Quais são as diferenças entre ortodontista e dentista? Entenda

Você sabia que a Odontologia tem várias especialidades? Descubra, então, a diferença entre ortodontista e dentista!

Muitas vezes, a área da saúde tem uns nomes complicados. A falta de informação pode gerar problemas na hora de buscar o profissional ideal para cuidar do seu caso, por isso, conhecimento nunca é demais!

Neste texto, falaremos sobre alguns dos termos mais comumente lidos em páginas de Odontologia: ortodontista e dentista. 

O que significam essas palavras? Quais são as diferenças entre elas? Confira as respostas e veja o que cada um desses profissionais pode fazer quando o assunto é cuidar do seu sorriso e da sua saúde bucal como um todo. Vamos lá?

O que é um dentista? 

O dentista é o profissional responsável pelos cuidados com a saúde dos dentes e da boca. O profissional formado em Odontologia pode se engajar no diagnóstico, na prevenção e nos tratamentos das mais diversas doenças e alterações bucais.

O que é um ortodontista? 

Ortodontista é o especialista que lida com o posicionamento dos dentes e dos ossos da face, atuando, também, com o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de alterações no posicionamento dessas estruturas.

Qual é a diferença entre dentista e ortodontista? 

Ortodontista e dentista são profissionais da Odontologia. Dentista é a denominação aplicada a todo e qualquer profissional que se forma em Odontologia. Ortodontista é a classificação daqueles que são especializados em Ortodontia.

O Ortodontista é, também, um dentista. Funciona mais ou menos como as especialidades médicas: cardiologia, pediatria, ginecologia… Todos são médicos, mas que atuam em áreas diferentes.

Quais procedimentos podem ser feitos por cada profissional? 

Todos os especialistas são dentistas, certo? Por isso, eles podem realizar uma grande variedade de tratamentos e procedimentos.

O cirurgião-dentista, por exemplo, é o profissional que se formou em Odontologia, mas não se especializou em nenhuma área. Ele é o equivalente ao clínico-geral da Medicina. 

Nesse caso, o dentista pode realizar procedimentos básicos, como atendimento de urgência, extração de alguns dentes, limpeza, remoção de cáries, restaurações simples e outros.

O ortodontista é responsável por fazer a prescrição, a colocação e a manutenção de aparelhos ortodônticos, sempre analisando o caso e as particularidades do paciente.

Como a Odontoclinic pode ajudar?

A Odontoclinic é uma clínica especializada em Odontologia, com diversas especialidades além da cirurgia-geral e da Ortodontia. Bons exemplos são:

Gostou de saber um pouco mais sobre a diferença entre ortodontista e dentista? Tirou as suas dúvidas? Esperamos que sim! A Odontologia é uma ciência muito ampla, que apresenta muitas especialidades para atender melhor às demandas dos pacientes. Informe-se sobre o assunto e busque sempre o melhor para o seu sorriso!

A franquia da Odontoclinic oferece diversos tratamentos em todas as unidades do país. Vale a pena conhecer as opções disponíveis e encontrar a melhor solução para o seu sorriso!

Aproveite e compartilhe esta postagem nas redes sociais! Quem sabe você não ajuda outras pessoas a tirarem essa dúvida tão importante em relação ao trabalho feito pelo ortodontista e pelo dentista?

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!