O que é a Odontologia Estética? Tire suas dúvidas

A Odontologia Estética é uma importante área da odontologia, uma vez que visa resgatar a qualidade de vida e a estima das pessoas. Confira!

Ter dentes bonitos se tornou o desejo da maioria das pessoas. Hoje em dia, existe a Odontologia Estética, uma área que busca melhorar a aparência do sorriso. Mas não é só isso, os tratamentos que ela proporciona conseguem entregar excelentes resultados, que melhoram, inclusive, a autoestima.

Além disso, é preciso ressaltar que os cuidados estéticos também podem ajudar na manutenção da sua saúde bucal. Isso porque a utilização de próteses erradas, perda de dentes e mordida torta podem afetar a sua mastigação e respiração.

Quer saber mais? Neste artigo, vamos mostrar os benefícios da Odontologia Estética e os principais procedimentos e recursos utilizados na estética dental. Boa leitura!

Quais são os benefícios da Odontologia Estética? 

A Odontologia Estética apresenta diversos benefícios para a vida das pessoas. A principal finalidade dos especialistas é ajudar no bem-estar dos seus pacientes. Veja, a seguir, suas principais vantagens! 

Melhora a autoestima

O sorriso é muito importante na vida das pessoas. Ele pode dar acesso a novas oportunidades de emprego, melhorar as relações sociais e deixar o indivíduo mais confiante e seguro para enfrentar os desafios que podem surgir. 

Caso a pessoa não tenha um sorriso que lhe agrade, a autoestima pode ficar prejudicada e ela não se sentirá à vontade para sorrir. Os profissionais especializados em Odontologia Estética conseguem reverter essa situação, uma vez que eles contam com conhecimentos técnicos e recursos materiais que garantem excelentes resultados, proporcionando um lindo sorriso. 

Torna o sorriso mais harmônico 

O sorriso mais harmônico é uma das principais vantagens da Odontologia Estética. Alguns procedimentos permitem que os dentes fiquem no tamanho e cor ideal, como os que envolvem facetas e lentes de contato. Dentes alinhados permitem que você sorria sem medo e receio.

Os tratamentos odontológicos e procedimentos estéticos estão avançando cada vez mais. E o objetivo da área estética é garantir que os pacientes se sintam bem e confiantes em sorrir.

Recupera a beleza dos dentes 

Com o passar do tempo muitas pessoas podem perder a beleza dos dentes devido a diversos fatores, como higiene inadequada ou consumo de substâncias prejudiciais à saúde bucal. Mas com a Odontologia Estética, os profissionais especializados conseguem recuperar os dentes por meio de tratamentos, como os que envolvem o clareamento dental.

Dessa forma, é possível voltar a sorrir com confiança. Além disso, com os tratamentos adequados e alguns cuidados é possível permanecer com os dentes bonitos e saudáveis. Para tanto, basta seguir as recomendações transmitidas pelo dentista.

Quais são os procedimentos e recursos utilizados na estética dental? 

A Odontologia Estética conta com diversos tratamentos, visto que a principal finalidade é deixar os dentes saudáveis e bonitos. Confira a seguir os procedimentos mais procurados, que podem deixar seu sorriso mais harmônico! 

Lentes de contato 

A principal finalidade da utilização de lentes de contato é a restauração do sorriso. Logo, elas são utilizadas em dentes que apresentam alterações em um ou mais do seguintes aspectos:

  • tamanho;
  • cor;
  • fissuras;
  • defeitos na estrutura;
  • quebras,
  • manchas. 

Para inserir as lentes não é preciso desgastar os dentes, visto que ela é colocada sobre eles. Além do mais, você pode ficar com as lentes de 10 a 15 anos, dependendo dos cuidados com a higienização. 

Aparelho estético 

Um dos motivos que leva pessoas a buscarem tratamento estético, é a presença de dentes desalinhados. Isso pode ser solucionado com a utilização de aparelhos ortodônticos. A justificativa de não utilizar esse tipo de recurso por causa do “sorriso metálico”, nem é mais válida.

Isso porque, com o avanço tecnológico na Odontologia Estética, já é possível usar aparelhos estéticos, discretos e transparentes, quase que imperceptíveis. Além de garantir dentes bonitos e alinhados, o procedimento evita dores futuras e problemas na mastigação e respiração.

Ao buscar corrigir os dentes e deixá-los melhor posicionados, a higienização oral se torna mais eficiente, e cáries e placas bacterianas podem ser evitadas. 

Clareamento 

A Odontologia Estética pode ajudar você a deixar os dentes com uma cor mais uniforme e mais brancos. O clareamento dental consiste em um procedimento odontológico realizado por profissionais da área. Para isso, os especialistas utilizam substâncias capazes de quebrar as moléculas de pigmentos, como o peróxido de hidrogênio. Durante o tratamento o dentista pode usar laser ou luz de LED para melhorar e potencializar o resultado. 

Saiba que o clareamento pode durar por muito tempo. Mas para isso é necessário realizar uma boa higienização e evitar o consumo de alimentos e bebidas que alteram a coloração dos dentes, como:

  • açaí;
  • café;
  • vinho;
  • refrigerantes, entre outros. 

Implante dentário 

A ausência de um ou mais dentes não afeta somente a aparência, ela compromete o processo de digestão e saúde das pessoas. Muitas pessoas sentem medo de realizar procedimentos de implantes dentários por causa da dor. Atualmente, ele é pouco invasivo e a recuperação é rápida.

Além disso, o implante ajuda na autoestima e contribui no processo de alimentação e nutrição, pois devolve a capacidade de mastigar adequadamente.

Gengivoplastia 

Uma importante técnica feita pelos profissionais de Odontologia Estética é a gengivoplastia. Trata-se de uma pequena intervenção cirúrgica para corrigir as imperfeições na gengiva.

É um procedimento recomendado para quem apresenta gengiva muito grande — o conhecido sorriso gengival —, no qual a gengiva aparece de maneira exagerada ao sorrir. O especialista consegue deixar o sorriso mais bonito e harmônico, uma vez que muda o tamanho, o contorno e o desalinhamento da gengiva. 

Facetas de resina 

As facetas de resina são uma ótima opção para corrigir as imperfeições dos dentes e é um tratamento realizado pelos profissionais formados em Odontologia Estética. O resultado alcançado é satisfatório e bem natural. A utilização de facetas é recomendada para corrigir dentes desgastados, trincados, manchados, desiguais e desalinhados.  

Esses são os principais procedimentos realizados por meio da Odontologia Estética. Conforme comentamos, os tratamentos estão avançando e a tecnologia contribui para que os resultados sejam cada vez mais satisfatórios. Mas lembre-se que é fundamental buscar um profissional capacitado para saber qual dessas opções é a mais indicada para você ter um sorriso mais bonito e melhorar a sua qualidade de vida.

Gostou deste post? Então aproveite para baixar nosso e-book sobre quais tratamentos podem ajudar na sua autoestima!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!