Está com o dente podre? Conheça as principais causas e tratamentos 

Dente podre é como chamamos dentes que estão muito cariados. Além de prejudicar a aparência dos dentes, causando constrangimento, essa condição também traz prejuízos para o dia a dia, causando dor, desconforto, dificuldade de mastigar, entre outros problemas.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo explicando quais são os principais sintomas de dente apodrecido, quais são as causas, os possíveis tratamentos e como atuar na prevenção. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Quais são os sintomas de dente podre?

Quando a gente tem um dente muito cariado, já nota logo pela aparência, afinal, o dente está danificado e geralmente com coloração mais escura. Os sintomas mais comuns de dente podre são:

  • dor no dente e na gengiva;
  • mau hálito;
  • aparência amarelada;
  • desgaste dentário;
  • sensibilidade nos dentes;
  • buracos nos dentes;
  • tártaro;
  • inchaço na gengiva;
  • quebra e queda, entre outros. 

Em casos mais avançados, pode ser que apareçam inflamações e pus. Por isso, é fundamental acompanhar a saúde dos dentes, evitando cáries e fazendo restaurações em dentes já afetados. 

Por que o dente apodrece?

Como vimos, o apodrecimento do dente é geralmente causado por cárie. As principais causas do dente podre envolvem má escovação, higiene bucal insuficiente, pouca ingestão de água, má alimentação, falta de cuidado com as cáries em fase inicial, falta de visitas regulares ao dentista etc. 

O que fazer quando se tem um dente podre?

Se você está com os sintomas de apodrecimento do dente é hora de visitar o dentista. Na verdade, o ideal é procurar o especialista assim que perceber qualquer diferença na superfície do seu dente. Além disso, se você tem cáries, é preciso fazer o tratamento e restaurar as áreas afetadas. Assim, o quadro não piora e o dente não apodrece.  

O que acontece se deixar o dente podre na boca?

Se você não cuidar do dente cariado, é muito provável que ele quebre e fique aos pedaços. As dores também podem ficar cada vez mais intensas, prejudicando a mastigação, a fala e outras funções orais. Além disso, se deixar o dente podre na boca sem nenhum cuidado, você provavelmente vai perdê-lo

Quando o dente apodrece tem que arrancar?

Nem sempre é preciso arrancar o dente podre. Se há chance de recuperá-lo, o dentista vai indicar o tratamento mais adequado e orientar você a respeito dos cuidados necessários. O seu dentista é a única pessoa que pode avaliar e dizer se o dente está muito comprometido e se a extração é necessária

Quais são os tratamentos para dente podre?

Obturação, restauração, canal, coroas, extração: todos esses procedimentos podem ser usados para tratar ou eliminar o dente cariado. O tratamento para o dente podre depende do grau de acometimento do dente, então, após a avaliação, o dentista vai recomendar a melhor ação para o seu caso.

Como prevenir dente podre?

A melhor forma de prevenir que o dente apodreça é evitar o aparecimento de cáries. Para isso, devemos manter a higiene bucal em dia, fazendo a escovação adequadamente, passando o fio dental, evitando comer muitos açúcares etc. Por fim, não deixe de visitar o dentista regularmente para identificar qualquer necessidade de tratamento. 

Dente podre em criança

Crianças também podem ter dentes podres, inclusive os dentes de leite. É importante tratar cáries mesmo que o dente seja de leite ou a bactéria pode afetar também o dente permanente. Então, as orientações são as mesmas para prevenir dente podre nas crianças: cuidar da saúde bucal, fazendo a higienização e visitando o odontopediatra regularmente. 

A Odontoclinic conta com profissionais de todas as áreas para cuidar do sorriso de toda a sua família: agende a sua avaliação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  • Meu dente da frente tá podre e quebrado e tá bem feio mesmo preciso de ajuda sou moradora de iguape sp litoral sul de São Paulo será que tem conserto

    • Oi Jociele!

      Para entender o seu caso em específico, o ideal é falar diretamente com o dentista, que vai avaliar sua boca e orientar sobre o que fazer.
      Você pode entrar em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para marcar uma avaliação gratuita.

  • Gostei muito das informações que li aqui, eu tenho muitos dentes podres e sempre fico com dores de dente , não sei se ainda tem chance de meus dentes serem tratados porque outros estão muito podres, mesmo minhas irmãs tem esse problema.

    • Oi Luísa.

      Com certeza podemos cuidar do seu sorriso. Temos diversos tratamentos para todas as necessidades.
      Entre em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para agendar sua avaliação sem custo.

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!