Aprenda aqui o nome dos dentes, quais são os seus tipos e funções 

Você já parou para pensar qual é o nome dos dentes? Os dentes mais conhecidos que temos, os dentes do juízo, são chamados de sisos e também conhecemos muito bem os dentes do leite, mas e os outros, como chamam?

Para entender melhor a anatomia dental e saber o  nome de cada dente, além de quais são seus tipos e funções, preparamos esse conteúdo para você. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Quantos dentes temos na boca?

Você já se pegou tentando contar mentalmente qual é a quantidade de dentes que você tem na boca? A maioria dos adultos tem entre 28 e 32 dentes. Os 28 dentes são separados em 4 grupos, mas falaremos disso mais tarde, enquanto os 4 restantes são os famosos dentes do juízo. 

Os dentes permanentes são 32, mas existem pessoas com hiperdontia, ou seja, que desenvolvem mais do que essa quantidade de dentes. Não existe uma causa comprovada, a maioria dos casos relacionados a doenças raras e distúrbios genéticos. Geralmente, a hiperdontia faz crescer um ou dois dentes a mais.

Diferença entre dentes permanentes e dentes de leite

Crianças têm 20 dentes na boca. Os dentes de leite, ou dentes decíduos, são chamados também de primeira dentição. Além da quantidade, veja outras diferença entre os dentes de leite e os dentes permanentes

  • dentes de leite são menos mineralizados do que os permanentes;
  • as raízes dos dentes de leite são menores e mais finas do que as dos dentes permanentes;
  • dentes de leite são menores do que os dentes permanentes;
  • os dentes de leite são mais brancos do que os permanentes. 

Os dentes decíduos são chamados dentes de leite justamente por serem mais brancos que os permanentes. Eles têm raízes menores e mais finas, além de serem menores, para facilitar a substituição e reservar espaço para a dentição definitiva. 

Qual é o nome dos dentes?

Você sabia que tanto os dentes de leite quanto os dentes permanentes já estão formados desde antes da gente nascer? Pois é, eles ficam “escondidos”. Outra curiosidade é que os dentes caem na mesma ordem que nascem! Confira a seguir a lista dos nomes dos dentes:

  • incisivo central;
  • incisivo lateral;
  • caninos;
  • primeiro pré-molar;
  • segundo pré-molar;
  • primeiro molar;
  • segundo molar;
  • dentes do siso, terceiros molares ou dentes do terceiro molar.

O nome dos dentes são dados de acordo com o tipo e função. Para entender melhor, é preciso conhecer a composição da arcada dentária, a seguir! 

Como a arcada dentária é composta? 

A composição da arcada dentária conta com 4 tipos de dentes. Esses grupos são formados de acordo com a forma e a função dos dentes. É possível encontrar também quem diga que a divisão é em 5 grupos, graças aos dentes do siso. Antes de falar mais sobre os tipos de dentes, vamos entender a estrutura dos dentes! 

Estrutura dos dentes

A anatomia do dente é composta pela dentina, pelo esmalte e pela polpa. Essa estrutura do dente, mesmo que diferente em tamanho e coloração, é presente tanto nos dentes permanentes quanto na primeira dentição. 

O que é esmalte dos dentes

O esmalte dentário é a parte externa do dente, sendo o tecido mais mineralizado de todo o nosso corpo. Por isso, o esmalte também é o tecido mais duro, afinal, apenas menos de 10% da composição é de materiais orgânicos e água, sendo mais de 90% de material mineralizado. 

O que é dentina

A dentina fica embaixo do esmalte dentário, é feita de material celular vivo e também é a maior parte da composição do dente. O esmalte dental é translúcido, então, a cor atenuada quando você olha para os dentes é a cor da dentina. 

O que é polpa do dente

A polpa do dente é um tecido que vai desde a dentina até a raiz do dente, sendo responsável pela geração da dentina. Na polpa do dente encontramos células do tecido conjuntivo, nervos, vasos sanguíneos e fibras.

Quais são os tipos de dente e suas funções?

A função de cada dente especifica a qual grupo ele pertence. Temos, então 4 grupos de dentes, divididos da seguinte forma entre as arcadas inferior e superior: 

  • 8 dentes incisivos;
  • 4 dentes caninos;
  • 8 dentes pré-molares;
  • 12 molares (incluindo os 4 sisos).

Os dentes funcionam em pares, encaixando suas funções — o da arcada superior com o da arcada inferior. É por isso que quando a gente perde um dente é recomendado fazer a reposição, afinal, o dente correspondente ao perdido na outra arcada fica prejudicado e perde sua função. Veja a função dos dentes a seguir! 

Dentes incisivos

A principal função dos dentes incisivos é cortar os alimentos. Os incisivos são os dentes da frente, sendo 4 em cima e 4 embaixo. Você já viu um cinzel, aquela ferramenta usada para esculpir? Esse é também o formato dos incisivos, facilitando sua função. 

Dentes caninos

A função dos dentes caninos é rasgar os alimentos em pedaços pequenos. Os dentes caninos são aqueles pontiagudos, que vêm logo depois dos 4 dentes da frente. Ao total, temos 4 caninos, 2 em cima e 2 embaixo. 

Dentes pré-molares

Os dentes pré-molares servem para esmagar e moer os alimentos. Os pré-molares contam com duas cúspides, ou pontas, em sua superfície para facilitar sua função. Esses dentes vêm logo depois dos caninos, sendo 4 em cima e 4 embaixo. 

Dentes molares

A função dos dentes molares é triturar os alimentos, deixando eles bem pequeninos e amassados, prontos para engolir. Esses são os últimos dentes da boca. Sem contar com os sisos, temos 4 em cima e 4 embaixo. 

Dentes terceiros molares 

Os sisos têm a mesma função dos molares: triturar alimentos. Você já reparou que a gente geralmente termina a mastigação com o alimento no fundo da boca, pois é! Se contarmos com os terceiros molares, temos 6 molares na arcada superior e 6 na inferior. 

Agora você já sabe os nomes dos dentes! 

Saber o nome dos dentes, como vimos, não é apenas questão de decorar como eles são chamados, mas também de entender o posicionamento na arcada dentária e qual função executam em conjunto. Agora você já sabe!

Estenda o seu conhecimento lendo o texto sobre as principais causas de dor de dente que preparamos para você! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!