Existe idade limite para colocar aparelho nos dentes?

De modo geral, o tratamento ortodôntico é realizado por razões de saúde bucal e estética, promovendo a dentição saudável e o alinhamento da arcada dentária. Entretanto, muitas pessoas que não realizaram esse tipo de correção durante a infância costumam ter dúvidas quanto à idade limite para colocar aparelho nos dentes.

Em geral, o processo é o mesmo: o ortodontista faz uma avaliação clínica e solicita a documentação. O paciente faz uma série de exames de imagem, faz o molde da arcada dentária e da mordida e encaminha ao profissional, que avalia e estuda o tratamento mais adequado.

Será que você pode se submeter a esse processo sem maiores problemas? É o que vamos descobrir durante a leitura. Acompanhe!

A idade influencia o uso do aparelho ortodôntico?

A aparência dos dentes e mandíbulas pode influenciar a autoestima de pessoas de qualquer idade. Entretanto, embora não exista uma idade limite para colocar aparelho nos dentes, o seu uso durante a infância e a adolescência também ajuda a prevenir problemas na ATM.

A ATM, ou articulação temporomandibular, é responsável por manter a mandíbula em contato com os ossos do crânio. Dentes mal posicionados são uma das causas para que essa articulação seja danificada, provocando dores de cabeça, de ouvido, dificuldade para abrir a boca ou mastigar.

Os sinais mais comuns envolvem:

  • apertamento dos dentes;
  • barulhos e estalos durante os movimentos de abertura da boca;
  • bruxismo.

O que muda no tratamento ortodôntico para adultos?

Se não foi possível consertar a mordida quando criança, não há problema algum em se submeter ao tratamento ortodôntico quando adulto. Entretanto, há algumas diferenças.

Como as crianças estão em fase de desenvolvimento, os problemas podem ser contornados com mais precisão, em um tempo mais curto. O movimento dos dentes na fase adulta é mais lento, fazendo com que o tratamento demore um pouco mais, durante, em média dois anos.

O tempo varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Por isso, procure um dentista experiente para avaliar o seu caso.

Essas questões não interferem na eficácia do tratamento ortodôntico. Seja na adolescência, seja na fase adulta, é possível ter dentes alinhados e um sorriso saudável após a correção da mordida.

Quais os melhores aparelhos para adultos?

idade limite para colocar aparelho nos dentes

Alguns adultos apresentam resistência a passar pelo tratamento, pois a imagem do aparelho ortodôntico ainda está relacionada a crianças e adolescentes. O problema é que, muitas vezes, o tratamento não envolve apenas razões estéticas.

Eles são necessários para evitar problemas de ATM, correção da mordida, entre outros, como vamos detalhar no próximo tópico. Primeiro, confira as opções que esses pacientes têm a sua disposição para um tratamento mais confortável e discreto.

Alinhadores transparentes

O alinhador transparente, fabricado pela Invisaling, vem se popularizando entre os adultos preocupados em realizar um tratamento ortodôntico da forma mais discreta possível. Trata-se de uma placa transparente e removível que alinha os dentes gradativamente, sem a necessidade dos tradicionais bráquetes e fios.

Quando uma pessoa inicia o tratamento, todos os alinhadores já são previamente projetados para cada etapa. Conforme os dentes mudam de posição, o acessório é substituído, até chegar na posição final.

Autoligado

O aparelho autoligado é semelhante ao convencional metálico. As principais diferenças são que ele não usa borrachinhas, o tratamento é mais rápido, exige menos consultas para manutenção e traz mais conforto ao paciente por causar menos dor.

O sistema conta com um mecanismo semelhante a uma porta, abrindo e fechando para que o profissional possa manipular o fio ortodôntico, à medida que os dentes precisam mudar de posição durante o tratamento.

Estético

Seguindo a linha dos aparelhos discretos, os aparelhos odontológicos cerâmicos de safira têm um custo mais acessível que o Invisalign e podem ser tão confortáveis quanto os aparelhos autoligados. Por isso, são os modelos mais populares entre os adultos.

Há uma diferença entre os aparelhos transparentes de safira e porcelana — os primeiros são ainda mais translúcidos. Além disso, a tecnologia na fabricação desses aparelhos permite que eles conservem sua transparência durante o tratamento, eliminando o risco de amarelar.

Lingual

Os aparelhos odontológicos linguais seguem a mesma proposta dos fixos convencionais. A diferença é que eles são fixados na parte de trás dos dentes, por isso, ficam dentro da boca.

Confeccionados em aço inoxidável de alta qualidade, esses modelos são bastante resistentes. Além disso, as peças fabricadas recentemente apresentam um tamanho reduzido, proporcionando conforto.

Quais problemas podem ser corrigidos com o uso do aparelho?

Os ortodontistas são especialistas em fornecer tratamentos que possam ajudar o paciente com dentes tortos, resolver problemas relacionados à mordida — como as mordidas cruzadas — fechar os espaços entre os dentes e tratar possíveis distúrbios com a ATM.

Muitas vezes, o indivíduo pode até não se incomodar com a aparência do sorriso. Entretanto, a posição dos dentes pode influenciar a saúde bucal.

Por exemplo, pessoas com os dentes apinhados, mesmo com a escovação correta e o uso de fio dental, estão mais suscetíveis a cáries. Isso porque a sobreposição dos dentes impede a limpeza correta e facilita o acúmulo de comida e placa bacteriana na região.

Os dentistas também podem orientar que o paciente procure um ortodontista antes de colocar uma prótese ou fazer um implante. O objetivo é preparar a arcada dentária, posicionando os dentes de forma correta antes de corrigir o sorriso e receber o novo dente definitivo.

Em alguns casos, o aparelho dentário pode ser necessário para posicionar os dentes antes da cirurgia ortognática. Ela é destinada a corrigir o tamanho e o posicionamento das mandíbulas em pessoas cujo dentes inferiores se sobrepõem aos superiores ou têm o queixo “para dentro”.

Esses tratamentos costumam ser mais complexos, mas altamente necessários, tanto para a saúde do paciente como para a autoestima. Afinal, o problema tem impactos marcantes na aparência dessas pessoas.

O tratamento ortodôntico não é apenas para adolescentes. Não há idade limite para colocar aparelho nos dentes. Procure um dentista de sua confiança e melhore a aparência e a saúde do sorriso.

Entre em contato com a Odontoclinic e veja como podemos ajudar. Há uma unidade pertinho de você.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!