Saiba quando seu filho deve fazer a primeira visita ao dentista

É muito importante receber o acompanhamento odontológico desde a infância. No entanto, a maioria das mães ainda se sente insegura ao tentar identificar quando é o momento certo para levar o filho na primeira visita ao dentista. Isso também acontece com você?

Se sim, pode ficar tranquila! Este conteúdo foi preparado para ajudar você nessa missão de descobrir quando é a hora certa de dar esse passo e preservar a saúde bucal do seu filho. Está preparada? Então, vamos lá!

Qual é o momento ideal para começar as consultas com um dentista?

Se você ainda está em dúvida sobre ser cedo demais para levar o seu filho ao consultório odontológico, precisamos fazer um alerta: o recomendável é que a criança faça sua primeira visita ao dentista antes mesmo do primeiro dente erupcionar. Isso mesmo!

No desenvolvimento da criança, durante cada uma das suas etapas de vida, existem diferentes necessidades ortodônticas que demandam acompanhamento, por exemplo:

  • bebês — geralmente entre o 6º e o 12º mês de vida surge a erupção dos primeiros dentes de leite, sendo necessária orientação para higienização, além de outras soluções para aliviar o desconforto do bebê;
  • entre 2 e 3 anos — os 20 dentes de leite provavelmente já terão nascido, sendo fundamental a escovação e acompanhamento do dentista para evitar tanto as cáries quanto as más oclusões;
  • criança com 6 anos — surgem os primeiros dentes permanentes, sendo necessário o máximo de cuidado com a nova dentição, especialmente se ela se desenvolver de forma anormal;
  • aos 13 anos — com a dentição permanente completa, é necessário o acompanhamento periódico para garantir a saúde bucal e a preservação dos dentes que acompanharão seu filho para o resto da vida.

Quais são os benefícios do acompanhamento odontológico?

primeira visita ao dentista

Esse acompanhamento odontológico é fundamental para que a criança desenvolva uma boa dentição, algo que pode afetar não só a sua saúde, mas, também, a sua autoestima e qualidade de vida. Confira a seguir outros benefícios de ir ao dentista.

Incentiva o hábito de cuidar da higiene bucal

Desde a primeira visita ao dentista, a criança passa a se acostumar com o fato de que precisa ter cuidado com os dentes, protegendo-os de qualquer problema que possa ocorrer. Com as orientações de um profissional, fica mais fácil entender e desenvolver o hábito de manter a higiene bucal.

Evita o “medo de dentista”

Se você não quer que o seu filho faça parte daquela parcela de pessoas que têm medo de ir ao dentista, é melhor acostumá-lo desde muito cedo. Assim, ele saberá que o hábito de frequentar o consultório é algo positivo e não o contrário.

Previne doenças como a cárie

As doenças bucais, quando diagnosticadas cedo, podem ser devidamente tratadas sem causar sofrimento desnecessário ou mesmo complicações para a criança. É sempre mais fácil reverter um problema quando ele está no início, como é o caso da cárie, por exemplo.

Corrige problemas na oclusão

Os problemas relacionados à mordida também podem ser identificados e corrigidos quanto antes, incluindo estalos da mandíbula ou alguma assimetria facial causada por problemas na oclusão. Além da questão estética, isso evita muitos desconfortos para a criança.

O dentista é aquele profissional geralmente temido por muitas pessoas. Dependendo da idade do seu filho, é possível que ele também tenha alguma resistência a esse tipo de consulta.

A boa notícia é que existem pessoas que se especializam na ortodontia infantil, garantindo não só o conhecimento técnico necessário para trabalhar com isso, mas também o jeito para abordar a criança com mais tranquilidade — o odontopediatra. Por isso, não hesite ao procurar um para examinar seu filho.

Agora que você já conhece a importância de levar logo o seu filho à primeira visita ao dentista, que tal se organizar para isso? Converse com a gente e tire suas dúvidas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!