Escova de dentes suja? Veja como evitar!

Usar a escova de dentes suja pode prejudicar sua higiene e favorecer a proliferação de bactérias nocivas. Descubra como se prevenir!

A recomendação de todos os dentistas é de que você precisa escovar os dentes e utilizar o fio dental diariamente e sempre após as refeições. O que muitas pessoas não sabem é da necessidade de ter atenção aos itens de higiene bucal, principalmente para evitar o uso de uma escova de dentes suja.

Limpá-la com água corrente e tirar o excesso de umidade ao final da escovação não é suficiente para eliminar todas as bactérias e deixá-la pronta para o próximo uso. Se você quer saber como evitar que sua escova fique suja, continue a leitura e confira as nossas dicas!

Como saber se a sua escova está suja?

A nossa boca possui mais de 500 tipos diferentes de microrganismos, que permanecem até 48 horas nas cerdas de uma escova dental. Se você armazena a escova de dentes sobre a pia, pode acumular uma porção extra de bactérias.

Isso acontece porque, quando se dá a descarga com a tampa do vaso sanitário aberta, as partículas de água saem voando e se espalham por até 6 metros. Dessa forma, contaminam vários materiais presentes no ambiente, incluindo a sua escova.

Assim, se ela fica armazenada em um espaço com umidade e com possibilidade de infecção, é provável que esteja suja e necessite de alguns cuidados que a deixem adequada para o uso.

Por que usar uma escova de dentes suja é ruim?

escova de dentes

Nas cerdas da escova se escondem bactérias, fungos e vírus que podem ser transferidos para a cavidade oral durante a escovação. Além de prejudicar a saúde da boca, eles afetam a saúde em geral, dado que a escova representa um ambiente adequado para a proliferação de diversos microrganismos.

Dessa forma, sem uma desinfecção adequada, a escova de dentes suja se torna veículo de inúmeras bactérias, responsáveis por causar diversos problemas de saúde.

Como higienizá-la após escovar os dentes?

Para eliminar as sobras de creme dental e os resíduos de alimentos, você deve lavar a escova em água corrente. Depois, basta borrifar um pouco de antisséptico bucal nas cerdas ou deixá-la imersa em uma pequena quantidade do produto.

Esse produto é útil para fazer a limpeza, pois a maioria das fórmulas contém gluconato de clorexidina, um componente responsável por eliminar os germes e as bactérias e deixar a escova limpa de novo. Para mantê-la assim, o procedimento de higienização pode ser feito diariamente, após as escovações.

Como guardar a escova do jeito certo?

O armazenamento correto também ajuda a diminuir a proliferação e o acúmulo de microrganismos que prejudicam a sua saúde. O local adequado para deixar a escova é um copo ou suporte que mantenha o corpo para baixo e as cerdas para cima. Vale ressaltar que não é indicado colocar outras escovas próximas devido ao risco de transferência de bactérias, combinado?

Também é importante manter as cerdas livres de qualquer cobertura, como as tampas de plástico. Esse cuidado evita que as cerdas fiquem ainda mais úmidas e criem um ambiente favorável para a proliferação de germes nocivos.

Quando trocar sua escova?

Em geral, a gente ouve que deve substituir a escova a cada três meses de uso, certo? Mas esse prazo pode ser até menor — o que manda, de verdade, é o quão gastas estão as cerdas. Mas essa troca frequente, de qualquer maneira, permite que você evite o acúmulo de bactérias, mantém sua saúde bucal e restaura as propriedades que se perdem com o uso diário.

Lembre-se de que as cerdas são fundamentais no objetivo de proporcionar uma limpeza correta dos dentes e, para isso acontecer, elas precisam estar em boas condições. O uso constante deixa essas estruturas tortas, desgastadas e reduz a eficiência na hora da limpeza.

Ao seguir nossas recomendações, você fica livre de uma escova de dentes suja e consegue manter seu sorriso protegido das bactérias que causam cáries, tártaro e demais problemas de saúde. Não se esqueça de conversar com um bom dentista para verificar se existem mais necessidades específicas ao seu caso.

Viu como a limpeza da escova é importante? Então, continue com a visita e veja mais 9 hábitos que prejudicam a saúde bucal.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!