Você conhece o clareamento a gel? Saiba mais!

5 minutos para ler

O clareamento em gel é uma solução prática e eficiente para ter dentes mais brancos e saudáveis. Descubra como funciona!

O clareamento a gel é uma solução interessante se você quer ter um sorriso com dentes mais brancos. A coloração da dentição pode ser um grande incômodo para algumas pessoas e influencia em diversos aspectos da vida, como na construção de uma autoestima mais elevada, certo?

É comum tentar buscar procedimentos caseiros, seja para economizar ou até pelo medo de dentista. Entretanto, contar com o auxílio de um especialista é fundamental. Afinal, o profissional indica o melhor tratamento e cuida para que os dentes fiquem saudáveis.

Então, se você tem dúvidas sobre o clareamento a gel e quer conhecer mais sobre esse procedimento, leia todo o post!

O que é o clareamento a gel?

O clareamento a gel é uma das formas mais comuns de fazer um branqueamento dentário. O procedimento é realizado em consultório ou em casa, com o uso de uma moldeira feita sob medida e gel clareador. Assim, são eliminados os pigmentos que deixam os dentes amarelados, manchados ou escurecidos.

Vale dizer que o clareamento a gel é um tratamento com finalidade estética. Dessa forma, o que acontece é uma reação química, em que o gel clareador (à base de carbamida ou peróxido de hidrogênio) é aplicado nos dentes e quebra as moléculas de pigmento. Como resultado, a dentição é clareada e fica mais branca e uniforme.

Por que é importante fazer o clareamento a gel?

Dentes manchados e amarelados deixam a impressão de rosto mais cansado e até envelhecido. Portanto, o clareamento a gel é importante para trazer mais leveza e deixar o sorriso claro e luminoso.

Contudo, o procedimento não é indicado para pacientes com problemas bucais, como cáries, lesões dentárias e doenças periodontais. O mais indicado é realizar os tratamentos antes de iniciar um trabalho de clareamento.

Por isso, a ida ao dentista é tão importante: o profissional vai verificar sua saúde bucal por completo, para, então, iniciar o clareamento. Isso ajuda a trazer resultados de acordo com as suas expectativas, sabia?

Como o clareamento a gel funciona?

Como falamos, esse tratamento estético tem como objetivo eliminar substâncias que deixam os dentes manchados ou escurecidos. Os pigmentos vêm, principalmente, da alimentação: os resíduos de comida penetram no esmalte dentário, camada dental mais externa e porosa, e chegam à dentina, onde ficam depositados.

Então, com a aplicação do clareador em gel, você terá um sorriso mais branco. Além disso, o clareamento deixa a sensação de dentes mais limpos e motiva a pessoa a manter os cuidados com a saúde bucal.

Quais são os procedimentos para clareamento a gel?

clareamento a gel moldeira

Os dentes podem ser clareados por meio de géis liberadores de oxigênio. Na Odontoclinic, o paciente molda uma placa de clareamento que será confeccionada em laboratório. Junto ao gel clareador, o paciente usará a placa em casa, durante o período determinado pelo dentista.

Também existe a opção de fazer esse tratamento no consultório do dentista — o que muda, no geral, é a duração do tratamento e a concentração do gel clareador.

Qual é o tempo desse tratamento?

Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo especialista. Dessa maneira, o profissional indica o tempo da sessão, que pode durar de 30 minutos a uma hora e o intervalo entre as sessões (de 7 a 10 dias).

Para que o clareamento tenha melhores resultados, são recomendadas 3 sessões, que totalizam uma duração média de 25 dias. Mas vale reforçar que cada paciente tem suas necessidades, que precisam ser levadas em conta.

Quanto custa o tratamento com gel clareador?

Não existe um preço fixo para esse tipo de tratamento. Geralmente, a cobrança é feita por sessão, e os valores podem variar se você optar pelo clareamento caseiro. O custo também depende das indicações do dentista, então, só após uma avaliação será possível estimar quanto você vai gastar com esse tipo de procedimento.

Quais são as vantagens do clareamento a gel?

Padrões estéticos vão se alterando ao longo do tempo, isso é fato. Mas dentes brancos e sem manchas são uma constante, certo? Na prática, o clareamento a gel traz diversas vantagens:

  • melhora da estética;
  • mais autoconfiança;
  • sensação de rejuvenescimento;
  • restauro da autoestima;
  • tratamento indolor e seguro;
  • alta durabilidade.

O que acontece se eu não realizar um clareamento dental?

Um dos nossos cartões de visita é o sorriso. Por isso, muita gente que tem dentes manchados sente vergonha de sorrir e até mesmo de falar em público. Se é o seu caso, com dentes mais amarelos, saiba que dá para reverter e ter mais autoestima.

Imagine-se indo a uma entrevista de emprego em que você sequer pode sorrir ou falar naturalmente por vergonha da cor dos seus dentes. Os dentes são uma das primeiras coisas que as pessoas reparam quando vão começar um relacionamento, seja de qual espécie for, profissional ou pessoal.

Por que fazê-lo com dentistas experientes?

Assim como qualquer outro tratamento ortodôntico, o acompanhamento profissional é imprescindível. Nesse sentido, mesmo que você opte pelo tratamento caseiro, é essencial contar com um dentista experiente para fazer todas as indicações necessárias.

Desse modo, o clareamento a gel é realizado com todos os devidos cuidados. Seguindo todas as recomendações, você ganha mais confiança ao sorrir e ainda sente mais engajamento para cuidar dos dentes.

Então, vamos ter um sorriso mais branco e saudável? Conheça os tratamentos da Odontoclinic e veja qual deles mais se encaixa nas suas necessidades!

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário