O que é o clareamento interno? Saiba mais!

É possível clarear apenas um dente por meio do clareamento interno — tratamento que ajuda a harmonizar todo o sorriso

O clareamento dental tem como objetivo clarear todos os dentes quando eles estão amarelados ou manchados, certo? Porém, e no caso de quem tem apenas um dente escurecido? Para essas pessoas, o mais indicado é fazer o clareamento interno.

Com essa técnica, tratamos apenas o dente que está com uma cor diferente dos demais. Essa alteração de tonalidade pode acontecer, por exemplo, depois de um tratamento de canal. Embora não prejudique a saúde, afeta bastante a estética e autoestima do paciente.

Então, que tal conhecer essa opção de clareamento para renovar o sorriso? Acompanhe o post e veja como esse procedimento funciona e por que ele é importante!

O que é o clareamento interno?

O clareamento interno é um tratamento como o clareamento dental, mas que tem como objetivo alterar a tonalidade de apenas um dente. O produto clareador é aplicado dentro da estrutura dentária e não na superfície do esmalte, como acontece nas outras técnicas.

As alterações na coloração dentária são bem comuns, e elas não acontecem só na parte externa do dente. O escurecimento dental interno acontece por vários motivos, como:

  • traumatismos;
  • necrose da polpa;
  • contaminação por iodo;
  • medicação dentro do canal;
  • derramamento de sangue na estrutura interna dos dentes.

É em casos como esses que vemos com mais frequência a mudança de cor. O dente fica acinzentado, mas, feito o clareamento interno, esse escurecimento é minimizado.

Como o clareamento interno funciona?

Como o objetivo do clareamento interno é tratar alterações de tonalidade que têm origem na parte de dentro do dente, a técnica é diferente; a começar pelo fato de que apenas esse dente que está escurecido terá contato com o produto clareador.

O dentista faz uma pequena abertura na parte de trás do dente para ter acesso ao seu interior. Por esse buraquinho, aplica o clareador para que ele possa agir no local do escurecimento. Depois, faz uma espécie de curativo e o paciente volta para casa.

Durante alguns dias, o clareador ficará agindo no dente. A rotina continua igual, com os mesmos hábitos de higiene e de alimentação. Não há dores nem desconfortos, é tudo muito tranquilo.

O dentista vai pedir para agendar uma consulta de retorno, e o prazo deve ser respeitado porque é preciso conferir a evolução do tratamento. Nesse dia, o especialista vai retirar o curativo e trocar o produto para que ele continue clareando.

Quando o dente já está claro como desejado, o dentista retira pela última vez o produto clareador e restaura a abertura que fez no dente. Ele utiliza uma resina na tonalidade do esmalte para que fique bem discreto e natural.

Qual é a importância de fazer o clareamento interno?

clareamento interno

O cuidado com o sorriso é muito valorizado hoje em dia. O aspecto dos dentes influencia a imagem de um modo geral, e a aparência impacta a vida pessoal, social e profissional. Sendo assim, uma dentição harmônica faz toda a diferença para promover uma melhor estética.

Junto dessa valorização da imagem, temos outros aspectos positivos que o clareamento interno proporciona. Um deles é a elevação da autoestima e da autoconfiança. Afinal, quem não gosta de ter um sorriso branco e bonito, não é?

Sabia que é possível até mesmo rejuvenescer alguns anos fazendo esse tratamento? O escurecimento dos dentes acontece de forma natural com o avanço da idade; é por isso que ao fazer um clareamento conquistamos um sorriso mais jovem, o que vai impactar a satisfação com a própria aparência.

Quais são os procedimentos para clarear o dente?

As técnicas atuais de clareamento interno usam como agente branqueador o peróxido de hidrogênio que, como a gente explicou, é aplicado dentro do dente. É um método eficaz, que apresenta resultados rápidos e bem satisfatórios.

A duração do tratamento depende da necessidade de cada pessoa. Existem casos em que cerca de 3 a 5 consultas são suficientes, mas se o escurecimento for muito intenso, pode ser preciso até mesmo mais de 10 consultas para alcançar o resultado desejado.

Tudo vai depender da dificuldade encontrada para chegar à cor esperada. Até porque, o que conta muito é o que deixou o dente escuro: se foi uma hemorragia, necrose da polpa ou impregnação por iodo e cimentos odontológicos. Os resultados também podem variar de acordo com as características de cada paciente.

Por que fazer um clareamento interno?

Ter um dente escurecido não oferece risco para a saúde bucal, por isso, algumas pessoas convivem com essa característica sem nenhuma complicação. Mas ele provoca um prejuízo estético, então, vale a pena fazer o clareamento interno se isso está incomodando você.

Como dito, o aspecto do sorriso também influencia a aparência de um modo geral. Assim, o comprometimento estético pode desencadear problemas de socialização e de autoestima. Dependendo da área de atuação profissional, atrapalha o crescimento na carreira.

Sendo assim, se você quer ter um sorriso mais harmônico ou precisa da valorização estética para sua vida social e profissional, vale muito fazer o clareamento interno. Ele vai evitar que aquele dente mais escuro se sobressaia, deixando o conjunto agradável de ver.

Como escolher onde fazer o clareamento?

O clareamento interno é um procedimento seguro, mas, como qualquer outro tratamento, ele precisa ser feito em uma clínica bem estruturada e por um profissional experiente. Afinal, é preciso planejar a técnica seguindo a necessidade de cada pessoa e os resultados que se deseja alcançar.

Então, quando for escolher onde você vai fazer o seu tratamento, confira a especialização do dentista, a qualidade do atendimento e a satisfação de outros pacientes, para ter certeza de que você vai gostar dos resultados.

Você pode fazer o clareamento interno na Odontoclinic, que conta com os mais diversos tratamentos odontológicos para cuidar da saúde e da estética do seu sorriso, proporcionando mais qualidade de vida e autoestima para você.

Tem sempre uma unidade Odontoclinic por perto. Agende uma avaliação com nossos especialistas para descobrir qual é o tratamento ideal para renovar o seu sorriso!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!