O que é chupeta ortodôntica? Vale a pena dar para a criança?

O uso de chupeta é geralmente desaconselhado por profissionais dentistas, mas a chupeta ortodôntica aparece nas prateleiras de farmácias e lojas como um acessório para a substituição da chupeta tradicional. 

Quando falamos em ortodontia e ortopedia, já logo associamos com os tratamentos para alinhar os dentes e manter a mordida funcional, mas será que esse tipo de chupeta realmente faz bem para a saúde bucal?

E o hábito de chupar o dedo, é melhor ou pior? Preparamos esse post para esclarecer suas dúvidas. Quer saber mais? Vem com a gente!

O que é chupeta ortodôntica?

A chupeta ortodôntica é um tipo de chupeta especialmente projetada para reduzir os riscos de má formação óssea e dentária em bebês e crianças pequenas.

As chupetas ortodônticas afetam menos a estrutura dentária e muscular da criança. 

O bico tem uma inclinação diferenciada que favorece o posicionamento da língua, e sua base tem uma forma mais chata para evitar que os lábios fiquem muito distantes um do outro durante o uso.

Para que as chupetas ortodônticas são indicadas?

As chupetas ortodônticas, assim como as tradicionais, servem para bebês e crianças pequenas como uma alternativa para a sucção não nutritiva, proporcionando conforto e ajudando na hora de dormir.

Elas tentam imitar o formato do mamilo da pessoa que amamenta, adaptando-se ao movimento natural da língua do bebê.

Quais são as vantagens da chupeta ortopédica?

A principal vantagem da chupeta ortodôntica é a menor probabilidade de má oclusão, ou seja, de problemas na mordida. Vale ressaltar que essa vantagem é em comparação com bebês que usam chupetas não ortodônticas.

Por outro lado, bebês que usam chupeta ortopédica antes dos 3 meses de idade são menos propensos a desenvolver hábitos de sucção do dedo ou outros maus hábitos que podem ser mais prejudiciais

Quando a chupeta ortodôntica é recomendada? 

O uso da chupeta ortodôntica é recomendado como alternativa preferível em comparação às chupetas tradicionais, especialmente se houver preocupações com problemas de má oclusão e hábitos orais compulsivos.

A chupeta ortodôntica pode ser particularmente útil quando os pais desejam oferecer conforto aos seus filhos e auxiliar no processo de dormir, substituindo a mama.

Melhor do que chupar o dedo?

Embora chupar o dedo não atrapalhe a amamentação, tende a influenciar na formação óssea da boca da criança, especialmente quando o hábito se mantém ao longo da fase de crescimento.

Outro ponto importante é que o dedo sempre está disponível, diferentemente da chupeta, que os responsáveis podem controlar o acesso. Então, pode ser mais difícil desacostumar a criança. 

Cuidados para minimizar problemas causados por chupetas

Os responsáveis devem estimular a criança a abandonar a chupeta antes dos 3 anos de idade. Assim, é possível fazer uma transição suave e saudável.

Além disso, você deve fazer a esterilização adequada, fervendo a chupeta por cerca de cinco minutos diariamente para prevenir a proliferação de germes.

Não incentive o uso constante da chupeta, reservando o recurso para momentos específicos de conforto. Para minimizar o uso, é válido também explorar alternativas como:

  • embalar o bebê;
  • musicoterapia;
  • banhos relaxantes;
  • brinquedos, como pelúcias;
  • paninhos etc.

A chupeta ortodôntica é uma opção que visa minimizar os impactos negativos na saúde bucal de crianças e bebês, desde que utilizada com precaução.

Outra dica de ouro: a decisão de adotar esse acessório deve ser orientada pelo dentista da criança, considerando bem-estar e saúde a médio e longo prazo, afinal, esse profissional é especializado na saúde bucal de crianças.

Leia o post sobre odontopediatria e saiba mais

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!