Aparelho móvel X Aparelho Transparente: qual a melhor opção?

Ter um sorriso perfeitamente alinhado é o sonho de muitos brasileiros! Graças aos avanços da ortodontia, especialidade que busca corrigir os problemas no alinhamento dental, hoje isso é possível não apenas com os tradicionais aparelhos fixos, mas também com opções de tratamento mais avançadas e que oferecerem maior conforto para os pacientes. É o caso, por exemplo, do aparelho móvel e também do aparelho transparente, modelos dos quais falaremos ao longo deste artigo. Acompanhem!

Quais as principais características do aparelho móvel?

Como o próprio nome já diz, um aparelho móvel tem como principal característica a mobilidade, podendo ser facilmente retirado da boca do paciente para higienização ou antes das refeições. Dentre as opções de aparelho móvel, nós temos, por exemplo, os modelos de contenção, indicados principalmente para crianças em fase de crescimento.
Os aparelhos móveis de contenção são perfeitos para pequenas movimentações dentárias, para manter os resultados de um tratamento e para a correção de alterações maxilares. Além disso, estes modelos também podem ser indicados para a finalização de um tratamento com aparelhos fixos, mantendo os dentes na posição certa e contendo o desalinhamento do sorriso.
No caso da contenção, a recomendação geral para o uso de um aparelho móvel é de 6 meses, mas poderá variar, conforme a orientação do dentista.  

As vantagens dos aparelhos móveis

Dentre as principais vantagens dos aparelhos móveis, podemos citar:

    • Estímulo do desenvolvimento ósseo dos dentes em crianças;
    • Maior facilidade para a higienização;
    • Possibilidade de retirar o aparelho antes das refeições;
    • Maior conforto no dia a dia para os pacientes e durante o tratamento;
  • Auxilia na manutenção dos resultados de um aparelho fixo.

Aparelho transparente: a principal tendência da odontologia estética

Embora também seja um modelo móvel, o aparelho transparente (também conhecido como alinhador transparente), ao contrário dos modelos de contenção, pode ser indicado tanto para casos mais simples, que exigem pequena movimentação dentária, quanto para casos mais complexos, quando o paciente conta com níveis de desalinhamento mais graves.
Em outras palavras: além de contar com todas as vantagens dos aparelhos móveis tradicionais, os aparelhos transparentes são uma inovação do mercado odontológico, sendo capazes de tratar diversos casos de desalinhamento dental.
Além disso, por ser produzido com acetato transparente, os alinhadores são praticamente imperceptíveis, e não mudam a aparência do sorriso dos pacientes durante todo o período de tratamento.  
Graças a todos estes diferenciais, o mercado de ortodontia invisível está crescendo no Brasil e no mundo.
Hoje, por exemplo, já é possível contar, aqui no Brasil, com opções avançadas como os Alinhadores Transparentes Odontoclinic, que unem tecnologia de ponta internacional com produção realizada no país, para oferecer aos pacientes da Odontoclinic um produto com preço justo, tempo de fabricação reduzido e a possibilidade de planejar um tratamento de modo inteiramente digital!

As vantagens dos aparelhos transparentes

Os aparelhos transparentes possuem uma série de vantagens. Logo abaixo, nós listamos algumas das principais:

    • Muito mais discretos: os aparelhos transparentes são praticamente imperceptíveis e não mudam a estética do seu sorriso durante o tratamento;
    • Muito mais confortáveis: os alinhadores são personalizados e contam com uma espessura de apenas 0.75 milímetros. Por isso, o aparelho transparente é extremamente confortável, não faz volume ou atrapalha seu dia a dia;
    • Fáceis de higienizar: outra vantagem dos alinhadores transparentes é na hora da limpeza, tanto de seus dentes quanto do próprio alinhador. Ao remover o aparelho, você poderá higienizá-lo e, em seguida, realizar a escovação dos seus dentes e o uso do fio, sem qualquer dificuldade;
    • Não se preocupe na hora das refeições: basta retirar o aparelho transparente durante a refeição e se alimentar normalmente, sem oferecer riscos de danificação para o alinhador;
    • Menos manutenções e sem qualquer incômodo: Por fim, esqueça os incômodos comuns nos tratamentos com aparelhos fixos. Os alinhadores transparentes não machucam a sua boca e normalmente são acompanhados pelo dentista com um intervalo maior entre as consultas.

Aparelho móvel x Aparelho Transparente: como escolher?

Só o dentista poderá avaliar qual aparelho ortodôntico é mais indicado para você. Por isso, procure um profissional confiável na hora de realizar este diagnóstico!
Na Odontoclinic, além de disponibilizarmos para nossos pacientes tanto o aparelho móvel de contenção tradicional, quanto o aparelho transparente, contamos com dentistas de excelência, capazes de te auxiliar diante do surgimento de qualquer problema. Agende já sua consulta!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!
A erosão dentária é uma condição muito prejudicial para a saúde bucal. Confira aqui o que é e como tratar!
Sigmatismo, ceceio, língua presa: veja como identificar essas disfunções da fala e como o ortodontista pode colaborar no tratamento!