Periodontia: saiba como funciona a raspagem no dente

6 minutos para ler

Cuidar da saúde bucal é importante para a manutenção da saúde do corpo como um todo. Nesse sentido, a periodontia, ou raspagem de dente, é um tratamento dentário indicado para a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.

A saúde da gengiva está diretamente relacionada com a saúde bucal, já que ela é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Fatores como a higiene imprópria, baixa imunidade, estresse, tabaco e hábitos alimentares inadequados podem causar fragilidade no tecido, ocasionando infecções bacterianas.

Neste artigo, você vai ter acesso a um panorama completo sobre a raspagem periodontal, entendendo como esse procedimento pode ajudar na manutenção da sua saúde bucal. Confira!

Conheça os diferentes tipos de implantes dentários

O que é a raspagem periodontal?

A periodontia é uma área da odontologia especializada na prevenção e no tratamento de doenças que acometem os tecidos que sustentam e protegem os dentes (gengiva e ossos).

As doenças periodontais começam com o acúmulo de placa bacteriana, seguido da formação de tártaro e da evolução para uma gengivite. Quando a gengivite não é tratada adequadamente ela pode evoluir para o estágio de uma periodontite, que nada mais é do que um processo infeccioso que acomete os tecidos do periodonto.

A raspagem de dente é um processo de tratamento da periodontia que visa remover os tártaros e cálculos aderidos à superfície dos dentes, eliminando as toxinas que podem causar prejuízos ao periodonto. Entenda mais neste vídeo!

Qual é a função desse tratamento?

O tratamento de raspagem periodontal pode ser indicado em diferentes graus e situações. De forma geral, a raspagem tem o propósito principal de:

  • remover placas bacterianas e cálculos dentários;
  • reduzir o grau de infecção bucal;
  • melhorar a saúde dos tecidos;
  • curar processos inflamatórios e/ou infecciosos;
  • auxiliar no desaparecimento do sangramento gengival;
  • prevenir contra doenças que causam a perda dentária;
  • melhorar a estética das regiões da boca com retração gengival.

Como podemos ver, o tratamento é indicado para diferentes situações e geralmente está associado a graus mais leves de problemas gengivais. Isso porque, em alguns pacientes, a melhor opção pode ser diretamente o procedimento cirúrgico.

Em quais situações a raspagem de dente é indicada?

A raspagem pode ser um tratamento indicado nas situações em que o paciente sofra com:

O Guia completo da saúde da gengiva
  • acúmulo de tártaro;
  • placa bacteriana;
  • cálculos dentários;
  • sangramento gengival associado à inflamação da gengiva;
  • infecção bucal;
  • retração gengival;
  • risco de perda dentária.

Entretanto, cada situação deve ser avaliada individualmente por um profissional da área de odontologia, já que os tratamentos de raspagem só devem ser realizados nos casos em que realmente houver necessidade. Vale destacar ainda, que os problemas gengivais que não forem tratados adequadamente podem levar a implicações como:

  • mau hálito;
  • problemas estéticos do sorriso;
  • infecções por bacteremia;
  • perda óssea e dificuldade em tratamentos protéticos;
  • perda dental.

Como funciona a raspagem de dente na prática?

O procedimento de raspagem só pode ser realizado por um profissional da área de odontologia. Pode ser feito manualmente ou com o uso de aparelhos de ultrassom. Não é possível determinar objetivamente o tempo de duração do tratamento e do resultado final, já que eles dependem do grau da doença periodontal.

Em alguns casos, uma única sessão periodontal pode ser suficiente para tratar o problema, em outros, o profissional pode indicar várias sessões. Em outros casos, o tratamento pode demandar até quatro sessões.

Nas situações em que o tecido da gengiva estiver sensível ou inflamado pode ser necessário realizar uma anestesia local. Além disso, caso os dentes estejam ou sejam sensíveis, depois do procedimento, o profissional pode indicar o uso de cremes dentais específicos.

O procedimento se inicia com um exame da boca do paciente. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que tem a função de remover a placa bacteriana, este aparelho remove tanto o tártaro quanto a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e também aquele localizado logo abaixo da linha da gengiva. Após a remoção, o dentista fará a remoção dos resíduos que eventualmente tenham ficado na superfície dos dentes ou abaixo da linha da gengiva.

Quais são os cuidados que devem ser tomados para prevenir o problema?

Quando o assunto é saúde bucal, a melhor forma de prevenir problemas é por meio da correta higienização do local. Além da escovação diária, pelo menos duas vezes ao dia, o uso de fio dental é imprescindível, especialmente no que diz respeito à saúde da gengiva.

A visita regular ao dentista também é importante, já que o profissional pode avaliar a saúde dos dentes e da gengiva periodicamente. Isso permite que ele acompanhe a saúde bucal do paciente e indique eventuais tratamentos preventivos que ajudam a proteger e garantir dentes e gengivas saudáveis.

Quais são os cuidados que devem ser tomados após o procedimento de raspagem?

O profissional responsável pelo procedimento deverá indicar ao paciente todos os cuidados necessários pós-raspagem. É importante destacar que as orientações vão variar de acordo com cada paciente e com o grau do seu problema.

Em geral, a orientação é de manter a higiene bucal, escovando os dentes pelo menos duas vezes ao dia e fazendo uso do fio dental diariamente. Em casos de hipersensibilidade, o profissional poderá indicar o uso de pasta de dente específica que atuará na redução da sensibilidade.

Vimos neste artigo que manter a saúde bucal e consultar um dentista periodicamente é essencial para o cuidado e manutenção da sua saúde. Se você sofre com sangramento de gengiva, mau hálito ou excesso de tártaros, é hora de buscar suporte de um profissional.

Você gostou de saber mais sobre a periodontia e a raspagem de dente? Então entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar na manutenção da sua saúde bucal!

O que é a raspagem nos dentes?

A periodontia, ou raspagem de dente, é um tratamento dentário indicado para a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.

Em que casos a raspagem pode ser indicada?

Nas situações em que o paciente sofra com:
– acúmulo de tártaro;
– placa bacteriana;
– cálculos dentários;
– sangramento gengival associado à inflamação da gengiva;
– infecção bucal;
– retração gengival;
– risco de perda dentária.

Qual a função da raspagem nos dentes?

remover placas bacterianas e cálculos dentários;
reduzir o grau de infecção bucal;
melhorar a saúde dos tecidos;
curar processos inflamatórios e/ou infecciosos;
auxiliar no desaparecimento do sangramento gengival;
prevenir contra doenças que causam a perda dentária;
melhorar a estética das regiões da boca com retração gengival.

agendamento
Posts relacionados