Odontopediatria: quando e por que buscar esse especialista

6 minutos para ler
agendamento

Começar desde sempre o tratamento dos pequenos com o odontopediatra só traz vantagens!

Você já parou para pensar que a saúde bucal das crianças deve começar desde cedo? Quem cuida de algum pequeno precisa levá-lo ao odontopediatra, sim! É que consultar esse profissional é muito importante nessa fase da vida, mesmo que a criança ainda não tenha todos os dentinhos.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que faz o profissional, quais são as vantagens de realizar o acompanhamento nos primeiros anos de vida e outras informações ligadas à odontopediatria. Acompanhe com a gente!

O que é odontopediatria?

Odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês e crianças, além de gestantes. Hoje, sabemos que a maioria das pessoas tem medo de enfrentar a cadeira do dentista devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. É justamente por isso que o trabalho do odontopediatra é tão importante.

Qual a importância da odontopediatria?

A odontopediatria tem uma forte tendência preventiva. Afinal, os cuidados devem começar desde cedo. Mas, quando não são orientados corretamente pelo profissional, os pais podem acabar usando produtos impróprios para os pequenos ou tornar a experiência ruim — como ao usar uma escova de dentes com a cabeça muito grande.

Assim, o trabalho do odontopediatra permite instruir os responsáveis e ainda ajudar nos primeiros cuidados com a saúde bucal. Isso sem contar que é uma especialidade que interfere em todas as outras ligadas à odontologia.

Por que é importante levar as crianças ao odontopediatra?

odontopediatria

Os odontopediatras são os responsáveis pela higiene não só das crianças que já têm dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, uma dica é que as mães procurem esses profissionais ainda durante a gravidez, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

O tratamento para crianças também requer um acompanhamento especial. Os pequenos precisam de maior atenção e cuidado psicológico para que as visitas não virem algo desagradável, que se transforme em medo de dentista no futuro, concorda? O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída e, para isso, o odontopediatra tem todas as técnicas e instrumentos necessários!

Também vale a pena que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência negativa que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-la a lidar com esse medo. Assim, o tratamento ocorrerá da melhor maneira possível.

Se você conhece crianças que sentem desconforto ao ir ao dentista e outras que vão numa boa, saiba que a diferença pode estar aí: um odontopediatra e ótimas primeiras experiências.

Quais são os procedimentos efetuados por um odontopediatra?

O odontopediatra é capacitado para realizar todas as funções de um cirurgião-dentista. Mais especificamente, os procedimentos desse especialista são:

  • orientação da gestante e conscientização dos cuidados com a saúde bucal do bebê;
  • monitoramento dos primeiros dentinhos da criança;
  • acompanhamento da queda dos dentes de leite e do nascimento dos dentes definitivos;
  • controle e prevenção de problemas bucais infantis, como restaurações em dentes cariados, aplicações de flúor e de selante, dentre outros.

Quando devo buscar um especialista?

A procura pelo especialista pode acontecer em diferentes momentos, dependendo da necessidade do bebê ou da criança. A seguir, você confere as principais situações!

Antes do nascimento dos dentes

Como dissemos, o foco da odontopediatria é a prevenção. Portanto, os pais e responsáveis podem levar os pequenos ao profissional já nos primeiros meses de vida, a fim de receber as orientações sobre a higiene bucal.

O dentista também poderá tirar dúvidas sobre o uso de chupetas e mamadeiras e, até mesmo, indicar alguns tipos de alimentos que não poderão ser consumidos nesse primeiro momento. Sem falar que ajudam a aplacar a ansiedade dos pais, principalmente os de primeira viagem, que se questionam sobre o nascimento dos dentes.

No nascimento dos primeiros dentes

O nascimento dos primeiros dentinhos é doloroso para os pequenos, mas também marca uma nova fase da vida. Ao buscar um especialista em odontopediatria, você vai saber se o nascimento está ocorrendo da maneira correta, prevenindo problemas. No geral, nessa hora, é fundamental que aconteça a primeira visita, caso ainda tenha acontecido, viu?

Inclusive, caso a criança esteja próxima de completar 2 anos e não apresentar os dentinhos, é preciso fazer uma investigação. Por isso, nesse momento, é importante que você procure o profissional para entender o que está acontecendo.

Na troca dos dentes de leite

Quando as crianças estão na fase de troca dos dentes de leite, por exemplo, é importante levá-las a uma consulta. Assim que a dentição definitiva começa a dar sinais, o profissional deve ser acionado para verificar se o crescimento está correto e se há necessidade de uso de aparelho ortodôntico.

Em caso de problemas bucais

Dente quebrado, cárie, dor de dente: existem várias condições que podem levar as crianças às clínicas odontológicas. É muito importante que, no momento em que for identificado algum desses aspectos, você procure com urgência o dentista.

Quais são as vantagens de buscar um odontopediatra?

Diante de tantas funções que um odontopediatra desempenha nos primeiros anos da criança, buscar um profissional especializado é bastante vantajoso. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

  • fazer um acompanhamento preventivo, que identificará problemas de maneira precoce;
  • acostumar a criança desde cedo com bons hábitos de higiene bucal;
  • diminuir dúvidas, ansiedades e melhorar o conhecimento dos pais;
  • resolver problemas de maneira mais prática, fazendo com que a criança cresça com o sorriso bonito.

E se a criança não for acompanhada por um odontopediatra?

Além de a criança não ter total conscientização da importância da saúde bucal, ela pode ter uma experiência não tão bacana se atendida por algum profissional não especializado nesse atendimento. Até porque, é o mesmo de levar os pequenos ao médico pediatra — o odontopediatra tem a mesma importância!

Veja outros riscos de não levar a criança a um odontopediatra:

  • nascimento de dentes sobrepostos aos de leite (encavalados);
  • cárie devido à má higienização, como a famosa cárie de mamadeira;
  • problemas de convívio social da criança provocada pelo nascimento errôneo dos dentes, como mordida cruzada, dentes apinhados etc.

Procurar um odontopediatra é uma tarefa que você deve iniciar o quanto antes. Manter os cuidados desde o nascimento até a vida adulta é o que fará a diferença na saúde bucal dos seus filhos. E tem mais: escolher clínicas especializadas e profissionais qualificados na área faz toda a diferença!

Então, agende uma avaliação com um dos nossos especialistas na Odontoclinic mais próxima de você!

[e-book] Guia da saúde bucal para crianças: veja os cuidados para todas as fases
Posts relacionados

Deixe um comentário