Pasta de dente com carvão ativado: entenda os prós e contras do uso

A pasta de dente com carvão ativado é promovida como um milagre para limpar e clarear os dentes. Você certamente já viu propagandas e comerciais falando sobre as boas propriedades do carvão ativado para a saúde bucal, mas como bem diz o ditado, nem tudo que reluz é ouro: há muitos mitos sobre creme dental de carvão ativado!

Por isso, trouxemos este conteúdo para explicar o que é essa pasta de carvão ativado, se serve para clarear os dentes, se faz mal para a saúde bucal, dicas para ter dentes mais brancos e respostas para as perguntas mais frequentes sobre o assunto. E aí, bateu a curiosidade? Continue lendo e saiba mais sobre a pasta com carvão ativado! 

O que é pasta de dente com carvão ativado?

Pasta de dente com carvão ativado é um creme dental que conta com carvão ativado em sua composição. O carvão ativado é uma substância que vem do carbono, cuja função é eliminar impurezas.
O uso de carvão para fins de limpeza no corpo humano não é novidade. No passado, o composto foi usado para eliminar mau odor, purificar e clarear superfícies com as quais entra em contato. 

Para que serve a pasta de dente com carvão ativado?

A principal função do carvão ativado é eliminar impurezas e isso vale para os dentes também.

Quando adicionado ao creme dental, o carvão ativado teria a função de detox, fazendo uma espécie de limpeza profunda, clareando manchas e eliminando aquele tom amarelado dos dentes.

Por isso, muitas pessoas associam a pasta com carvão ativado ao clareamento dental

Creme dental com carvão ativado funciona?

Muita gente tem dúvida sobre a eficiência do creme dental de carvão ativado, pois, apesar das grandes campanhas publicitárias a respeito, prometendo mais limpeza e dentes mais brancos, não há consenso entre os especialistas a respeito

Na verdade, uma revisão de mais de cem artigos sobre o assunto, publicada no Journal of the American Dental Association, em 2017, concluiu que não há evidências que comprovam que a pasta de dente com carvão ativado clareia os dentes ou faz bem para a higiene bucal. 

Creme dental com carvão ativado faz mal?

A chamada pasta de dente clareadora à base de carvão ativado é abrasiva. Isso significa que pastas com carvão ativado podem desgastar o esmalte dos dentes. É importante ressaltar que o esmalte dos dentes não é algo produzido novamente pelo nosso corpo, então, quando perdido, não é possível recuperá-lo naturalmente.

Outro fator de interesse: as pastas de dente com carvão ativado não contam com a indicação do quão abrasivas são. Sendo assim, imagine que você pode estar escovando os dentes com uma lixa, sem nem saber a potência desse desgaste. Quem usa facetas, coroas, ou conta com outros tipos de intervenção dentária, deve se atentar ainda mais. 

É verdade que carvão ativado clareia os dentes?

Como dissemos, há pesquisas científicas comprovando que creme dental de carvão ativado não serve para clareamento efetivo dos dentes. Por outro lado, elas podem sim ser boas opções para manutenção de resultados de clareamentos feitos no consultório ou ainda de clareamento dental caseiro. 

Vale lembrar que você não deve fazer clareamento caseiro sem a indicação do dentista, então, nada de receitinhas de internet! Para clarear os dentes, conte com a orientação do seu dentista sobre qual é o melhor procedimento para o seu caso. Se for clareamento caseiro, o profissional também fornece os materiais e instruções sobre como fazer. 

O que realmente clareia os dentes?

O que realmente clareia os dentes é o clareamento orientado pelo dentista. Existem dois tipos principais de clareamento, o feito em consultório e o caseiro. A seguir, falaremos um pouquinho mais sobre cada um deles! 

Clareamento caseiro

Também conhecido como clareamento com moldeira, o clareamento feito em casa começa no consultório. Primeiro, é realizada uma moldagem da arcada dentária. A partir desse molde é que surge, como o nome sugere, a moldeira. Feita geralmente de silicone, a moldeira se encaixa perfeitamente nos dentes.

Para fazer o clareamento em casa, basta aplicar o gel clareador dentro da moldeira e, então, colocá-la nos dentes. O material e o tempo de uso são recomendados pelo dentista. Em geral, após duas semanas já é possível perceber a mudança na coloração dos dentes, a depender da resposta biológica e outros fatores subjetivos. 

Clareamento no consultório

No clareamento de consultório, o dentista faz uma barreira de proteção gengival. Depois, o gel clareador é aplicado. A concentração, nesse caso, é muito mais alta do que na moldeira. O profissional renova o gel algumas vezes durante o atendimento, que pode durar cerca de uma hora.

A grande vantagem de ir ao dentista para fazer clareamento é a rapidez dos resultados. Como o agente clareador é muito mais concentrado, faz com que os dentes fiquem mais brancos logo após a primeira aplicação. O resultado final demora entre 2 e 3 sessões para ser alcançado. 

Por que contar com a orientação de um dentista é importante?

Entre os riscos do clareamento caseiro sem supervisão do dentista está o surgimento de manchas nos dentes. Ao fazer o clareamento, é preciso seguir uma conduta específica para manutenção dos resultados, por isso, um profissional qualificado é necessário para instruir você sobre o que fazer exatamente depois do procedimento.

Além disso, podem surgir problemas como a pulpite (inflamação da polpa do dente), sangramento da gengiva, queimaduras etc. A depender do produto, da frequência e do tempo de aplicação, essas complicações podem ser mais severas. Por isso, o acompanhamento do dentista é fundamental para o clareamento dental

Perguntas frequentes 

Com toda essa controvérsia a respeito dos cremes dentais com carvão ativado, é comum que a gente fique com bastante dúvida, especialmente porque esse tipo de pasta é amplamente divulgada na mídia como benéfica. Pensando nisso, separamos as principais perguntas sobre o assunto para tirar as suas dúvidas. Confira a seguir! 

O carvão ativado da pasta de dente é o mesmo usado na churrasqueira?

O carvão ativado não é o mesmo usado na churrasqueira. Ambos são de origem vegetal, mas a matéria-prima é diferente e o tamanho da partícula também. 

O carvão ativado deriva da queima de cortiça (cascas de uma árvore chamada sobreiro), cascas de coco e cascas de madeira. O material é bem poroso, formando um pó. Enquanto isso, o carvão de churrasqueira vem de lenhas ou madeiras mais duras que, mesmo com tritura, não vira pó. 

Qual é a relação entre carvão ativado e flúor na pasta de dente?

A maioria das pastas dentais com carvão ativado não contam com a quantidade adequada de flúor para proteger os dentes contra cáries.

O British Dental Journal avaliou 50 pastas com carvão ativado em um estudo e concluiu que apenas 8% delas têm flúor. Vale lembrar que o creme dental deve ter de 1.350 a 1.500 ppm de flúor para manter os dentes protegidos das cáries. 

Quantas vezes posso escovar os dentes com carvão ativado?

Não existe comprovação científica e profissional de que o carvão ativado realmente clareia os dentes, portanto, você não deve usar o produto.

Embora o carvão ativado funcione para limpar impurezas, ele pode causar danos à sua saúde bucal. Busque orientação do seu dentista para conhecer as melhores opções para cuidar do seu sorriso. 

Como fazer pasta de dente com carvão ativado?

Fuja de receitinhas da internet para clareamento dental. Existe o clareamento dental caseiro orientado pelo dentista, com a substância clareadora adequada, quantidades recomendadas e procedimento correto. 

Então, se você não quer fazer clareamento no consultório, converse com o dentista, que é o profissional capacitado para fornecer os materiais e instruir sobre como utilizá-los para ter dentes mais brancos. 

Qual é a melhor pasta de dente com carvão ativado?

O seu dentista é o único que pode recomendar cremes dentais, pois a composição deve ser considerada de acordo com o tratamento que você faz.

Pastas dentais específicas podem ser indicadas pelo dentista em caso de manutenção de tratamentos odontológicos, por exemplo, e também para evitar certos compostos que podem prejudicar os resultados. 

Existe contraindicação para clareamento dental? 

O clareamento, caseiro ou de consultório, não é um procedimento invasivo, mas existem sim algumas contraindicações:

  • gestantes;
  • pessoas com cáries;
  • pessoas com tártaro ou acúmulo de biofilme;
  • pessoas com problemas gengivais;
  • pessoas com muitos dentes restaurados;
  • pessoas com alergia ao componente do gel clareador. 

Nesses casos, é fundamental conversar com o seu dentista para entender qual é a melhor forma de manter a saúde bucal em alta e ter um sorriso mais branco ao mesmo tempo. Então, você pode dispensar a ideia de usar pasta de dente com carvão ativado para clarear os dentes, combinado? 

Agora você já sabe: clareamento com a benção do dentista é o que vale a pena. Falando nisso, leia o post que preparamos para você e entenda por que escolher a Odontoclinic para fazer o seu clareamento

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Gostaria de uma informação visto que sou leigo no assunto:
    Comprei um creme dental que dis ter carvão ativado, porém na sua composição não achei descrito na sua composição descrita na embalagem.
    Tem algum nome específico que identifique o carvão ativado ??

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
O atestado odontológico é válido para abonar faltas? Quantos dias? E horas? Esclareça suas dúvidas nesse post!
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!