O prognatismo tem diferentes causas, mas o aparelho ortodôntico pode ajudar a resolver o problema. Saiba como!
O prognatismo mandibular, ou maxilar, é um problema que pode ser gerado por diferentes causas, por isso tem tratamentos específicos. O uso de aparelhos ortodônticos e a intervenção cirúrgica são bons exemplos disso.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e veja algumas informações preciosas sobre o prognatismo. Dessa forma, você terá a base necessária para continuar se informando e buscar o melhor tratamento.
O que é o prognatismo?
O prognatismo é caracterizado por uma alteração na estrutura facial, que envolve o crescimento em excesso mandibular (arcada inferior) em relação à maxila (arcada superior). Também é comum apresentar mordida cruzada e queixo mais proeminente para a frente.
Quais as causas do prognatismo?
Muitas vezes, o prognatismo tem causa genética. Ou seja, a pessoa nasce com genes que podem gerar a alteração. Em outros casos, no entanto, as causas são diferentes. Alguns exemplos são:
- alterações respiratórias, que fazem com que a pessoa respire pela boca;
- sucção de dedos ou uso prolongado de chupetas na infância;
- bruxismo.
Para identificar as causas do problema e os melhores tratamentos para cada caso, você deve buscar uma clínica que seja referência em atendimento para o prognatismo. Afinal, desejamos sempre o melhor para a nossa saúde, certo?
Quais as consequências do prognatismo para a saúde?
Agora, veja algumas das possíveis consequências dessa questão para a saúde do paciente:
- dores de ouvido;
- barulhos na audição, como zumbidos;
- problemas com a mastigação;
- dores no maxilar;
- inchaços no rosto;
- problemas com a higienização bucal, o que pode levar a problemas como as cáries e a periodontite;
- dores de cabeça;
- problemas para respirar.
Além disso, há a questão da autoestima, muito afetada entre os pacientes com casos graves de prognatismo. Por isso, o tratamento é algo que também melhora o emocional.
Como é feito o tratamento desse problema?
Os tratamentos mais eficientes contra o prognatismo são os tipos de aparelhos ortodônticos, ortopédicos e cirurgia. Vamos conhecer cada um deles agora.
Aparelho ortodôntico
Um dos principais modos de tratar o prognatismo é o com o uso de aparelhos ortodônticos. Essa estratégia serve para reposicionar os dentes e, muitas vezes, ajuda também na reestruturação óssea do paciente afetado, especialmente quando ele ainda é uma criança.
Lembrando que há novos tipos de aparelho ortodôntico no mercado, tanto de aparelho móvel quanto de aparelho fixo, cada um com a sua particularidade. Sendo assim, você tem muitas opções para cada caso, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
Aparelho ortopédico
Alguns casos podem exigir o uso de aparelhos ortopédicos-faciais, que ajudam também na questão óssea. Esse tratamento é normalmente realizado apenas na infância.
Cirurgia ortognática
Por fim, temos o procedimento cirúrgico, que consiste no reposicionamento da mandíbula. Para fazê-lo, você precisa utilizar aparelho por um período antes da operação, a fim de alinhar os dentes o tanto quanto for possível. Lembrando que um diagnóstico precoce pode evitar a necessidade de cirurgia. Por isso, fique de olho!
Como pudemos ver, o prognatismo é um assunto sério que exige atenção imediata. Quanto antes o problema for solucionado, melhor. Então, a dica é não perder tempo e agendar logo uma consulta com um dentista especializado em ortodontia de qualidade.
Uma ótima opção é a Odontoclinic! Temos profissionais qualificados e toda a estrutura para atender você da melhor maneira possível. Entre em contato ou agende a sua consulta na unidade mais próxima.