A mordida aberta pode trazer muitas consequências para o paciente. Por isso, é importante buscar o tratamento.
Você sabe o que é mordida aberta? Essa é uma das alterações odontológicas mais desconhecidas da população. Está passando por um diagnóstico do problema no momento? Então, você veio ao lugar certo, porque responderemos às suas principais questões sobre o assunto!
Antes de tudo, é preciso entender que a mordida aberta é uma alteração estrutural. Ela pode ser percebida quando, ao fechar a boca, os dentes de cima e os debaixo ficam afastados e meio “abertos” entre si, com uma projeção para fora.
Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura, tire as suas dúvidas e veja como essa questão pode ser tratada por uma equipe bem preparada de ortodontia.
O que causa mordida aberta?
Esse é um problema que costuma estar associado a hábitos incorretos desenvolvidos na infância. Veja, agora, o que causa a mordida aberta na maioria dos casos.
Uso prolongado de chupeta
Se você tem filhos e eles usam ou usaram chupeta por muitos anos, saiba que esse hábito pode fazer com que os dentes sejam empurrados para a frente.
Sucção do dedo
O mesmo acontece com o ato de chupar o dedo, que faz com que a arcada seja puxada para a frente. Isso tende a acontecer durante o desenvolvimento da criança, nos primeiros anos de vida.
Respiração inadequada
A mordida aberta pode causar problemas na respiração, assim como respirar de boca aberta tende a agravar o problema. Ou seja, temos um ciclo que prejudica ambas as funções.
Lembrando que também há a causa genética da mordida aberta, gerada a partir de alterações na estrutura óssea da face do paciente. Esse é um problema mais complexo que demanda atenção especial.
Quais são as consequências?
Chegou a hora de você descobrir quais são as possíveis consequências da mordida aberta para a saúde. Vamos lá?
Alterações na fala
Ao contrário do que se imagina, utilizamos muito os dentes para falar. O movimento da língua ao bater nessas estruturas produz sons específicos e a mordida aberta impede que ela repouse nos locais certos na hora da pronúncia.
Problemas na respiração
A respiração também se torna prejudicada com a mordida aberta, pois o ar que entra pela boca entrará em “combate” com a respiração nasal. Lembrando que respirar pelo nariz é muito mais eficiente para os pulmões.
Desgaste nos dentes
Por conta da abertura, os dentes que conseguem tocar uns nos outros acabam sendo sobrecarregados a partir da pressão natural da mordida. Assim, podem se desgastar e, até mesmo, quebrar.
Mudanças na mastigação
Todos os nossos dentes têm uma função. A não utilização de alguns deles pode gerar alterações na mastigação, fazendo com que ela fique menos eficiente.
Como tratar a mordida aberta?
O tratamento da mordida aberta depende muito da causa do problema. Caso ela seja por alterações dentárias, a ortodontia se destaca, já que nesses casos o mais indicado é, sem dúvidas, o uso do aparelho ortodôntico.
Já no caso de mordidas abertas esqueléticas, o paciente precisará passar por uma avaliação mais minuciosa. Em boa parte dos casos, a solução é cirúrgica, em um procedimento conhecido como cirurgia ortognática.
Como pudemos ver, essa é uma condição que pode trazer várias consequências para a vida dos pacientes afetados. Então, não perca tempo! Caso você ou seu filho apresente esse problema, é hora de tratá-lo. Quanto antes o tratamento for feito, melhor! Nesse caso, o uso do aparelho ortodôntico para mordida aberta é o primeiro passo para conquistar um sorriso bonito e saudável.
Aproveite e assine a newsletter da Odontoclinic antes de ir! Assim, você receberá alguns avisos periódicos, todos sobre as novas publicações do nosso blog.