Aparelho móvel infantil: o que é, quais são os tipos e indicações

Durante a infância, o rosto ainda está se desenvolvendo, por isso é mais simples moldá-lo. Então, o uso do aparelho móvel infantil é um dos meios eficientes de evitar problemas futuros na dentição, mas você sabia que existem aparelhos dentários para crianças com diferentes objetivos?

Para deixar você por dentro do assunto, vamos explicar o que é o aparelho móvel para crianças, quais são os tipos de aparelho móvel infantil, quais são as indicações, o que ele corrige e, ainda, como cuidar bem do aparelho móvel. Vem com a gente conferir essas informações! 

O que é aparelho móvel infantil?

O aparelho móvel infantil serve para movimentar os dentes e pode ser retirado da boca da criança a qualquer momento.

O uso desse aparelho removível ocorre, geralmente, na fase de crescimento da criança, quando é necessário fazer ajustes no posicionamento dos dentes e corrigir o desenvolvimento da arcada dentária, além de melhorar funções como a fala, a respiração, a deglutição etc. 

Quais são os tipos de aparelho móvel para crianças?

O objetivo do uso do aparelho pode ser diferente, como vimos acima, por isso existem diferentes tipos de aparelho móvel para crianças, como o alinhador transparente, que é ortodôntico, o expansor palatino e a placa de bruxismo, por exemplo. Vamos entender melhor como cada um deles funciona? Confira a seguir! 

Alinhador transparente

O alinhador transparente é um tipo de aparelho móvel para crianças. Com função ortodôntica, ou seja, de movimentar os dentes, é possível removê-lo na hora de comer, na escovação e, ainda, na prática de exercícios.

O alinhador transparente realmente não aparece nos dentes, evitando o sorriso metálico. Esse tipo de aparelho corrige condições simples e complexas, portanto, é importante questionar o dentista sobre essa tecnologia e como ela é benéfica para a criança. 

Aparelho externo infantil

O aparelho externo infantil é aquele que tem partes que ficam fora da boca. Também chamado de extrabucal, podemos usá-lo para estimular ou restringir o crescimento do maxilar. Há diferentes modelos para se adequar às necessidades da criança, mas por ser esteticamente marcante, atualmente esse aparelho é pouco visto em relação aos outros tipos. 

Expansor palatino infantil

O aparelho expansor móvel infantil serve para abrir o céu da boca. Posicionado justamente no palato (céu da boca), serve para descruzar a mordida ou abrir mais espaço na arcada dentária. Esse tipo de movimento também auxilia na melhoria da respiração nasal. 

Placa de bruxismo infantil

Podemos considerar a placa de bruxismo infantil como um tipo de aparelho móvel para crianças. Sua função é proteger os dentes do desgaste proveniente do ato de rangê-los involuntariamente, reduzindo assim a pressão causada na mandíbula.

É preciso dar atenção extra no caso de bruxismo infantil para não prejudicar o crescimento da arcada dentária e o nascimento dos dentes. 

Quando o aparelho móvel é indicado para crianças?

O aparelho móvel ortodôntico é indicado quando há desalinhamento dental ou encaixe disfuncional das arcadas. Veja algumas condições que podem ser resolvidas com um aparelho móvel:

  • céu da boca estreito;
  • queixo para frente ou para trás;
  • mal posicionamento lingual;
  • dentes apinhados;
  • dentes separados;
  • mordida cruzada. 

Sendo assim, esse tipo de aparelho corrige a posição dos dentes e da arcada dentária no momento inicial do problema, evitando maiores transtornos e necessidade de tratamentos futuros. 

Com qual idade pode usar aparelho móvel?

O aparelho móvel é indicado, geralmente, para crianças entre 5 e 12 anos. Essa faixa etária é ideal para esse tipo de aparelho porque é o período em que a criança cresce mais, sendo então o momento perfeito para corrigir a formação da arcada dentária, do palato, dos dentes etc. Mesmo que esse seja o mais comum, vale a orientação do dentista. 

Como cuidar do aparelho móvel?

A vantagem do aparelho móvel é justamente a possibilidade de tirá-lo da boca para comer, fazer higiene etc., mas isso é uma via de mão dupla para crianças, pois elas podem esquecer de recolocar, não guardar adequadamente, entre outras coisas que prejudicam o aparelho e o tratamento. Por isso, trouxemos algumas dicas para como cuidar do aparelho móvel!

Como limpar o aparelho móvel

O aparelho móvel deve ser higienizado de 3 a 4 vezes ao dia, no mínimo, para evitar o acúmulo de bactérias e o mau cheiro. O jeito certo de limpar o aparelho móvel é com a escova de dentes e a pasta, fazendo movimentos suaves e segurando firme para evitar quedas. As partes de resina, as acrílicas e as metálicas devem ser limpas dessa forma. 

O que não pode comer com aparelho móvel

Você deve orientar a criança a tirar o aparelho móvel toda vez que for comer ou beber alguma coisa, exceto água. Nesse momento, é imprescindível colocar o aparelho na caixinha que veio para guardar, evitando guardar no bolso ou em guardanapos, por exemplo. Guardar corretamente evita a quebra e mantém a limpeza.

Aparelho móvel precisa de manutenção?

Isso depende da tecnologia. Com o alinhador invisível, por exemplo, não existe manutenção, pois a troca do aparelho ocorre após o período determinado de uso. Nesse caso, há a previsão digital de todo tratamento e a preparação dos aparelhos para cada etapa. Então, é preciso visitar o dentista apenas para pegar os novos e seguir o tratamento.

Outros tipos de aparelho móvel infantil pede sim manutenção, da mesma forma que os fixos também necessitam de ajustes durante o tratamento. Existe ainda a possibilidade de começar com um tipo de aparelho e migrar para outro, tudo vai depender do plano traçado pelo dentista. 

Qual é o tipo de aparelho dental mais indicado para a criança?

Cada tipo de aparelho móvel infantil é indicado para um fim específico. Então, para descobrir qual é o modelo mais indicado para a criança, você precisa buscar a orientação do dentista, questionando sobre a função de cada mecanismo, o tempo de tratamento, entre outros pontos.

A dica final é também levar em consideração a adequação da criança ao tratamento, pois assim é possível dialogar com o dentista sobre qual tecnologia funciona melhor e realmente traz os resultados esperados dentro do tempo planejado. Não perca tempo: agende uma avaliação na Odontoclinic mais próxima

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!