Quer dentes mais brancos? Saiba como funciona o clareamento dental

É cada vez maior o número de pessoas que procuram o dentista em busca de dentes mais brancos. Apesar de bastante conhecido, o clareamento dental ainda gera muitas dúvidas em quem deseja realizar o tratamento. Pensando em esclarecer as principais questões sobre o assunto, elaboramos esse post com as principais respostas.
Como o clareamento dental deixa meus dentes mais brancos?
O clareamento ocorre por uma reação química que penetra na estrutura do dente e age na pigmentação amarelada, quebrando em moléculas menores, permitindo maior reflexão da luz nos dentes. Essa reação química é que torna o dente mais branco.
Qual é o processo do clareamento?
Existem duas formas de fazer o clareamento. A primeira é o clareamento em casa na qual o paciente recebe uma moldeira feita sob medida e um gel próprio para aplicar. O tempo de tratamento pode variar de paciente para paciente, mas em média é necessário ficar com a moldeira por pelo menos quatro horas diárias. Outro ponto importante desse tipo de tratamento é a quantidade de gel aplicada. Se for colocado em pouca quantidade, não funcionará. Se for colocado em demasia, pode causar problemas na gengiva.
A outra forma de clareamento é a feita no consultório do dentista. Esse método tem o mesmo efeito do clareamento caseiro, mas em número menor de aplicações; em média três aplicações de 40 minutos.
Vale lembrar que seja qual for o melhor método para você, procure seu dentista, converse com ele e realize sempre o procedimento com supervisão profissional.
Por que nem todo mundo fica com os dentes brancos?
O que determina o tom de branco dos dentes é a quantidade de esmalte que cada um de nós possui. Os dentes são formados por diversos elementos, mas o que determina a cor é a dentina, naturalmente amarela. Por isso, quanto menor a quantidade de esmalte que recobre a superfície, mais amarelo o dente parece. Essa é uma informação importante para conversar com o dentista antes de realizar o clareamento. É preciso saber se o dente está amarelado devido a uma dieta rica em corantes ou se é apenas uma característica do próprio dente.
Caso você tenha dentes naturalmente amarelados, poderá recorrer a outras técnicas como as Facetas de Porcelana ou as Lentes de Contato Dentais.
Fiz o clareamento. E agora, quais são os cuidados?
Depois de realizar o clareamento dental é necessário ter alguns cuidados para evitar que os dentes voltem a ficar amarelados. Se você for fumante, a primeira atitude é suspender o uso do cigarro, que tem alto poder de amarelar os dentes. Outro fator importante é evitar alimentos com corantes como: café, refrigerantes e alguns alimentos ácidos.
Além de ajustar a alimentação, o uso de pasta dental para dentes hipersensíveis e um exaguante bucal com flúor, podem minimizar a sensibilidade momentânea.
Agora é só procurar seu dentista e transformar o sorriso!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!
A erosão dentária é uma condição muito prejudicial para a saúde bucal. Confira aqui o que é e como tratar!
Sigmatismo, ceceio, língua presa: veja como identificar essas disfunções da fala e como o ortodontista pode colaborar no tratamento!