Os principais alimentos que fazem bem aos seus dentes!

O cuidado com a sua saúde bucal deve começar com a escolha de alimentos que fazem bem aos dentes!

Cultivar hábitos saudáveis desde a infância é fundamental para manter uma rotina com mais qualidade de vida e bem-estar, isso faz toda a diferença! Portanto, quando se trata da saúde bucal, é importante saber quais são os alimentos que fazem bem aos dentes e os ajudam a ficar fortes. No futuro, isso impacta de forma superpositiva!

Incluí-los na sua mesa pode ser um ótimo caminho para evitar cáries, dor de dente e demais problemas causados por uma dieta desequilibrada. Não perca mais tempo e descubra agora quais alimentos fazem bem aos dentes!

Queijo e derivados do leite

Além de serem muito comuns na mesa dos brasileiros, o queijo e os demais derivados do leite têm um papel importante na manutenção da saúde bucal e prevenção do surgimento de diversos tipos de cáries.

Isso acontece devido ao cálcio e ao fósforo, dois componentes abundantes nesses alimentos. Eles são capazes de minimizar a queda do PH da saliva, reduzindo a produção de ácidos. Desse modo, você evita a quebra do esmalte dentário e protege a sua boca de cáries.

Assim, é possível comer um pedacinho de queijo após ingerir alimentos açucarados e trazer o PH para o seu equilíbrio novamente. Além disso, o leite e seus derivados são ricos em cálcio e contribuem com a proteção de toda a estrutura óssea.

Folhas verde-escuras

Folhas verdes, como agrião, alface, rúcula, espinafre, couve e escarola, são ótimas fontes de cálcio para quem não gosta ou não pode ingerir alimentos com lactose. Essa alternativa, além de oferecer vantagens para as demais partes do corpo, conta com fibras e fósforo, que estimulam a produção de saliva. Como consequência, aumentam a proteção dos seus dentes.

Cenoura

A cenoura, quando consumida crua, ajuda a limpar os dentes e toda a boca. Isso ocorre por conta da sua textura fibrosa, que raspa a placa bacteriana e elimina os alimentos e partículas, como se fosse uma escova dental.

Além disso, as cenouras massageiam as gengivas e provocam muita saliva, o que contribui para manter o PH da boca em equilíbrio. Seus minerais também são importantes, pois fazem com que os dentes permaneçam fortes.

Porém, entenda que comer cenoura não substitui a higienização completa dos dentes, ok? Ela segue sendo necessária após cada uma das refeições.

Amêndoas

As amêndoas são comuns em diversos tipos de doces, por isso, tendem a ser tratadas como vilãs da alimentação. Na verdade, elas têm baixo teor de açúcar e são ótimas para a saúde dos dentes por conterem cálcio e proteínas.

Só não pode usar essa informação como desculpa com o intuito de comer os doces de padaria recheados de amêndoas. Lembre-se de que ela só pode ser sua aliada quando você a consome in natura ou torrada, sem adição de outros ingredientes.

Castanha-do-Pará

Que tal consumir um produto que, além de delicioso, é um dos alimentos que fazem bem aos dentes? A castanha-do-Pará cumpre bem esse papel devido à sua capacidade de criar uma camada de proteção. Inclusive, existem pesquisas em que os cientistas estão testando o óleo de castanha como um componente adicional em cremes dentais.

Maçã

os alimentos que fazem bem aos dentes

Por conta de sua textura fibrosa e firme, a maçã promove uma boa limpeza dental e ajuda a remover micro-organismos causadores da placa bacteriana. Ela também é uma ótima alternativa de lanche ou sobremesa naqueles dias em que você está longe de casa e não tem como fazer uma escovação adequada dos dentes.

Aipo

Esse alimento possui alto teor de fibras e atua de duas maneiras diferentes, proporcionando benefícios à saúde bucal. Devido à necessidade de mastigá-lo muito, esse vegetal consegue estimular a produção de saliva, o que ajuda na neutralização das bactérias e no equilíbrio do PH da boca. Outro benefício vem pelo fato de ser um alimento abrasivo, que massageia as gengivas e ajuda na limpeza dos dentes.

Assim como a cenoura e a maçã, comer aipo não livra você de fazer uma ótima higienização após as refeições, combinado?

Kiwi

É uma fruta rica em vitamina C, já que pode fornecer mais que 100% da quantidade diária necessária desse componente. É a vitamina responsável por garantir que a rede de colágeno da gengiva fique protegida e menos vulnerável às bactérias. Por conta do sabor e das vantagens para a saúde bucal, vale a pena incluir o kiwi em suas refeições.

Pepino

Certamente, você já viu o pepino ser usado para tratamentos de beleza ou colocado nos olhos para aliviar olheiras, mas sabia que esse é um dos alimentos que fazem bem aos dentes? Ele também ajuda a produzir saliva, o que permite limpar os dentes e remover as bactérias com potencial de causar danos à saúde bucal.

Ingerir todos esses itens com regularidade, além de manter seu sorriso saudável, faz com que o seu corpo todo aproveite os benefícios das mudanças na dieta.

A escolha de alimentos que fazem bem aos dentes, aliada a uma rotina que inclua consultas regulares ao dentista, vai ajudar a melhorar o bem-estar de toda a família. Lembre-se de que a boa alimentação é muito importante para manter um sorriso mais bonito e saudável!

Viu como mudanças simples podem fazer uma grande diferença na sua saúde bucal? Então, assine agora a nossa newsletter e receba conteúdos como este direto na sua caixa de e-mail!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Queria de aprender mas sobre os meus dentes excelentes tudo que vi nesse ensino fantástico obrigado por mim acreditar que é possível melhora há cada dia

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!