Veja como fazer a limpeza de prótese dentária corretamente!

6 minutos para ler
Implantes: para resgatar a alegria de sorrir naturalmente

Que tal aprender como fazer a limpeza de prótese dentária? Se você tem esse tipo de acessório, já deve saber que é preciso tomar diversos cuidados para que o seu uso seja bem sucedido. Além de fazer consultas periódicas ao dentista, para avaliar a sua estrutura e desempenho, é importante cuidar da higienização e nunca deixá-la de lado.

Daqui para frente, será necessário seguir várias dicas, desde escovar o produto após as refeições até utilizar escovas exclusivas para essa finalidade ou mergulhar a prótese em soluções especiais. Ainda assim, na hora de “colocar a mão na massa”, há quem sinta uma certa insegurança.

Caso você faça parte desse grupo, não se desespere. Hoje, resolvemos falar tudo a respeito da limpeza de prótese dentária — importância e vantagens, além de truques para facilitar as etapas desse processo tão essencial. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é prótese dentária?

Podemos afirmar que as próteses dentárias são itens muito utilizados para substituir os dentes ausentes na boca. Tais estruturas podem ser fixas, como o implante dentário, ou removíveis — tudo dependerá das necessidades do paciente.

Em um primeiro momento, há indivíduos que sentem um certo incômodo e dificuldade para se habituar ao uso, seja por conta dos incômodos iniciais, seja devido ao seu aspecto, que não é exatamente igual ao dos dentes.

Contudo, esse nicho do mercado odontológico está cada vez mais evoluído e, nos últimos anos, podemos encontrar modelos que aliam visual natural e extremo conforto. São excelentes para facilitar a adaptação e proporcionar mais qualidade de vida ao público.

Também existem dois tipos de próteses dentárias: as totais, conhecidas como dentaduras; e as parciais, que conseguem ser fixas ou retiradas da boca. Quem deve escolher o modelo ideal é o dentista responsável pelo tratamento. Nessa fase, o profissional precisará avaliar o número de dentes a serem substituídos, o valor do investimento e outros detalhes.

Quanto tempo dura uma prótese dentária?

limpeza de prótese dentária

A durabilidade da prótese dentária é longa. De qualquer modo, você precisará cuidar muito bem do material para que ele não se deteriore — e a limpeza diária faz parte dessa manutenção.

É válido ressaltar que, por um período, a prótese deverá ser reajustada, recolocada ou refeita. Afinal, é normal que haja um desgaste natural, causado pelo tempo. Recolocar quer dizer “criar uma nova base”, mantendo os dentes existentes e produzindo um novo arco.

Não podemos esquecer que, ao longo dos anos, é comum que a boca passe por algumas mudanças, independentemente da idade. Assim, as adaptações na prótese são mais que necessárias porque garantem que o acessório não fique solto ou dificulte a mastigação.

O ideal é sempre realizar consultas com o dentista para garantir que tudo vai bem. Essas visitas devem acontecer, pelo menos, uma vez por ano — lembrando que uma única prótese dentária não deve ter o seu uso estendido por mais de cinco anos.

Como fazer a limpeza de prótese dentária?

Tão importante quanto cuidar dos nossos dentes naturais é manter a limpeza de prótese dentária em dia. Esteja você utilizando um modelo fixo ou removível, uma coisa é certa: esse cuidado precisará ser diário, após todas as refeições e, preferencialmente, feito com uma escova de dente própria para isso, que pode ser encontrada em lojas especializadas no setor.

Ao contrário das versões tradicionais, essas escovas vêm em estojos personalizados e apresentam formato diferenciado, com cerdas curtas na parte externa e alongadas na interna. É válido ressaltar que o seu valor também pode ser mais elevado.

Com os itens apropriados em mãos, você já pode partir para os passos básicos de limpeza de prótese dentária. Abaixo, separamos algumas medidas exclusivas que farão milagres em sua experiência. Anote!

Higienize com sabão ou detergente neutro

Na hora de fazer a limpeza de prótese dentária, o processo será um pouco diferente da escovação habitual. Em se tratando dos modelos removíveis, o ideal é retirá-lo e colocá-lo na pia, dentro de um recipiente com um pouco de água. Em seguida, enxágue bem, utilizando água fria ou morna, para eliminar de vez qualquer resíduo de alimento que possa estar presente no local.

Não é recomendado utilizar creme dental convencional, vinagre e nenhum tipo de branqueador. Tais produtos podem comprometer — e muito — a coloração do material e, em alguns casos, até danificá-lo. Para evitar que isso aconteça, invista em componentes específicos para essa finalidade ou em um sabão neutro.

Atenção: em farmácias, existem alguns produtos que ajudam na limpeza das próteses. Porém, é essencial realizar uma avaliação com o dentista para que o profissional indique quais são as melhores soluções, caso as medidas citadas não sejam suficientes para a limpeza total.

Remova a prótese durante o sono

O recomendado é retirar a sua prótese dentária antes de dormir. Esse cuidado é ideal para promover a oxigenação das células presentes na boca, além de evitar o acúmulo de resíduos no material.

Contudo, fique de olho: jamais faça o desgaste do acessório por conta própria, com a intenção de deixá-lo mais ajustado na boca. Outro cuidado é não colocar a prótese dentária em água fervente e, muito menos, aplicar produtos de limpeza com ação abrasiva. Entre eles, destacamos o bicarbonato de sódio.

Guarde bem a sua prótese dentária

Sabemos que pode até soar estranho, mas o método mais indicado para guardar e conservar a sua prótese dentária durante a noite é manter o acessório em um copo com água. Isso é ótimo para impedir que o material fique empenado e perca o seu formato original — fato que pode acabar causando sérios desconfortos.

Preze sempre pela integridade do item. Somente com a estrutura intacta que o tratamento terá o sucesso desejado, portanto, evite que o acessório caia no chão ou bata em outras superfícies. Se isso ocorrer, ligue imediatamente para o seu dentista para que a melhor medida seja tomada.

Viu como fazer a limpeza de prótese dentária é mais simples do que parece? Leve essas dicas para o seu dia a dia e, rapidamente, você vai perceber que o produto ficará com um visual melhor e durará por um bom tempo.

E se você gostou dessas dicas e deseja continuar acompanhando outros conteúdos, não perca tempo: siga agora mesmo as nossas páginas no Facebook e no Instagram. Será um prazer te encontrar por lá!

agendamento
Posts relacionados

Um comentário em “Veja como fazer a limpeza de prótese dentária corretamente!

  1. Ranquei todos os os dentes só ficou 2 no fundo no lado de cima. Tenho 66 anos. Vocês parcelam no cartão. Obrigado pela atenção.

Deixe um comentário