária. 

Contribui na prevenção de disfunções da ATM

Quando os dentes e arcadas não estão localizados corretamente, há uma sobrecarga excessiva nas estruturas da face, como na articulação temporomandibular. Saiba que ela pode sofrer diversas disfunções e desgastes que provocam dores e incômodos. 

Evita a necessidade de extrações 

O aparelho no céu da boca reduz a necessidade de fazer a extração de alguns dentes, visto que ele realiza a expansão da arcada dentária e os dentes são realinhados para o espaço correto. Desse modo, o tratamento também diminui o risco de infecções e complicações para você. 

Reduz o tempo de tratamento ortodôntico

A utilização do aparelho expansor reduz o tempo do tratamento ortodôntico. Uma vez que não é preciso fazer cirurgias de extração, que necessita de um tempo para se recuperar. Isso porque os dentes se movem e o espaço é adquirido com agilidade durante a utilização do aparelho. 

Melhora a autoestima e o sorriso 

Um dos maiores benefícios ocasionado pelo aparelho expansor está relacionado a estética do sorriso. Como já foi mencionado, ele resolve diversos problemas dentais que provocam constrangimento e desconforto. Ao fazer o tratamento de maneira correta e com um bom profissional, você conquista o sorriso dos sonhos e sua autoestima melhora consideravelmente. 

Quais cuidados são necessários com o aparelho? 

Para não ocorrer nenhum contratempo durante o tratamento com aparelho expansor é preciso ter alguns cuidados quando estiver usando. Sendo assim, é fundamental seguir as recomendações do seu dentista. 

A ativação do aparelho é realizada de maneira periódica na clínica odontológica, pois somente o especialista consegue realizar os ajustes necessários. Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista que os ajustes e as manutenção são realizadas no aparelho.

Outro importante cuidado com o aparelho expansor está relacionado à higienização bucal, que deve ser feita de maneira correta e completa. Ou seja, é preciso que você faça uma boa escovação, passe fio dental entre os dentes e realize bochecho com enxaguante bucal. Ao fazer isso, maiores problemas são evitados, como mau-hálito e surgimento de cáries e placa bacteriana. 

Quanto à alimentação é preciso ter atenção, evitando o consumo de alimentos duros, grudentos e com um elevado teor de açúcar. Dessa maneira, é indicado não consumir balas macias e pirulitos, já que eles podem grudar ou quebrar o aparelho. 

Além disso, é fundamental ir ao dentista regularmente. Ele passará as orientações necessárias para fazer um tratamento correto e o surgimento de qualquer adversidade poderá ser solucionado de maneira rápida. 

Como você pôde verificar, o aparelho expansor consiste em um importante recurso para quem deseja ter os dentes alinhados e uma saúde bucal satisfatória. Existem diversos tipos de ortodontia, sendo que a principal finalidade dos profissionais é solucionar os problemas que afetam a sua qualidade de vida. 

Essas informações foram úteis? Então, aproveite para baixar nosso Guia Completo do Aparelho Ortodôntico para aprender mais a respeito do assunto!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!